INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers que adora jogos abstratos. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram ![]()
Resumão Kaiju
*
Critter Kitchen já estava no nosso radar há um bom tempo, primeiramente pelo estilo de arte que foi feito pela Sandara Tang, mesma criadora das artes de Flamecraft.
Além disso, na nossa coleção não tinhamos um jogo que realmente aborda cozinha como tema, até então nenhum outro jogo tinha chamado tanto nossa atenção (se tiverem sugestões deixem nos comentários bons jogos de cozinha/restaurante, amamos esse tema!)
E como todos já sabem, não tem como não comparar com o Flamecraft, então nosso objetivo aqui é tentar trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo, mas já adianto, na nossa opinião não tem NADA a ver com o Flamecraft, exceto a arte.
Em resumo, é um jogo sobre tentar completar pedidos com os ingredientes certos. A cada rodada, você envia seus ajudantes para diferentes locais da cidade pra coletar o que precisa. Mas aqui vem o diferencial: todos os jogadores escolhem seus destinos ao mesmo tempo. E é aí que começa a parte divertida, essa disputa simutanea pelos ingredientes.
-
Tipo de Jogo: Contratos, Movimento programado
-
Tempo de Jogo: 75 min (nossa média)
-
Número de Jogadores: 1-5 jogadores (não jogamos solo)
-
Dificuldade: Fácil de jogar. Mas no começo é um jogo com muita informação.
-
Componentes: Excelente, vale o preço se você valoriza muito os componentes (os sous-chef poderia ter uma qualidade melhor, apenas isso).
Primeiras Partidas
A nossa primeira partida não foi muito fluída, muita coisa pra ir ajustando durante a rodada, então por aqui como normalmente só eu leio as regras de inicio, era muita coisinha pequena pra fazer manutenção (repõe ingredientes, vira carta, volta meeples, muda prioridades, carta de sous-chef) e acabou dando uma canseira em alguns momentos.
Fora a situação da manutenção, foi bem divertido ir tomando as decisões (sentimos ter várias situações táticas interessantes) de quais tipos de ingredientes deveriamos guardar ou já gastar para cumprir os desafios, assim como se valeria a pena apresentar 3 pratos ou 1 muito forte.
Encerramos a partida com um sentimento que o jogo só iria brilhar de fato numa 2-3 partida, onde já tinhamos percebido os valores das cartas rumores (objetivos extras de pontuações) e também a fluidez de fazer a manutenção mais automatica. Mas ainda sim, ficamos bem satisfeitos com o jogo.
As sensações que tivemos durante as partidas:
-
O jogo é MUITO imersivo, você se sente num restaurante mesmo.
-
A ilustração e os componentes são tão bonitos que a gente não sabia pra onde olhar direito.
-
Em 2 jogadores existe uma tensão em competir pelos ingredientes que são melhores pra rodada
-
É um pouco frustrante ficar só com ingredientes “ruins”
-
Tem um fator sorte médio
Pontos positivos x Pontos negativos
Critter Kitchen tem uma mecânica muito dinâmica, que não sentimos que com o aumento de jogadores o jogo alonga desnecessariamente, e as decisões em cada rodada são bem legais.
Pontos positivos: ![]()
-
É um jogo com pouquissimas regras.
-
Muito interativo e dinâmico. Em todo turno o que o outro jogador faz, pode ajudar ou atrapalhar você, assim como a decisão de ordem de prioridade de quem ganha desempates, tudo isso deixa o jogo bem legal;
-
Arte e qualidade impressionam, como fãs das artes do Flamecraft, sentimos que aqui o padrão se manteve.
-
Momentos “WOW” por cada jogador ter seus ingredientes atrás do seu escudo de jogador, quando alguém prepara um prato sempre é uma surpresa legal ver como cada pessoa geriu seus recursos.
Negativos: ![]()
-
Achamos a mecânica dos rumores serem escondidas não agregou muito ao jogo, na nossa opinião
-
Turnos “bleh”. Em poucos momentos tivemos alguns turnos meio que “perdidos” porque nada era bom pra rodada, o que gerou uma sensação de “azar”.
Considerações finais
No fim do dia, Critter Kitchen éum estilo de jogo que não tinhamos nada parecido por aqui, então achamos que valeu bastante o valor que pagamos. O jogo não parece ser repetitivo e gostamos da pontuação final do jogo
Definitivamente não tem nada a ver com o Flamecraft, na nossa opinião. Não adianta esperar algo parecido, porque suas decisões e interações com os jogadores vão ser bem diferentes.
Acreditamos que com mais pessoas a disputa fica muito mais aleatória e mais dificil prever o que você pode fazer nas proximas rodadas, o que pode agradar ou não o seu grupo de jogo.
Já jogou Critter Kitchen?
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram ![]()



