Vale mais de mil?

Ontem assistindo uma live de Galactic Cruise, perguntaram se o jogo valia mil conto. E independente da resposta do pessoal, fiquei me perguntando, qual jogo vale mil conto?? Será que dá pra levar em conta só componente? A diversão da pra ser medida?

Me digam vcs: Qual jogo vale mais de mil?

P.S.Eu quase comprei o galactic cruise, desisti porque ele não é tão bom em dois jogadores e aqui eu só jogo de dois ou solo kkkk

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Minha humilde opinião, nenhum jogo vale 1000 reais, tendo em vista que esse valor é 66% do salario mínimo no Brasil.

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Acho que nenhum jogo base vale isso, mas considerando expansões, acho que a depender do nível e componentes, com expansões faz algum sentido algum jogo custar mais de mil.
De qualquer forma é incompatível com o poder de compra brasileiro e atrapalha muito o acesso ao hooby

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O problema, e que BG, que e um hobby bem acessivel no USA e na Europa, virou no Brasil, e na america do sul como um todo um hobby absurdamente caro. Em geral por conta de mercado pequeno (baixas tiragem), alto risco (do jogo encalhar), tributacao alta (essa nao precisa nem falar ne?).

A coisa e tao louca, q ultimamente tenho comprado jogos pela amazon US mandando direto para ca, pq fica muito mais barato. Ainda nao compensa tanto como comprar direto la fora, mas virou uma boa opcao para quem nao tem muita chance de viajar para o exterior.

Acho q vale comentar, que essa semana teve uma promo na amazon com um jogo nacional, enviado daqui do BR que tava mais barato que la fora: Tortuga 2199, um deck building com controle de area. La fora eu so achei entre 45 a 50 trumps, e aqui no BR estava 200 lulinhas. Coisa rara, mas de vez enquanto acontece.

Agora e ver se tem mofo, ou alguma outra pegadinha, ou so foi o jogo encalhar e a editora resolver cortar as perdas.

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Acho que mesmo se eu fosse milionário, pagar mais de mil reais em um jogo de tabuleiro, seria impactante ao ponto de eu nunca conseguir joga-lo, sem ficar remoendo o fato de que aquele conjunto de papel,papelão e plásticos custou uma compra do mês no mercado.
Nunca vou julgar o que outra pessoa faz com seu próprio dinheiro. Vai da motivação de cada um.

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R$1000, 00 é demais por papelão e madeira pintada.

Não é para ser ofensivo, não estou colocando a subjetividade do valor na conta, estou colocando o preço por madeira e papelão pintado.

Você compra um fogão, dos bons, com esse valor!

No passado recente vimos Food Chain e Brass com preços exorbitantes ou Scout, pra citar um jogo q não é mais do que um baralho e umas pecinhas de papelão por um valor assustador de 130 reais.

Fico pensando se estes valores não seriam testes de tolerância do mercado, aonde podem ir os preços e até onde a oferta existe….

Não há razão para justificar esse preço HOJE, para os jogadores brasileiros. Chega ser desrespeitoso, pq vc vai levar pessoas a assumirem dívidas que não precisam pra comprar seu papelão pintado…

Muitos justificaram o Scout com a questão de que lá fora, para europeus e estadunidenses, tbm é caro…mas o q são 20 dólares pra um cara q ganha 1400 dólares mês e o quanto representa 1000 reais para que ganha 1518 reais por mês.

A precificação no BR é algo extremamente complexo, não apenas pq temos a questão de preço e valor e a sua subjetividade, mas por questões mais palpáveis como preço do dólar em alta, inflação e os pesados impostos e taxas… o mercado de jogos de tabuleiro no Brasil vem se tornando um fardo para os colecionadores.

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O preço não é determinado pelo custo de produção.

IMHO, vc acertou em cheio que são as empresas maximizando os preços para identificar o ponto limite. Enquanto tiver gente comprando, vai ter preço subindo.

Eu lembro lá em 2016 a discussão de que um jogo a 250 reais era absurdo e que nunca comprariam. Eventualmente o mercado aceitou, e hoje é até difícil achar um jogo que não seja card game lançando a menos de 250… Vc acha os encalhados após alguns meses abaixo disso, mas só mesmo depois de encalhar.

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Eu entendo todos os pontos levantados até aqui, mas também tenho minhas ressalvas sobre todos eles.

Acho q cada um tem a liberdade de opinião, e não julgo como certa ou errada pois envolve um sem fim de fatores que nem sempre estarão alinhados com o meus valores pessoais.

Comprar ou não, achar caro ou não, é um direito inalienável, e prefiro manter minha preocupação em como organizar as coisas de acordo com os meus valores.

Quanto aos movimentos de mercado, concordo que são cruéis… mas são o que são. O mercado não se importa se é um jogo de $1.000 ou um pacote de arroz de $50… ele se inflaciona, testa e atinge tudo. Pra mim, tudo está a preços absurdos… do arroz e café ao Twilight Imperium e Galactic Cruise.

Enfim… meus 5 centavos.

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So faltou o Damn Inflation!

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Rapaz, eu já gastei muito mais do que poderia e deveria gastar levando em consideração meu poder aquisitivo e condições financeiras, mas vou deixar meus centavos por aqui também.

R$1.000,00 em um jogo, na maioria dos casos, é uma insanidade sem tamanho. Eu também acho que as editoras estão testando até onde podem ir sem o mercado chutar o pau da barraca.

As coisas estão tão bizarras que hoje (28/10/2025) é MUITO mais barato comprar World Wonders (jogo com design e produção nacional) na Amazon internacional.

