[Análise] Os Desejos do Sultão

Análise do jogo Os Desejos do Sultão

Título: Os Desejos do Sultão (2021)

Idade Recomendada: 14+

Duração média da partida: 60 min

Número de jogadores: 1 a 4 jogadores

Designer: Fábio Arraes e Bruno Viana

Artista: Fábio Arraes

Editora: Gamehives

*“*Embora todos os candidatos sejam muito bem recompensados com Pedras Preciosas, apenas um deles se tornará o Grão-vizir do Sultão.

Os Desejos do Sultão, mais um jogo incrível da Gamehives, com a caraterística que poucos têm: um Euro brasileiro carismático!

Desenvolvido por Fábio Arraes e Bruno Viana (mesmos criadores de Zurvivors), este lindíssimo euro fez um incrível sucesso no Catarse, o qual, inclusive, não pudemos ficar de fora!!

Os jogadores são candidatos a Grão-Vizir do Sultão, que é um cachorrinho da raça Cockapoo (sim, é um doguinho), que buscam cair nas graças do Sultão realizando diversos de seus desejos, tarefas extras e comprando mercadorias.

Vamos à análise!

Resumo do jogo:

Como todo bom euro, Os Desejos do Sultão demanda um setup um pouquinho maior que o normal, mas nada que um verdadeiro boardgamer não seja capaz de enfrentar:

  • Cada jogador começa com 7 marcadores de ajudantes, 1 carta de pontuação do mercado (única e secreta) e uma lâmpada mágica (desativada)

  • Ao lado do tabuleiro ficam ao alcance de todos: pedras preciosas e cartas de tarefa embaralhadas com os Guardas do Sultão.

  • No tabuleiro, posicionados em seus respectivos lugares, ficam: Cartas de Mercadoria, Cartas de Desejo Final e Cartas de Desejo Simples.

Imagem diretamente do manual!

A cada rodada, o Sultão, como um doguinho muito autêntico, muda seu humor, o que altera toda a dinâmica daquele turno. Em seguida, os jogadores realizam apenas duas ações:

  • 1 das ações obrigatórias

  • Até duas das ações opcionais

Dentre as obrigatórias temos:

  • Ajudar a realizar um desejo do sultão - descartando cartas da mão que sejam do mesmo “naipe” daquele desejo. Resultando em pontos e caminhando para o término do jogo.

  • Realizar uma tarefa extra - descartando cartas da mão, colocando-as secretamente na pilha de tarefas extras realizadas.

  • Utilizar um efeito - cada carta possui um efeito único que pode ser realizado descartando-a.

  • Mover um encarregado - é a única ação que não utiliza as cartas da mão. Funciona como uma aposta, onde cada jogador escolhe qual a tarefa extra mais realizada naquela rodada. Isso é revelado ao final da rodada e pode gerar muitos pontos.

Dentre as ações opcionais temos:

  • Comprar mercadorias - os jogadores utilizam jóias para adquirir mercadorias, as quais arrecadam pontos por si só, mas que podem render muito mais se relacionadas a Carta de Pontuação de Mercado (secreta) que é recebida no início do jogo.

  • Utilizar a Lâmpada Mágica - ao atingir certas pontuações, os jogadores ganham o direito de ativá-la. Com isto, eles podem em uma única oportunidade, realizar uma ação obrigatória adicional.

O jogo corre de modo fluído: cada jogador realiza suas ações uma única vez, o humor do Sultão se renova, repete-se o ciclo, até acabarem as 5 cartas de humor do sultão. Quando isto ocorrer, uma nova rodada se inicia, renovando as cartas de humor no centro da mesa e então é feita uma “limpeza” na pilha de Tarefas Extras, gerando pontos para os jogadores que apostaram na Tarefa Extra mais prestigiada pelo Sultão naquela rodada.

Conforme os Desejos Simples são realizados ao longo do jogo, um Desejo Final acabará sendo revelado. Este, como o próprio nome sugere, encerrará a partida quando concluído.

Onde o jogo fica interessante:

Como todo bom Euro, Os Desejos do Sultão oferece várias formas de ganhar pontos. A parte difícil é administrá-los corretamente!

Como pudemos ver, as cartas das mãos dos jogadores são o combustível principal do jogo.

Mão cheia solução de tudo

1- Capazes de realizar desejos simples (pontos e encerramento da partida)

2- Podem se transformar em tarefas extras (pontos extras, baseados em uma aposta velada)

3- Possuem efeitos próprios, que podem ajudar a angariar recursos, obter informações, ganhar alguns pontos, entre outros.

