INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs de jogos abstratos (Estamos fazendo a versão do Poké-Harmonies também hehe :). Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram
Resumão Kaiju
Tutan Tumba é um jogo de rolagem de dados, take that e uma pitadinha de dama. Ganha o jogo quem conseguir colocar as 8 múmias dentro da tumba do faraó. Esse é um jogo que tem a produção nacional da Ludens Spirits com a criação do designer Renato Keiteris. Esse é um jogo que ganhou recentemente o top 3 no prêmio Ludopedia Categoria Jogo Família • Designer Nacional. Mas será que ele merece estar na coleção? No final damos a nossa opinião
- Tipo de Jogo: Movimento Programado, Colocação de Peças, Rolagem de Dados, Toma essa!
Tempo de Jogo: 25-35 Minutos (Uma média das partidas por aqui) - Número de Jogadores: 2-6 (Jogamos de 2 e 4 jogadores)
- Dificuldade: Fácil. Tem algumas regrinhas especiais, mas todas são bem simples de pegar a partir do seu 2-3 turno.
- Componentes: Excelente, um dos pontos altos do jogo. Nunca vi tanto foil e cuidado com os meeples em um jogo de produção nacional, bate de frente com grandes obras, apesar da simplicidade é extremamente imersivo.
Primeiras Partidas
Durante as nossas primeiras partidas, ficamos achando o manual um pouco confuso pela quantidade de informações e nomes diferentes que estão associadas ao tema, mas assim que colocamos na mesa tudo fez sentido e a imersão ficou mais interessante ainda (começamos a torcer pela “trinca do faraó” toda jogada haha).
Nas primeiras rolagens de dados, ficamos com a impressão de que era apenas um jogo de rolagem de dados gostosinho de jogar, mas a partir da 3-4 caveira dentro da tumba, magicamente o jogo mudou e ficou bem tático por causa das mecânicas de toma essa, além disso percebemos que colocar as caveiras em determinados pontos pode fazer você entrar com mais de 1 caveira em apenas 1 rodada.
Então se numa primeira partida achamos muita sorte, a partir da segunda jogatina, a forma como escolhemos as câmaras por onde as múmias entram ficou mais marcado. A sorte é algo que tem muita força no jogo e é inegável, mas quando os jogadores não conseguem um 11, 12 (que aparece até com uma certa facilidade) o caos começa.
A mecânica de você pular e eliminar as peças dos jogadores com sua múmia pra entrar na tumba do faraó é MUITO divertida. E em todas 10x que jogamos nessas últimas semanas, com grupos diferentes, sempre a 2/3 partida é o ponto alto. Todo mundo começa a avaliar qual peça colocar, começa a fazer sentido os efeitos especiais do jogo e você tenta otimizar pra entrar com mais de 1 caveira (já que entrar com 1 caveira no seu turno é relativamente fácil, como dito acima)
A sensação que tivemos durante as partidas:
-
O jogo é super leve de ser jogado e foi jogado sempre 2x em um mesmo dia
-
Existe um nível bem interessante de como colocar as peças, mas que as vezes você só quer que dê 11 ou 12 pra entrar logo na tumba
-
Quando você elimina mais de uma peça do jogo e entra direto na tumba é uma DELICIA
-
Quando você menos quer um resultado do dados do adversário, ele vem (e esse momento é bem engraçado na mesa)
-
A partida pode até alongar, se o jogador ficar fazendo muitas contas
Pontos positivos x Pontos negativos
Tutan Tumba não é dos jogos que indicaria pra quem não gosta de rolagem de dados, pois ele tem bastante sorte envolvida. Agora se você não liga pra jogar um joguinho de dados, que pode dar um sentimento de damas por “comer” as peças dos adversários e que é super leve, pode ir sem medo em tutan tumba.
Pontos positivos:
-
Jogo que não sentimos o peso da dificuldade por não ter muitas regras complicadas, são bem simples num geral, podendo ser jogado por qualquer pessoa.
-
Boa Rejogabilidade (apesar de todas as partidas vão ser da mesma forma, os resultados dos dados vai mudar a forma como você tem que jogar as rodadas)
-
Qualidade impecável (As caveiras são diferentes uma das outras, os tiles, o tabuleiro, a caixa. tudo aqui é 10/10)
-
Tem muitas risadas envolvidas com os resultados dos dados
-
Extremamente interativo tudo que você faz influencia na rodada posterior
Negativos:
- Manual poderia ser um pouco mais direto ao ponto (talvez a horientação não ser tão vertical), apesar de entender o contexto que o manual traz com vários nomes diferente para dar imersão ao jogo (as cartas de referência ajudam bastante nesse sentido)
- Sorte/azar nas rolagens de dados (Isso é um ponto que pode ser negativo para algumas pessoas, pra gente não foi por causa da diversão num geral, mas entendemos que pode gerar uma frustração se toda rodada você vê um adversário entrando direto na tumba por pura sorte e você não tem essa sorte)
Considerações finais
Pra gente, esse virou um party game com uma profundidade tática bem gostosa que por comportar até 6 pessoas, virou indispensável até agora pra nossa coleção. Ficamos muito orgulhos por conversar com o Renato (Designer do jogo) e vê que Tutan tumba ganhou o top 3, pois é uma produção impecável e é um jogo Brasileiro. E vale MUITO a pena ter na coleção se você quer algo bem leve, com um toma essa diferente do que jogamos por aqui (bem dama) e que não deixa em nada a desejar pela proposta que ele busca.
Ah, para 2 jogadores fica um pouco aberto, mas ainda sim é divertido de se jogar. A experiência perfeita com certeza é 100% a partir de 4 jogadores (talvez 3, mas não jogamos ainda).
Fizemos um vídeo overview sobre o Tutan Tumba aqui:
Já jogou Tutan Tumba? Comenta sua experiência com o jogo
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram