Conheça Rio 1808, um euro no Brasil Colônia

Grande parte da nossa história enquanto país se dá entre os anos 1500 e 1822, enquanto o Brasil foi colônia portuguesa. E o fim desse período começou justamente com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, quando as embarcações, lotadas de fugitivos de uma Europa em guerra contra o domínio napoleônico, aportaram em Salvador e, em seguida, no Rio de Janeiro, onde seria estabelecida a nova capital do Reino. Entre os relatos que se confundem e não chegam à uma conclusão sobre número (uns dizem mil, outros dizem 15 mil pessoas), uma coisa é comum: a família real trouxe não só sua riqueza, seus costumes, seus vassalos, mas também parte da cultura europeia para o Brasil. Mesmo que de modo forçado. Os cidadãos cariocas logo copiavam o estilo e os hábitos de D. João VI e sua corte.


Prévia da capa do jogo Rio 1808.

Fato também é que a abertura dos portos ao comércio com outras nações possibilitou que o acesso à diversas “novidades” da Europa fosse uma realidade no Rio. Isso trouxe um enorme interesse comercial à cidade. Gente de todo lugar vinha para comercializar, negociar, barganhar e, claro, bajular o então príncipe-regente. Por sua vez, D. João VI, adepto das artes, da educação, da cultura e das ciências, criava na cidade do Rio de Janeiro um novo centro cultural do país com a criação do Jardim Botânico, do primeiro banco brasileiro, do primeiro museu e da primeira biblioteca brasileiros.

Que cenário este para um belo jogo de tabuleiro, não? Nobres, comércio, demandas, construções, contratos, influências… Tudo que um bom euro deve ter, e bem aqui, na nossa terra. Essa é a premissa de Rio 1808.


Componentes da versão protótipo do jogo na mesa.

Em Rio 1808 os jogadores assumem o papel de chefes de famílias importantes do Rio que buscam ser nomeados com títulos de nobreza pela coroa portuguesa durante a transferência da capital de Portugal de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro. Espera-se que os jogadores elogiem a realeza oferecendo vários produtos através de seus melhores trabalhadores, ganhando influência com o regente e outros membros da família real, bem como outros nobres importantes do período.

Durante o jogo, os jogadores enviam seus trabalhadores para várias partes da cidade para comprar certos produtos, completando os desejos da realeza e também ajudando na construção de vários edifícios em toda a cidade, como o museu nacional, a biblioteca nacional e o jardim botânico, todos eles hoje memoráveis edifícios no Rio. Os jogadores também têm que realizar tarefas para influenciar a igreja e a sociedade (“o povo”). Eles têm que contratar e ensinar novos empregos aos seus funcionários, instruindo-os e tornando-os mais eficazes na execução das tarefas. No entanto, trabalhadores mais eficientes também são mais caros e exigem melhores salários. Em cada rodada, os jogadores recebem dinheiro, mandam seus trabalhadores para as tarefas e, no final do dia, pagam seus salários.

Aumentar a influência com o tribunal também gera um aumento em sua renda, pois o nome de sua família se torna mais valorizado no comércio e mais favorecido pelos nobres. Mas cada vez que você pega alguns de seus funcionários para aumentar sua influência com a realeza, eles se tornam mais exigentes com os presentes, invejosos uns com os outros e dificultam sua tarefa.


Versão protótipo disponível no Tabletop Simulator.

No final do jogo, os jogadores irão adicionar sua influência em cada local, somar seu dinheiro e verificar alguns objetivos. O jogador com mais influência receberá o tão sonhado título de nobreza.

Rio 1808 é um jogo estilo euro, de alocação de trabalhadores, controle de área, especulação de commodities, coleção de componentes, entre outras mecânicas, que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do começo do século XIX. Os jogadores encarnam o papel de famílias ricas da cidade em busca de um título de nobreza que somente será concedido ao jogador com maior influência ao final das 12 a 16 rodadas do jogo (definidas conforme a vontade dos jogadores por uma partida mais curta ou mais longa).

Entre outras características, destaca-se o fato de que os trabalhadores são dados que não serão rolados ao longo do jogo. Ou seja, dependente apenas da estratégia do jogador e, é claro, dos espaços disponíveis para alocar, aquilo que irá acontecer na rodada. Para ter acesso às ações mais complicadas, os jogadores poderão “treinar” seus dados para dar a eles mais experiência, mudar suas faces para um valor maior, capaz de realizar ações especificas no tabuleiro ou ainda obter bônus em determinadas ações.


Dom João VI, príncipe regente do Brasil.

Ao longo do jogo, os jogadores irão se alternar realizando tarefas como comprar mercadorias, negociar melhores preços, destinar parte de suas rendas para estudiosos clérigos que avançaram em influência na igreja, contratar e treinar novos trabalhadores, realizar festas pela cidade para ganhar a simpatia da população, patrocinar as construções dos edifícios públicos e, principalmente, agradar à corte de D. João VI através de artigos de luxo vindos diretamente da Europa.

Há também uma dinâmica interessante sobre o modo como os jogadores deverão administrar a compra e uso das mercadorias: o transporte. Ao comprar a mercadoria, ela não estará disponível imediatamente para uso, uma vez que ainda estará sendo transportada pelo seu trabalhador. Somente quando este retornar, ao final da rodada, você terá acesso e poderá usar a mercadoria adquirida. Isso forçará aos jogadores planejar suas ações sempre visando algumas rodadas à frente e a observar as ações dos oponentes. Você sempre correrá o risco de um adversário ter acesso à uma mercadoria antes de você.

Parte da estratégia do jogo dependerá de como você administra seu dinheiro. Todo começo de rodada os jogadores recebem seus rendimentos conforme a posição atual na trilha de pontuação. Mas, ao final de cada dia de trabalho, seus trabalhadores irão receber seus salários e cabe aos jogador planejar a rodada de forma que haja dinheiro suficiente para pagar por todas as ações e ainda sobrar o suficiente para os salários. Quando o dinheiro acabar, será necessário pegar um empréstimo e isso poderá atrasar bastante o seu crescimento.

Rio 1808 se passa no coração da cidade e está diretamente ligado à lugares de destaque do Rio de Janeiro como a Biblioteca Nacional, o Porto do Rio de Janeiro, ao Jardim Botânico e também ao Museu Nacional, além de todo o entorno da Quinta da Boa Vista. Esses prédios fazem parte da história da cidade e também tem importante função no jogo. Patrocinar suas construções garantirá aos jogadores pontos de influência.

5 Curtidas