Série UNLOCK chega ao Brasil! Confira um review completo!

O texto abaixo é parte do roteiro do video. Recomendo assisti-lo tbm.

Ficha técnica

Unlock é um jogo cooperativo pra 1 a 6 jogadores e a equipe terá 60 minutos pra resolver cada cenário, como se fosse um Escape Room. Os componentes são basicamente cartas, e um aplicativo pra celular, que vc baixa gratuitamente. Alguns cenários tbm usam mapas e folhetos auxiliares.

A série Unlock começou a ser lançada em 2017 e já possui cerca de 8 caixas, cada uma com 3 aventuras diferentes.

Estas 2 que tenho em mãos foram lançadas originalmente em 2018 e 2019, e estão chegando ao Brasil em Fevereiro de 2021 pela Galápagos Jogos, que gentilmente nos enviou! Muito obrigado :smiley:

Em cada caixa vc tem 3 cenários diferentes pra resolver. Um fácil, outro médio e um difícil. Todos independente entre si. Pra aprender a jogar é bem simples, mas o real desafio está em resolver os diversos quebra-cabeças, que vão muito além de combinar cartas entre si.

Opiniões Gerais

Antes de entrar em cada cenário específico, o jogo de um modo geral me agradou bastante! Ainda estou engatinhando nesse mundo de jogos de enigmas, mas de todos que joguei, este foi o que mais me agradou.

Os quebra-cabeças são surpreendentes! Alguns fáceis de resolver, outros mais difíceis e que exigem muita criatividade dos jogadores, e alguns simplesmente impossíveis… nessa hora tem que pedir dica mesmo e seguir o barco.

Além dos 3 cenários, cada caixa vem tbm com um baralho introdutório. É possível aprender a jogar sem nem ler o manual. Esse tutorial já mostra bem tudo que vc precisa saber na prática.

A mecânica básica de somar os números das cartas vermelhas e azuis me pareceu meio boba no início, principalmente durante o tutorial. Achei muito fácil, mas ao jogar um cenário completo, logo percebi que o jogo tem muito mais do que somar cartas e achar números escondidos.

E é nesse momento que o jogo brilha. Vc nunca sabe o que cada nova carta irá te revelar! Alguns mistérios se resumem a analisar minuciosamente cada carta procurando pequenos detalhes escondidos; Outros exigem que vc entenda o caso como um todo e atue como um verdadeiro detetive tentando encontrar motivações dos personagens; E alguns brincam com elementos visuais do próprio jogo, te forçando a pensar totalmente fora da caixa e usando coisas que vc nem achava que faziam parte do jogo.

O uso do aplicativo é muito inteligente! Além de marcar o tempo, ele tbm toca uma música ambiente que ajuda na imersão da aventura. E claro, muito mais do que isso, vc tbm usa o app pra resolver os enigmas:

  • tem realidade aumentada, usando a camera pra revelar segredos escondidos em algumas cartas
  • Tem pequenos mini-games em que vc move objetos na tela, tem sons, e até voz, dando vida a alguns personagens. Tudo em português!

É por meio do app que vc insere códigos pra avançar na aventura, e tbm pede dicas quando não souber o que fazer.

Outro detalhe muito legal é a arte do jogo. Os baralhos são temáticos, o do video game, por exemplo, é todo em pixel art. O do Sherlock Holmes usa uma arte mais envelhecida… cada um é ilustrado por um artista diferente. E isso se reflete tbm na interface do aplicativo e na música ambiente. Por mais simples q sejam os componentes, é bem imersivo.

Funciona bem pra jogar sozinho e até em trio, mas não me parece interessante pra grupos muito grandes. Há muitas cartas pra analisar, e nem sempre fica visível pra todos. Alguém pode solucionar um enigma e na pressa sair atropelando o raciocínio, e alguns jogadores ficarem boiando sem saber o que foi feito.

E claro, exige que todos os jogadores estejam prestando bastante atenção. Não adianta botar numa mesa dispersa, ou no meio de uma festinha. Mesmo comportando 6 jogadores não é um party game.

Esse tbm é aquele tipo de jogo pra se jogar só uma vez. Resolvido o cenário, acabou. Vc pode até jogar de novo pra melhorar sua pontuação final, mas não vai haver mais aquele momento “UAU” quando você solucionar um quebra-cabeça.

