[ANÁLISE] Kinfire Delve Callous Lab - A série que fez a gente gostar de co-op

INTRODUÇÃO

Somos um casal de designers que adora jogos abstratos. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!

Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram :blush:

Resumão Kaiju :dragon_face:*
*
Kinfire é uma série criada por Kevin Wilson que conta com um universo ENORME de personagens, criaturas e uma série de jogos. Hoje vamos falar da serie “Delve” especificamente do jogo Callous Lab.

Kinfire delve - Callous Lab
Kinfire delve - Scorn’s Stockade
Kinfire delve - Vainglory’s Grotto

Kinfire Delve é um jogo cooperativo tático que introduziu uma mecânica que se intitula como “Delve” (nunca vimos outro jogo que possui essa mecânica). Basicamente os jogadores estarão tentando derrotar os 4 desafios visíveis utilizando dados + jogar cartas cooperativamente para cumprir com os requisitos de icone de cada carta.

Caso os jogadores falhem ao tentar vencer um desafio, eles recebem uma penalidade (que são bem ruins) e ao vencer o desafio podem descer no calabouço "descartando cartas” que não aparecerão durante a partida.

O objetivo principal é chegar ao final do deck de desafios e liberar o boss final com seus 4 capangas.

  • Tipo de Jogo: Cooperativo, rolagem de dados e cartas multiuso.

  • Tempo de Jogo: 45 min (Uma média das partidas por aqui, solo acaba sendo mais rápido)

  • Número de Jogadores: 1-2 jogadores

  • Dificuldade: Fácil de jogar. Relativamente fácil chegar no boss, mas difícil de ganhar o jogo.

  • Componentes: Bons componentes, mas os dados e os tokens que existem no jogo deixam a desejar.

Primeiras Partidas

A nossa primeira partida foi bem tranquila, tivemos algumas decisões interessantes pra fazer e os pontos altos do jogo foram os desafios que apareceram e de que forma podemos descer no calabouço sem tomar tanto dano. Ficamos surpreso que chegamos ao boss final já na primeira partida, porém tomamos uma surra. E pra não dar spoiler, se preparem bem pra enfrentar o boss final :joy: .

Num geral, achamos um jogo ok na primeira partida. Basicamente você escolhe as cartas com os icones e rola uns dados pra ter mais icones com o objetivo de derrotar o desafio à mostra.

Porém, por ter uma simplicidade e decisões taticas bem interessantes durante a descida no calabouço, ficamos com vontade de voltar ao jogo. E a partir das partidas seguintes, ficamos impressionados como cada jogo muda a forma como você tem que pensar pra descer o máximo no calabouço sem levar tanto dano durante a partida.

Pra nós o jogo só melhorou em cada partida, tem muita sorte nos dados, mas começaram a aparecer momentos MUITO legais que é quando você precisa de um resultado e ele vem na hora certa, assim como o contrário. E nas primeiras partidas já geraram memórias boas pra gente, pois sentimos ele bem imersivo.

As sensações que tivemos durante as partidas:

  • Cada personagem joga de forma completamente diferente e eles tem bastante personalidade.

  • A rolagem de dados pode destruir sua jogatina, como pode criar momentos épicos.

  • As cartas tem uma qualidade que chama muita atenção

  • Ficamos curiosos pra saber quais cartas foram descartadas (e geralmente são muitas)

  • Poderia ter algumas missões durante o jogo além de só descer

Pontos positivos x Pontos negativos

Kinfire Delve é o clássico jogo de rolagem de dados com decisões táticas que podem agradar muita gente, assim como pode desagradar tantas outras.

Pontos positivos: :+1:

  • É um jogo com pouquissimas regras.

  • Rogue-like lembrou bastante os jogos rogue-like da steam onde existe uma progressão de dificuldade e mudança de dificuldade de partida pra partida (por sorte ou azar).

  • Arte e qualidade impressionam, além de trazer um storytelling bem legal pro universo inteiro. Tanto os personagens como os desafios, monstros, traps e eventos tem características bem diferente entre si

  • Momentos “WOW” o jogo possui uns combos bem divertidos que podem surgir durante a partida

  • Toda partida vai ser construída de forma diferente, pois a depender das cartas que vão surgindo você vai tomar decisões diferente em como derrotar elas.

Negativos: :-1:

  • O jogo é um pouquinho mais longo do que gostaríamos que fosse (se a média fosse uns 30 min seria 10/10)

  • “Alpha player”. Sofre do que muitos cooperativos sofrem que é o alpha player, nesse jogo isso pode acontecer com uma certa frequência já que ambos os jogadores podem se comunicar e mostrar as cartas um para o outro.

  • Tokens de progresso e dados parecem prototipo e não entendemos porque não fizeram da mesma qualidade da caixa e cartas. É bem fraquinho os materiais.

Considerações finais

No fim do dia, Kinfire Delve Callous Lab é um co-op que acertou a gente em um lugar que os outros não tinha acertado ainda, que é a vontade de vencer o jogo. Apesar do problema do Alpha player, a exploração do jogo, as cartas, a forma como cada personagem joga diferente e a simplicidade de colocar ele na mesa e ter uma boa imersão fez a gente querer sempre revisitar o jogo para tentar vencer os 3 boss que existem na partida.

Jogamos mais de 4 partidas nessas últimas semanas e nenhuma vitória em nenhum dos 3 níveis. O fato de cada partida trazer decisões diferente de como descer o calabouço da melhor forma fez a gente inclusive adquirir os outros jogos da série.

Se você quer um joguinho com uma simplicidade de regras, decisões táticas (que não são tão complexas) e com uma imersão que achamos bem alta, esse jogo é uma boa pedida. Ah e o modo solo funciona tão bem quanto, na nossa opinião.

Já tinha ouvido falar da série Kinfire Delve?

Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram :blush:

4 curtidas

Boa análise.

Fico mais empolgado ainda em saber que a Ludofun vai trazer!

3 curtidas

Excelente notícia e a depender do preço é um jogo que deve divertir muita gente por aqui!

2 curtidas