Analisando Brazil Imperial, o aguardado EuroX Nacional

"Há muito tempo, o Brazil costumava ter outro nome, mas ainda hoje possui o mesmo desafio _ Uma terra vasta e rica que precisa de grandes líderes para construir o mais próspero Império que já se ouviu falar.”

Assim começa Brazil Imperial, projeto do Designer nacional José Roberto Mendes, o “Zé Mendes” (Robertinho Au Au para os íntimos). Zé Mendes é conhecido nacionalmente pelo bem sucedido Futboard e nos últimos anos vem dedicando seu tempo e talento ao tão aguardado Brazil.

Mas afinal, o que é o Brazil Imperial? É um jogo nomeado pelo seu criador como Euro X, sendo uma mistura do tradicional Euro com os jogos 4x. Em um Euro você coleta e administra seus recursos com pouca ou nenhuma dependência da sorte, já os jogos 4x são jogos onde você eXplora, eXpande, eXtrai e eXtermina seus adversários. Brazil junta de forma simples, porém brilhante, o melhor desses dois mundos. Com combates na medida certa, ele foca na estratégia e administração que encontramos nos Euros. Por outro lado, ele oferece muita liberdade na escolha de Ações e exploração do mapa como nos jogos 4X.

CONTEXTO HISTÓRICO E AMBIENTAÇÃO

O jogo tem como ambientação principal os períodos históricos de colonização e imperial do Brasil, mas percorre por diversos arcos da História.

Já na preparação da partida os jogadores deverão escolher entre 10 grandes personalidades, denominadas Monarcas, com nacionalidades e vantagens diferentes. Os monarcas são divididos por cores e estão cuidadosamente separados de acordo como seu contexto histórico e regional. Temos nomes como o de Dom Afonso Henriques, Dom Pedro I e II, Napoleão, Mauricio de Nassau, dentre outros.

Além dos Monarcas, no decorrer da partida você adquire Quadros (cartas) contendo diversos aliados, personalidades importantes e diversos heróis da nossa História, como Maria Quitéria e Machado de Assis, além de localidades e tribos indígenas.

Nada no Brazil Imperial aparece por acaso, mostrando todo cuidado e estudo no desenvolvimento do jogo. Atrelado a todos esses detalhes, o jogo ainda possui textos históricos em diversas cartas e uma arte sensacional, que já valeria o investimento.

OBJETIVO DO JOGO

Ao longo da partida, cada jogador irá desenvolver seu Império e acumular Pontos de Vitória no decorrer de 3 Eras.
Todos possuem inicialmente uma carta de missão de cada Era, e essas cartas serão responsáveis por determinar também a duração da partida.
Quando qualquer jogador cumprir e revelar sua missão da Era atual uma nova Era irá se iniciar na rodada seguinte para todos os jogadores.
Dessa forma o jogo se desenrola até que uma missão de terceira Era seja concluída e apresentada.
Ao término das três Eras, os Pontos de Vitória de cada jogador serão somados e
aquele que acumular a maior quantidade de pontos será o vencedor.

PRINCIPAIS MECÂNICAS E ANDAMENTO DA PARTIDA

Brazil Imperial é um jogo muito bem amarrado, de peso médio e com regras de fácil entendimento.

O jogo se desenrola com muita facilidade. A iconografia e o resumo presente nas cartas e tabuleiros, sempre a vista, deixam a condução e entendimento do jogo extremamente tranquilo. Mas não se iluda, o entendimento é fácil, mas dominá-lo e criar a melhor estratégia é sempre o maior desafio.

Utilizando uma mecânica de alocação, você terá que escolher, no seu turno, apenas uma ação principal dentre as possíveis e em seguida completará seu turno optando por fazer ações extras, que variam entre movimentações em um belíssimo tabuleiro modular ou até mesmo resolução de cartas.

Combates podem ser raros, mas não menos importantes e estratégicos. Através da movimentação de área você poderá chegar até territórios adversários e tentar conquista-los, com uma resolução simples de soma de: poder de unidades, pontos de combate da localidade e eventuais cartas de combate que também podem ser adicionadas ao processo.

Ao explorar o mapa, tiles com diversos benefícios podem ser encontrados, incluindo um pequeno set collection, que podem garantir preciosos pontos no final da partida.

RESUMO DE AÇÕES

Um breve resumo do que você poderá fazer no jogo. Todas as ações principais possuem uma ação extra que poderá ser executada, que para dar dinamismo ao texto não serão consideradas nesta analise.