É isso não é nem o pior. Ainda temos as lojas como a Caffée, que especula vendendo joguinho out of print por 4, 5x, 10x mais que preços de lançamento. Ah, mas compra quem quer… exato, compra quem quer, mas isso não torna a prática menos abusiva e danosa ao hobby.

Já comprei jogos por mais de R$1.000,00, mas estes correspondiam o preço com uma qualidade de produção (versões deluxe/colecionador) excepcional e ainda assim acho que não valeu tanto a pena. O que não dá para engolir de jeito nenhum é um brass chegando quase nesse valor ou aquela desgraça horrível de FCM que só tem papel mal impresso.

As editoras facilitaram muito a minha vida e a decisão de não gastar mais, ou pelo menos gastar muito menos, com o hobby. SETI na Amazon internacional chegou a custar R$450. Hoje, o mais barato nacionalmente está custando o dobro disso. Eu já estou me convencendo que jogar com essas porcarias em inglês é o futuro.

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Acho que temos excelente pontos de vista e todos estão convergindo para um ponto central: mercado e editoras buscando os limites.

Eu tento, de coração, entender que por ser o lançamento de uma editora menor tenham tentado garantir uma lucratividade melhor.

A sensação q eu tenho é de fato que é um jogo de print único com chances de ficar mofando em prateleira a espera de uma promoção na qual ele saia pelos módicos 700 reais e a nossa comunidade pense: “Agora sim consigo adquirir”, msm com sendo 700 reais um valor absurdo para qualquer jogo base no BR.

Sempre importante reforçar que temos variáveis importantes atingindo nosso mercado nacional e nosso poder de compra, mas é visível que o preço do jogo é simplesmente impraticável para maioria dos apaixonados.

Vou compartilhar um sentimento ambíguo: fico aliviado quando esses jogos empacam nas prateleiras, pq é um sinal negativo para as editoras de q limites podem estar sendo atingidos, msm com as estratégias de print de unidades limitadas para pressionar o consumo.

Enfim, uma pena, o jogo parece ser gostosinho, mas por esse preço prefiro importar outros jogos na Amazon USA.

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Muitos do KS eu tenho pego a versao basica mesmo, e fico feliz da vida. Nao acho q botar mais 100 ou 150 trumps vale em versao deluxe nao. Foi assim com o Cyclades, o Steam Power, o Millenia e qualquer Iron Rail.

Claro q fiz algumas loucuras com versao deluxe, especialmente meu top 1, o Tsukuyumi!

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Mileyd, esqueça a opinião desse povo do youtube. Eles ganham os jogos, então não tem lugar de fala.

Jogo nenhum vale 1k. Estive em Londres há algumas semanas e lá ele custava 90 libras. Perguntei ao vendedor e ele disse que não estava vendendo porque é caro. E lá o salário mínimo é muito maior que 1000 libras.

Esse jogo é genérico. Não é ruim, mas existem uma dezena melhores.

Quer brincar no espaço com um jogo pesado? Vai de On Mars!

Esse jogo tá igual o suco do Chaves: parece limão mas tem gosto de Tamarindo.

Melhor ir de Vital de uma vez, não é mesmo?

Esse hype e culto ao novo já tá me dando nojo

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Acredito que vai depender dos componentes, pode valer sim, em especial versões de Colecionador/Deluxe.

Agora, proporcionalmente ao poder aquisitivo do BR, é elevadíssimo.
Muito por impostos, mas também por conta do frete e margem de lucro (FOMO).

Por isso, sempre digo:

Não compre lançamento!
Não compre lançamento!
Não compre lançamento!

Tem muito jogo mais ou menos hypado além da conta…

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O On Mars e maravilhoso mesmo. Mas ele nao ta perto de 1K tb por aqui?

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Está nessa faixa mesmo, um poucomais barato. Mas tem promoção na Amazon com frequencia (um colega pegou por 550, pra vc ver).

A questão é que se for investir tanto num jogo, que seja um com alma e já consolidado há anos. Não um generico com roupa de grife.

Aposto meu carro que aqueles que garantiram valer a compra do galactic cruise jogará um punhado de partidas e logo será deixado de lado pelo hype da vez… ou surgir num leilão na ludopedia.

R$ 600 valeria a pena, 1k jamais

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Alguém já pensou em criar uma cooperativa, formada por hobbystas, pra produzir jogos a preços mais acessíveis, com menos preocupação com lucro e com a missão de pressionar as editoras?

Não sei se é ideia velha ou sequer se é boa… mas me ocorreu agora, pensando sobre esse debate aqui.

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A ideia é ótima e super válida, mas enquanto existir influencer disposto a se vender por joguinho, vai ser dificil mudar o status quo aqui. Tudo bem ter lucro, é capitalismo. Mas entre vender 100 jogos lucrando duzentos reais cada um, ou vender 200 lucrando 100, as editoras escolhem a primeira opção.

Assim o hobby nunca vai crescer, porque enquanto um emocionado entra comprando tudo que vê, um experiente perde o encanto e deixa de consumir

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O grande problema vira a questao dos diretos autorais. Acho q seria mais facil ter uma cooperativa para aproximar as editoras, e garantir 1000 copias a serem entregues para distribuir aos membros. aposto q os publishers todos topariam isso. O problema e garantir 1000 copias de um jogo.

Pq nao e simplesmente pegar as artes, STLs e mandar para a grafica da esquina.

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Isso e gerencia de risco. O resultado final sera o mesmo, com menor investimento e menor risco.

Infelizmente o mercado brasileiro treinou muito bem os empreendedores a lucrar muito em volume pequeno, e desprezar o lucro pequeno de volume grande.

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