Como cada caixa tem 3 cenários diferentes, uma idéia bacana é vc trocar caixas com seus amigos. Assim vcs conseguem jogar vários cenários diferentes sem gastar muito.

Ao concluir o cenário, vc recebe uma pontuação de 1 a 5 estrelas, baseado no tempo q vc gastou, erros e quantidade de dicas q pediu. Eu particularmente não liguei muito pra essa pontuação. A satisfação de solucionar enigmas já foi muito gratificante pra mim.

O jogo tbm tem algumas aventuras demonstrativas pra vc imprimir e jogar. Mas por enquanto só em inglês. Vc encontra no site da Space Cowboys, a editora original:

Pra fechar essa análise geral da série, eu curti bastante o jogo. Muito imersivo, bastante criativo, e bem desafiador!

Ah, e uma dica muito valiosa: antes de começar a jogar cada cenário, organize as cartas em ordem numérica. Ou pelo menos organize em pilhas com cada dezena.

Isso vai agilizar bastante seu tempo na hora de procurar uma carta. E tbm vai te dar uma visão geral de que tipos de cartas tem naquele cenário. Além de NÚMEROS podem haver tbm LETRAS, SÍMBOLOS e outras coisas.

Não se preocupe se isso pode parecer trapaça, pois no meio da partida vc vai acabar folheando carta por carta e vai ver o que tem alí de qualquer forma, então não tem problema. Fiz isso em todos os cenários e não senti que prejudicou nada. Como disse, o real desafio está muito além de procurar números escondidos.

OPINIÕES - UNLOCK: AVENTURAS HERÓICAS

Vamos agora às opiniões pros cenários da caixa Aventuras Heróicas. Vou falar sem dar spoilers, OK? O máximo q vou entrar no enredo é sobre o que vem descrito na primeira carta de apresentação.

INSERIR FICHA

Inserir ficha é o cenário mais fácil, mas nem por isso é trivial. Foi o primeiro cenário que joguei, sozinho mesmo. Aqui vc é um garoto entediado que resolveu explorar um velho fliperama de seu avô. E a partir daí vc vai de fato JOGAR video game, só que usando as cartas!

É tudo em pixel art, imitando jogos bem antigos de 8 e 16 bits. Tem bastante referência a jogos bem conhecidos e de diferentes estilos. Mesmo sendo o mais fácil, fiquei empacado em diversos momentos. Gostei!

Sherlock Holmes - O Fio Vermelho do Crime

Em Sherlock Holmes - O Fio Vermelho do Crime, vc irá auxiliar o grande Sherlock Holmes a solucionar um assassinato. Vcs começam num necrotério, com o corpo e as primeiras evidências. E vc usará tbm este folheto, que simula aquelas paredes em que os investigadores vão pendurando pistas em filmes. Isso é aberto logo no início então não tem problema mostrar.

Neste cenário vc deve agir como um verdadeiro detetive, e o desafio está em entender realmente o que houve alí. Quem são os suspeitos? Onde estavam? Quais suas motivações?

Este tem um desafio de nível médio e joguei com mais 2 jogadores, e olha… tivemos vários momentos em que travamos… aqui cada detalhe conta e exige MUITA atenção dos jogadores.

Em busca do Coelho Branco

Em “Em busca do Coelho Branco” temos a clássica história de Alice no País das Maravilhas. Essa é a mais difícil da caixa e caraca… tbm é a mais viajante! Faz jus à história da Alice. Aqui vc tbm usará um livreto auxiliar, e o primeiro enigma é solucionar sua capa.

Há tbm umas cartas especiais que serão usadas mais pra frente na história. Isso tudo é descrito na apresentação.

Esse da Alice é realmente bem difícil, tanto que vc tem mais tempo que o normal. São 90 minutos ao invés de 60. Tbm joguei em 3, mas um desistiu no meio do caminho pois não estava conseguindo acompanhar. Aqui vc precisará de muita criatividade, e pensar bem fora da caixa. E o quebra-cabeça final vai te surpreender!


Curtiu?

Então siga a Mesa Secreta nas redes sociais e acompanhe mais do nosso conteúdo:

Instagram: https://www.instagram.com/mesasecreta
Youtube: Mesa Secreta - YouTube

5 curtidas