Convocar: Adicione novas unidades no tabuleiro, pagando seus custos quando necessário e ganhe uma carta para utilizar em combates.
Quadro: Adicionar uma carta de quadro à sua mesa. Cartas de quadro trazem aliados ou localidades para o jogo que irão te dar benefícios variados na partida.
Construir: Coloque uma nova construção no seu império, pagando seus custos e respeitando as regras para alocação de construções.
Reformar: Ação para melhorar sua construção ou reativar a produção desse local 1x.
Manufaturar: Ação que permite melhorar suas ações, fortalecendo seus efeitos através de bonificações ou descontos.

Além dessas 5 alocações o tabuleiro ainda possui as áreas de Porto e Mercado, que permitem adquirir ou trocar recursos.

Após a escolha e execução da ação, os jogadores poderão realizar uma ação de movimento pelo mapa, caso possuam unidades, explorando e iniciando combates de acordo com a sua estratégia.

AVALIAÇÃO FINAL

O que dizer sobre Brazil?
Um jogo que já conquista antes mesmo de colocar na mesa por toda sua bagagem histórica e beleza de seus componentes e arte.
Ao término da partida o sentimento é gratificante. Independente do resultado, me senti completamente imerso, lendo cada texto presente nas cartas, com aquela curiosidade de pesquisar cada personagem existente no jogo. Cuidados minuciosos presentes no jogo.
Se você gosta de História ele é um banquete a ser aproveitado do começo ao fim. Se você não gosta tanto assim, não importa, o jogo irá te entregar horas e horas de diversão garantida, mas garanto que vai aguçar a sua curiosidade sobre o tema.

Suas mecânicas estão muito bem amarradas com o tema e a escolha pela nomenclatura Euro X é muito feliz. O jogo realmente entrega aquilo que propõe. Um jogo médio, de regras simples mas extremamente estratégico. Uma decisão errada não é irreversível, mas tem seu peso ao perder um tempo precioso, invertendo algumas ações que poderiam ter prioridade.

O jogo ainda possui um modo solo, que não experimentamos ainda, mas que em breve retornaremos com uma analise. Além de possuir diversos cenários, que serão montados de acordo com o número de jogadores.
A conclusão é que Brazil é um verdadeiro canhão, com todos os elementos necessários para ser sem dúvida o melhor jogo nacional lançado em 2021, e sem sombra de dúvidas um dos maiores (se não o maior) jogo nacional de todos os tempos.

Que venha o dia 22 de Abril, que venha o descobrimento do Brazil!

Brazil Imperial é um jogo de Zé Mendes, de 1 - 4 jogadores, com tempo médio de 100m.
Será publicado pelas editoras Meeple BR e Mundus Jogos,
Garanta sua cópia desse jogão já na pré-venda, a partir do dia 22 de Abril.

BOARDGAMEBH

O BoardgameBH é um projeto que tem como foco o crescimento e a visibilidade do Boardgame no país.
O portal promove e realiza ações de amplo interesse como torneios online, divulgação de lançamentos e conteúdo digital.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO BGBH

Não deixe de seguir nosso Instagram e acompanhar todas as novidades do nosso portal.

6 curtidas

Brazil tá LONGE de ser um 4X… não sei de onde tiraram isso aí…

Mas ele não é um “4x” … assim como não é um “euro”… o Termo EuroX foi utilizado pelo designer para ilustrar que ele tem elementos de ambos. E ele tem elementos claros de 4x… Euro não precisa nem comentar.

Bom… ele é um euro… Dizer que não é, é só marketing.

O jogo tem muitos elementos de 4X na minha visão. E também de Euro. Então acho bem válido o termo Euro X sim.

Desculpa minha ignorância, mais que seria um jogo 4x?

Não acho. É que nem dizer que um jogo é “meio wargame” ou “meio 18XX”… Ou você tem todos os elementos que caracterizam o gênero ou não tem. Simples.

Tem inúmeros outros Euros que possuem um ou outro elementos de 4X e não se iludem com uma nova classificação… Isso aí é mera jogada de marketing, com a tentativa de gerar hype… “Oh, Deus! É algo inovador!”, quando já existem tantos outros por aí. Basta ver de onde ele chupou boa parte do jogo (Scythe). Que, por si só, também não tem nada de muito inovador (antes que você fale algo, Scythe é meu jogo favorito, apesar de não ser meu melhor jogo).

1 curtida
1 curtida