[ANÁLISE] Timber Town - Puzzle espacial fofinho sobre castores arquitetos

INTRODUÇÃO

Oi pessoal! Somos um casal de designers (Flávia e Raul) fãs de jogos leves/médios e componentes bem trabalhados. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!

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Resumão Kaiju :dragon_face:
Timber Town é um dos mais novos jogos da Alley Cat e vi muita gente falar dele na ida a Essen (Não fomos :smiling_face_with_tear:, quem sabe próximo ano). Segundo a própria editora o jogo tem mais de 1000 formas de pontuar e isso chamou nossa atenção. Além de claro os componentes muito bonitinhos e o que a gente mais gosta por aqui, um jogo que tem objetivos a serem seguidos, construções de padrões, mercado compartilhado (com uma mecanica bem interessante) e um multiplayer solitário, mas nem tanto.

  • Tipo de Jogo: Tile Placement, Open Drafting.

  • Tempo de Jogo: 35 min (Uma média das partidas por aqui)

  • Número de Jogadores: 2 jogadores

  • Dificuldade: Fácil de jogar.

  • Componentes: Bons componentes, mas tem um problema bem chato no design gráfico dos tiles.

Primeiras Partidas

A nossa primeira partida surpreendeu bastante como o mercado do jogo é legal e diferente dos jogos que temos por aqui ja que os jogadores compram peças que estão flutuando pelo rio e adicionam pra sua cidade. O diferencial é que as peças compradas precisam ser colocadas exatamente na mesma coluna de onde foram capturadas. Ele é leve o suficiente pra ser jogado numa noite de boa e dá uma fritadinha o suficiente porque tem objetivo até um pouco demais para você se concentrar na partida.

As sensações que tivemos durante as partidas:

  • O mercado ir flutuando a cada rodada e você tendo que ser obrigado a coloca naquela coluna dá uma sensação bem gostosa no cerebro (tem peças que permitem quebrar essa regra).

  • Os meeples são lindos.

  • É extremamente dificil de visualizar o que é o que nos tiles, porque a cor e os icones não são claros o suficiente.

  • nas primeiras partidas pareceu faltar algo, ser simples demais

Pontos positivos x Pontos negativos

Pontos positivos: :+1:

  • É um jogo super fácil de transportar e rápido de ser jogado**.**

  • Os objetivos realmente dão uma variedade grande pra cada partida.

  • Existem várias formas de você pensar como construir sua cidade, apesar de o objetivo final ser o mesmo

  • Os tiles especiais dão uma pitadinha de formas de jogar diferente permitindo alguns combos de construção

  • O mercado é muito legal, dá uma dinâmica enorme pro jogo

Negativos: :-1:

  • Design gráfico dos tiles é horrível de visualizar, atrapalha ter que ficar lembrando o objetivo e que peça é o que

  • .Talvez são objetivos demais no inicio da partida, o que dá uma sensação que tem objetivos melhores que outros em uma partida

  • O tabuleiro poderia ter um outro modo de colocação das peças, para dar mais rejogabilidade.

Considerações finais

Para nós, Timber Town, foi uma surpresa, mas por enquanto nem tanto assim. Ele é um 7.5 que poderia ser mais se algumas coisinhas dele fossem ajustadas. Ele pega mecânicas que já existem por ai em Tiny Towns, Cascadia, Sagrada e cria um jogo que é bem temático e faz sentido o que estamos fazendo. Já que somos Castores coletando peças do rio para construir nossa cidade :joy: .

O jogo em si ficou bem mais interessante na 3-4 partida, que a gente já entendeu melhor como utilizar os tiles especiais, acho que tem mais profundidade do que a gente viu até agora. Mas fica aí o registro, pode parecer simples demais e o problema dos tiles atrapalhar a experiência.

Ainda sim, sentimos que ele tem muita lenha pra queimar nas nossas mesas e a avaliação final é que é um jogo legal e combina com nossa coleção.

Já conhecia esse jogo dos castores arquitetos?

Fizemos um vídeo de overview aqui: https://www.instagram.com/p/DQjXuHxDkrQ/

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