Reef - Apreciando Nossos Corais

E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim!!

Vamos falar de um jogo que eu adoro mas ainda não tenho na coleção, mas em breve terei que é o Reef.

Reef é daqueles jogos que sem dúvida nenhuma chama muito atenção na mesa e é muito fácil de jogar.

Ficha Técnica

O Reef foi lançado fora do Brasil em 2018 pela Next Move Games, Arclight, Broadway Toys Ltd , entre outras e aqui no Brasil foi lançado pela Galápagos em 2019.
É um jogo de 2 a 4 jogadores com duração de 30 a 45 minutos. O Designer é Emerson Matsuuchi e as mecânicas principais são: Gestão de Mão e Construção a partir de modelo.


O jogo é bem simples, fácil e gostoso de jogar. No jogo, somos os próprios recifes e quem fizer o recife mais bonito ganha mais pontos e vence o jogo. Como de costume, não vamos entrar em muitos detalhes das regras mas vamos ver como funciona o jogo.

Na sua vez, cada jogador tem que fazer uma das ações possíveis:

1 – Comprar carta ( Da mesa ou do topo do baralho)

2 – Baixar uma carta da sua mão para formar o seu recife.

image
Imagem retirada do Site BoardGameGeek

Sempre tem 3 cartas expostas aos jogadores, disponíveis para compra. Se o jogador escolher comprar carta, ele pega uma carta da mesa que vai pra sua mão. Também é possível comprar uma carta do topo do baralho e caso o jogador faça isso, ele deve pegar uma ficha de 1 ponto do seu estoque e colocar na carta aberta na mesa com o menor valor. O jogador que escolher pegar essa carta com a ficha de ponto, pega a carta e ganha a ficha de pontos que vai para o seu estoque. Ao contrário de muitos jogos, em Reef o baralho fica com as cartas viradas para cima, então os jogadores podem olhar as cartas tanto do baralho quanto da mesa e ver qual vale mais a pena pegar, mas como foi dito, a carta do baralho tem um custo. O limite de cartas na mão de um jogador é 4.

Para baixar uma carta, o jogador escolhe a carta e coloca virada pra cima formando o seu descarte. As cartas indicam quais peças de coral o jogador pode pegar. Então vamos supor que eu baixei uma carta com 2 corais amarelos. Eu coloco a carta no meu descarte e pego os 2 corais amarelos. Nesse momento, o jogador deve colocar os corais que pegou no seu tabuleiro. Os corais podem ser colocados em casas vazias, um sobre o outro ou ainda sobre uma pilha de corais. Também é possível colocar as peças separadas. Após posicionar os corais, não é permitido mudá-los de lugar até o final da partida. Em algumas cartas há números que representam a altura do coral.

image
Imagem retirada do Site BoardGameGeek

A Galápagos caprichou na produção do Reef. Componentes belíssimos que chamam a atenção na mesa. Eu gostei muito do reef, um jogo fácil e ótimo para apresentar a novos jogadores pois é um jogo leve. O peso dele na BGG está atualmente 1.82/5, ou seja, muito fácil e simples. Eu só acho que o preço dele veio um pouco alto, mas também acho que é por conta dos componentes. Então se você quer um jogo que fique bonito na mesa, fácil e gostoso de jogar, Reef é uma ótima pedida. Preparado para se tornar o coral mais bonito do fundo do mar? Baixe e compre cartas e seja o mais belo do Oceano.

image
Imagem retirada do Site BoardGameGeek

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado. Não deixem de compartilhar com os amigos e se inscrevam no canal, além é claro de deixar o like. Até o próximo Post.

1 curtida