Como plano B, temos as mercadorias, que podem ser adquiridas totalmente paralelas ao andamento do jogo, gerando alguns pontinhos a mais.

*

*Eu sou ricaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Devemos lembrar que existe uma interação entre jogadores bem curiosa. Os jogadores conseguem manipular a pilha de Tarefas Extras, atrapalhando / ajudando / blefando e também podem participar ativamente na realização dos desejos do Sultão, tentando concluí-los o mais rápido possível, ou só ficar parasitando alguns pontos de vez em quando. De um modo um pouco mais trabalhoso, é possível que os jogadores comprem mercadorias que outros jogadores desejariam, apenas com o objetivo de bloqueá-los.

Destaque especial para o humor do Sultão: ele sempre está do jeito que não queremos.

Descrição física do jogo:

Peso: 1.80 kg Dimensões: (17cm x 35cm x 35cm)

Uma caixa firme, do tamanho de 7Wonders ou Ticket To Ride, que, além de bem espaçosa, vem com um mini-game dentro MUITO LEGAL. Berço interno muito bem feito e espaçoso.

Cartas: 64 (59.0 mm X 92.0 mm) 75 (45.0 mm X 68.0 mm)

São poucas cartas, com um tamanho bem tranquilo de achar. Porém, seria muito melhor se todas as cartas fossem do mesmo tamanho, né?

As ilustrações são claras e objetivas. Além de muito bem planejadas e temáticas.

Outros itens:

1 Tabuleiro - lindo, colorido e fácil de entender

28 Pedras Preciosas - gemas alaranjadas bem legais!

1 Marcador de Primeiro Jogador - um coraçãozinho de rubi muito fofo

4 Marcadores de Pontos

4 Encarregados

28 Ajudantes

1 Manual de Regras - escrita clara, espaçamento muito bom, diversos exemplos e imagens.

10 Fichas de Humor do Sultão - ponto alto do jogo

A melhor parte é o Sultão!

Prós:

  • Euro bem leve mas desafiador!

  • As gemas são um espetáculo.

  • Ilustrações com cores marcantes e de rápido reconhecimento.

  • Fácil de ensinar, extremamente difícil de se especializar.

  • Versão Catarse com expansões inclusas!

  • Mini-game na caixa! 2 jogos em um é sempre bom, né?

  • Possui modo solo.

  • Muitas opções e estratégias.

  • Dependência de idioma nula.

  • Preço MUITO bom! R$ 200,00 por um Euro com tudo isso dentro?!

Contras:

  • Gostamos do Mini-Game, mas ficamos um pouco divididos, afinal, precisamos de um insert bacaninha mas não queremos perder o joguinho.

  • O humor do sultão não dá pra colocar sleeves. Por isso, preferimos que fossem umas tiles estilosas.

  • O tamanho das cartas não é o mesmo, nos obrigando a comprar sleeves diferentes. Visível que é por uma limitação do tabuleiro, o qual cresce de modo irregular ao longo do jogo.

  • AP (Analysis Pararalysis) pode se tornar alta, a depender dos jogadores.

Noite de jogos com AP exagerada.

  • A forma como as cartas precisam ser posicionadas adjacentes ao tabuleiro, acabam atrapalhando um pouco o andamento da partida.

  • Queríamos meeples para representar nossos Grão-Vizir! E tiles para representar a lâmpada mágica!!

Opinião pessoal:

Os Desejos do Sultão mostra exatamente o que propôs no financiamento coletivo: um Euro Leve e divertido.

Cores fortes e marcantes, ilustrações claras e carismáticas, somos capazes de aproveitar a arte do jogo, de um modo alegre e descontraído. Uma mecânica interessante, onde precisamos dar nosso melhor com poucos recursos, em poucas jogadas, resultando numa disputa bem acirrada e justa. Com boas chances de reviravolta e sempre podendo escolher uma alternativa para a vitória.

Um jogão amigável para iniciantes no hobby e que se mantém desafiador para jogadores mais sérios. A propósito, estamos MUITO ansiosos pela expansão Viajantes!

[center][color=#000000][size=3][font=Roboto, sans-serif][i]Esse olhar…

2 curtidas

Ótimo review. Esse jogo devia virar uma das referências para jogos nacionais em termos de produção.