[Análise] Emboscados

Análise do jogo Emboscados

Título: Emboscados (2020)

Idade Recomendada: 14 +

**Duração média da partida:**15 min

Número de jogadores: 2 a 5 jogadores

Designer: Rodrigo Rego

Artista: Guilherme Cavalcante

Editora: TGM Editora

“O inverno se aproxima e os animais perambulam pelo bosque em busca de comida. Cada jogador é o guardião secreto de uma presa e um predador. Para vencer suas presas precisam sobreviver e se reproduzir, enquanto os predadores tentam devorar todas as outras. No bosque, a competição é grande e qualquer coisa pode acontecer…”

Jogo nacional, lançado em outubro/2020, pela nossa querida TGM Editora. Uma caixinha bem pequena, com uma capa super fofinha e uma sinopse bem curiosa, Emboscados atrai a curiosidade dos jogadores (novos e veteranos), justamente pela contradição presente em uma capa fofinha x idade recomendada (14+).

Como vários outros jogos lançados em 2020, tivemos bastante tempo para testar Emboscados durante o confinamento.

Então, vamos à análise!

Resumo do jogo:

Cada jogador recebe uma presa (que deverá ser protegida por ele), um predador (que deverá ficar o mais bem alimentado possível) e poderes especiais (que mudam a dinâmica do jogo). É importante citar que, as presas, predadores e poderes são informações secretas e diferentes, ou seja, não é um jogo de times, cada um protegerá seu próprio interesse.

Em seguida forma-se uma pequena amostra (constante) de 03 presas, as quais todos os jogadores têm acesso.

Por último, cria-se uma linha de 5 predadores e, ao longo do jogo, serão montadas colunas abaixo de cada um deles (sim, o jogo trabalha com linhas e colunas). Estas colunas serão compostas de presas, cujas quais o predador se alimentará.

Em sua rodada, cada jogador poderá selecionar uma presa (dentre as disponíveis) e posicioná-la onde bem entender, tentando manter seu predador predileto bem alimentado, enquanto luta para manter sua presa bem longe da barriga dos demais predadores.

Uma fila em direção a morte.

Onde o jogo fica interessante:

O jogo trabalha com valores, que mudam o rumo das jogadas:

Primeiramente, os predadores aguentam comer somente 4 porções de carne e, cada presa tem seu próprio valor, ou seja, existem presas mais gordinhas e mais magrinhas, mas a barriga dos predadores é sempre igual (4 porções). Portanto, vale mais a pena ingerir várias presas magrinhas do que poucas gordonas.

Considerando o limite da fome de cada predador, após ficar de barriga cheia, todos os demais animais estarão a salvo (os que ficarem abaixo nesta fila).

Tudo isso é facilmente e rapidamente visualizado ao acompanhar o sistema de colunas.

Entretanto, o jogo fica mais complexo, pois as presas interagem entre si, afetando todo o andamento da coluna alimentar!

  • Quando animais de sexo oposto são colocados lado a lado (linha / horizontal), eles se reproduzem! Aumentando assim, a quantia de pontos que este animal vale (tanto se estiver a salvo, quanto se estiver sendo devorado).

  • Quando animais de mesmo sexo são colocados lado a lado, eles disputam por território e um deles é expulso da coluna, fazendo com que todos os outros animais daquela coluna fiquem mais próximos da barriga do predador!

Um baita efeito cascata!

Por último, Emboscados oferece cartas de poderes, que podem alterar a posição dos animais, reviver alguns já descartados e até colocar algumas presas grandes demais no caminho do predador.

A pontuação é bem simples:

  • O predador ganha 1 ponto para cada presa e filhote sendo devorado.

  • As presas que não estão sendo devoradas e seus filhotes, também valem 1 ponto.

A contagem é feita de maneira constante, subindo e diminuindo conforme as interações ocorrem.

Ganha o jogador que atingir a marca de 9 pontos em seu próprio turno (em qualquer combinação de presas a salvo + predadores alimentados).

Descrição física do jogo:

Peso: 0.30kg Dimensões: (10cm x 15cm x 20cm)

A caixa é bem pequena e leve, um pouquinho maior que Bandido e Quem Foi?

Cartas: 55 cartas (63.5 mm X 88.0 mm)

As cartas são muito, muito, muito bem desenhadas. Todos os bichos são lindos e carismáticos! Com tamanho padrão de Magic The Gathering, sendo super fácil de achar sleeves compatíveis.

Marcadores de filhotes no tamanho ideal: não atrapalham a visualização do jogo e são bem táteis.

Além disso, os marcadores são ilustrados! Não são simples cubinhos sem graça.

Prós:

  • Ótimo Filler!

  • Jogo muito rápido, com setup bem fácil e com interação entre jogadores altíssima e constante.

  • O manual é bem claro quanto as presas, predadores e preparação como um todo. Bem resumido e de rápida leitura.

  • Super fácil de transportar e nem precisa de uma mesa muito grande pra jogar.

  • Dependência de idioma média. O jogo em si não tem nada escrito, apenas as cartas de poderes.

  • Os efeitos cascata são brilhantes! A forma como eles fluem transforma o jogo em uma experiência única!

  • Rejogabilidade bem alta, pois é um jogo que depende de sorte e da interação dos jogadores (e até de um blefe). Sendo assim, um jogo fácil de aprender, difícil de se especializar.

  • Preço em conta! R$ 50,00, se considerarmos a quantia de 55 cartas+marcadores.

  • As cartas sleevadas cabem na caixinha!!!

“Ain, não precisa sleevar jogos de R$ 50,00”

Contras:

  • O jogo é bem divertido em 2 jogadores, mas perde 90% do seu brilho.

  • Apesar do manual explicar muito bem a mecânica geral, ele não se aprofunda sobre as cartas especiais, que são a única parte textual do jogo. Diferente de 7Wonders ou Kingdom Builder, que mesmo sem possuírem muitos textos relevantes (não dependentes de idioma), descrevem carta por carta, efeito por efeito em seus manuais.

Por exemplo:

1- Cartas de “troque duas presas de mesma espécie”, trocam a posição de dois animais entre si, ou pegam dois animais iguais e colocam em qualquer local?

2- Cartas de “troque uma presa”, coloca uma presa em qualquer local ou troca ela de posição com qualquer outra presa?

3- “Resgatar um animal já descartado”, resgata e coloca onde? Final, início ou no meio da coluna?

Dúvidas bem simples, que podem até depender um pouco de interpretação de texto, mas que parecem “pontas soltas”, afetando a dinâmica da noite de jogos.

Opinião pessoal:

Emboscados é um jogo Filler muito legal, com ilustrações divertidas e muito bem feitas que atraem o público rapidamente. A preparação e duração das partidas é ideal para um family game.

Com um manual rápido e prático, permite que novos jogadores já abram a caixa e comecem a jogar, sem a necessidade de um “tutor”

Os obstáculos presentes nas cartas de poderes, são rapidamente contornáveis com House Rules emergenciais (mesmo não sendo o ideal)

Falando em House Rules, aqui demos uma pequena adaptada para 2 jogadores: removemos 1 Presa e 1 Predador do jogo, aumentando drasticamente as interações/cascatas!

Como já dito anteriormente, Emboscados é fácil de aprender e difícil de se especializar. Por trás destes bichinhos fofinhos, encontramos um jogo muito inteligente e que requer um planejamento de jogadas incrível, fazendo com que as pessoas sintam vontade de jogar várias partidas.

Esperamos ansiosamente por expansões do jogo, que ampliem as cascatas, que permitam novos poderes (aumentando as tretas) e que, de repente, encaixem eventos aleatórios no jogo (tipo um temporal ou alagamentos, assustando as presas). Afinal, estão todos na selva, e tudo pode acontecer!

Por enquanto é só!

Se gostaram ou notaram algum erro é só comentar abaixo!

A Itabuleiros trabalha com locação de jogos de tabuleiros, card games e RPG, além da organização e decoração de festas e eventos com jogos.

Confiram também redes:

Instagram: @ITABULEIROS

Facebook: https://m.facebook.com/itabuleiros/

Site: https://www.itabuleiros.com.br/

7 curtidas

Gostei bastante do joguinho, e olha que só joguei em 2 praticamente kkk

Também fiquei com algumas dúvidas sobre as cartas, mas fomos no feeling e meio que tudo funcionou no final das contas.

2 curtidas

Aqui em casa também virou um vício! Emboscados é lindo e uma delícia de se jogar. E muito barato.
Ainda acho que está merecendo uma expansão!!!

1 curtida

Agora temos Itareview tbm!!! Boa Italo!

1 curtida

Antes de mais nada, parabéns pela sua análise! Conseguiu destrinchar bem o que é o jogo!
Agora, sobre o Emboscados em si, vou bancar o chato de plantão só para criar um contraponto mesmo, já que não gostei desse jogo! Ele parte de um conceito interessante e tem uma certa malícia, mas por aqui todos achamos ele muuuuito… bobinho… rs. Jogamos bastante em família e estamos acostumados a carteados mais complexos, como o Arboretum por exemplo. Talvez por isso esperássemos que o jogo entregasse um quebra-cabeças mais desafiador. Enfim… acredito que ele deva funcionar bem com crianças. Se for esse o caso, provavelmente apenas não sou o público alvo dele. Gostamos muito dos jogos do Rodrigo Rego, especialmente do Savernake Forest e do Papertown! Mas esse realmente não empolgou nem um pouco e acabei revendendo…

Aqui, foi fantástico… adoramos!!! Mas tenho crianças!!! Achei que foi uma boa introdução para meu pequeno que conseguiu entender quando tinha 6 anos… ganhou da gente várias vezes depois que entendeu o conceito… ainda nos divertimos bastante com ele, mas sim… concordo… ele não é bem simples e bem raso de estratégia, funciona melhor com mais pessoas que só com dois, eu achei!!!

1 curtida

Sim, sim! A moça que comprou o jogo de mim pegou para jogar com os seus filhos. Só estou sendo chato mesmo… rs Acho a ideia dele bem interessante e me despertou curiosidade. Foi inclusive por isso que comprei na época.

1 curtida

Chato nada!!! Kkkk tem que dar opinião sim!!! E no final eu quis dizer que ele É raso de estratégia e É bem simples sim… eu escrevi errado!!!kkkkk

1 curtida

Ótima resenha. Eu também adoro o jogo, que apesar de lindo, não é propriamente infantil. Tornou-se um dos meus favoritos!!!