U-Boot - Desbravando pelos Mares

E aí pessoal como estão? Jogando muito? Espero que sim.

Vamos falar de U-Boot , lançado pela Galápagos em 2019.

Ficha do Jogo

É um jogo do Bartosz Pluta e do Artur Salwarowski com duração média de 120 minutos, isso é, se você dominar 100% o jogo, caso contrário, pode colocar aí umas 4 horas de jogatina. As mecânicas são: Simulação, Sistemas de pontos de ação, Alocação de trabalhadores, Cooperativo e Tempo real.


Imagem retirada do site BGG

Adquiri o jogo juntamente com mais 3 amigos pra não pesar tanto no bolso e nesse post pretendo dar a minha opinião sobre o jogo.
Vamos ao jogo!!!

Jogamos nesse fim de semana, no sábado dia 28 de Setembro/2019.

Cada jogador recebe seus componentes, seus trabalhadores e seu tabuleiro individual de acordo com o papel que vai desempenhar na partida.
O Setup do jogo é demorado, a menos que vocês decorem o que cada jogador recebe.
Dica: Separar em cada ziplock, os componentes que cada função recebe.

Há 4 funções no jogo
Capitão
Imediato
Engenheiro
Navegador

Aqui no post, não vou detalhar regras, assim como o que cada função exige.


Imagem retirada do site BGG

1ª coisa a se levar em conta é que: é um jogo Coop e que apesar de ter um dos jogadores desempenhando a função de capitão, as decisões são tomadas em conjunto, em equipe. O capitão da as ordens e os demais jogadores devem “obedecer”, após o grupo decidir o que fazer. Essa função de dar as ordens aos demais jogadores, faz parte da regra.

O jogo todo é controlado por um aplicativo e um dos jogadores, o imediato, é responsável por conduzir o aplicativo durante a partida. No aplicativo é informado tudo o que acontece e o que os jogadores devem fazer e também possíveis inimigos próximos.
O aplicativo também mostra se no jogo está de dia ou de noite e a condição climática.
O jogo pra mim é o mais imersivo que já joguei. Nos sentimos realmente dentro de um submarino.

Uma coisa que vale destacar é que o aplicativo te mostra possíveis falhas e manutenções a serem corrigidas e feitas e, além disso, te mostra a gravidade do problema.
O submarino pode tanto estar na superfície, quanto abaixo da água. Mas se estiver algum jogador na superfície e o Submarino for para debaixo da água, todos os jogadores devem estar dentro do submarino.

O jogo é tão perfeito que há troca de turnos e isso é demonstrado no tabuleiro individual de cada jogador e é preciso alimentar a tripulação, pois saco vazio não para em pé. O próprio aplicativo te questiona sobre a alimentação e se não alimentar os jogadores, a equipe sofre punição.
Para encontrar os inimigos e definir a rota, é preciso saber jogar como navegador, pois se usa uma régua, um transferidor e o disco de ataque que no início é um pouco difícil usá-lo.

A localização do inimigo e do U-boot depende única e exclusivamente do papel do navegador.
Jogamos a missão inicial e mesmo assim paramos diversas vezes para consultar o manual. É preciso jogar umas 3 vezes para dominar o jogo por completo.

Claro que perdemos mas adoramos o jogo. É realmente um simulador de submarino.
Antes de jogarem, leiam o manual.


Imagem retirada do site BGG

Uma ressalva: O jogo não vem com insert, é só a caixa e a tampa. O submarino você tem que tomar cuidado pra montar e guardar pois é feito de papelão e há algumas peças de plástico que tem que colocar nele mas que não da pra guardá-las montadas. Para guardar o jogo é preciso desmontar o submarino para caber na caixa.

Pessoal, tentei trazer pra vocês um pouco do jogo. Não da pra colocar tudo o que tem no jogo em um único post; só o manual do jogo possui mais de 30 páginas.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado. Aceito críticas e sugestões. Não deixem de seguir e se inscrever no canal. Até o próximo Post.

3 curtidas