RootCon, Betinho Spiel, Dunas (do Sul) e Creche do Jow — Janeiro/2023

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Recados da Paróquia:

  • Se achar legal, vote na gente para o prêmio Ludopedia
  • Israel vai estar na CovilCon, quem quiser jogar com ele lá pode pegar a fila que vai ter na hora (lol)

Acervo

+ Aegean Sea (Presente do isR34L)

Direto da Holambra via KS.

Fã de Carl Chudyk que somos, não poderia faltar essa TRANQUEIRA de jogo (no bgg é ame ou odei kkk). Obrigado JOW, que possamos jogar esse novo ultra complexo card game presencial em breve.

PS: já falei das vantagens em ter amigos que moram longe e se sentem culpados pela ausência e tentam (e conseguem) comprar os amigos de longe com joguinhos?

Jogatinas

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:676/1*yqKlwoLKzxC1vVwNq4jVSQ.png

Troyes (1x): A Noiva já empolgada com esse, quis desafiar mais pessoas (ela só tinha jogado em 2p). Ficou em ultima e putaça!!! Disse que não sabe mais jogar jogos com mais gente kkkk. **Lanzen**foi campeão, atrás veio o MarcelSerafin(!) por 2 pontos.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:677/1*Z6ejgZ1cDPlHP7IOoxlWjg.png

Yokohama (1x): Marcel mostrou que não veio pra brincadeira, e dominou a pontuação de Hiroshima a Nagazaki. O maior comerciante da era Heisei (chutei essa parte histórica).

Noite do Marcel

Numa rara noite de semana em que eu estava de folga, Marcel nos honrou com um convite para jogatina noturna. A sua Excelentíssima montou uma mega mesa de frios, pizza, café, etc.

Mille Fiori (1x): começamos de leve com um jogo que ambos casais sabiam jogar. O Siri chegou no meio da partida e deu um help para Camila (gravidinhas merecem) e no final Marcel e ela compartilharam a vitória com o empate.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:679/1*pL_X9YRBItMmHZFMD3CwHA.png

Isle of Skye (1x): em 5p, foi hora de botar um dos favoritos da turma. Delicia de joguinho, sempre diverte. Cópia do Marcel, só o jogo seco já foi bem legal. A foto é da pontuação final, olha que bonitinho! A matemática do equilíbrio desse jogo é de outro mundo.

Wizard (1x): A Noiva vinha do vicio nesse carteado, sugeriu levarmos pra apresentar ao casal. Melhor escolha! Tivemos a revelação do lado carteadeiro do Marcel. O homem virou um monstro. Era catimba todo turno, falava como um frequentador assíduo do cassino (KASSINÃO!!!). Por mais jogatinas com Marcelino Carteado e Vinho!

Dunas do Sul, a Praia mais BoardGamer do Sul (do Sul (do Sul)) de SC

Visitando os primos que tem casa por lá, e olha só quem mais: A FAMILIA Polenta!

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:685/1*ENiZ14QwBDNAp1Zu50mHbw.png

Sea Salt & Paper (umas 2 ou 3 partidas, Novidade): fomos recebidos com churrasco brasileiro raiz by Marcinho Pai da Samaragiustinae salada de batatas com salsicha em conserva (até me babei só de lembrar!).

Depois nos apresentaram o “jogo do siri”, que conquistou toda a casa nesse verão. Adorei o joguinho, muita marcação e fácil de visualizar o que está acontecendo (ainda bem, pq é fundamental olhar o jogo dos amigos). Melhor jogo do autor, change my mind!

Nota 8: como todo filler deve ser: pouca regra, arte que não atrapalhe (e até conquiste corações), muita marcação e interação.

Wizard (1x): aproveitando o vicio de magia do carteado. Sempre divertido. Adicionamos as expansões Dragão, Fada e a mais divertida: Bomba. JOGÃO!

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:674/1*XqvmQXFKW7xu6RZxfrs4rA.png

Survive: Fuga de Atlantida + Expansões (1x): os primos chegaram, alguns ficaram jogando beach tenis, outros tomando café, mas quem ficou na Ilha se divertiu demais.

A Noiva foi caçada pela própria Prima eliminada mais cedo e foi pro Beach tenis.

Quem sobrou viu muita coisa acontecendo, pessoal sendo o pior tipo de serumano (inclusive as crianças).

Faziam uns 5 anos que não via esse jogo na mesa, foi divertido, mas só jogariam com 6p e as expansões.

Nota 7 (com expansões): diversão sangue nos olhos com interação direta in the face

FUCAZUL! (2x, Novidade): finalmente conheci a publicação do Diego EsporteNaMesa. O protótipo tinha alguns detalhes mas não impediu a diversão.

Polenta ensinou inicialmente o modo vaza, e eu não entendi direito kkkk

Depois foi a vez do modo-dobble, que diz A Noiva, passou vergonha só de ver 2 adultos jogando com 2 xófens. Esse não curti, mas achei criativo.
Por ultimo jogamos o modo push your lucky. Esse eu não gostei, pode tirar do manual kkkk

Nota 6: conjunto da obra, considerando que é um protótipo.

Lhac Lhac (1x): Já a noite, na nossa pernoite com os primos, a turma foi fazer churrasco e o Tio Jow ficou jogando com as crianças (e perdendo muito!)

Get on Board: New York & London (1x, Novidade): no dia seguinte os primos quiseram tentar jogar esse. Já haviam tentado mas falhado, então acharam que por eu perto traria uma aura de aprendizado e ajudaria a vencer o desafio.

Na pratica, foi eles me explicando algo básico (quando o jogo termina (!)) e eu olhando o manual e corrigindo tudo que estava zoado. Da pra perdoar tudo, porque no final isso ai tudo ocorreu depois de um dia de churrasco e cerveja, praia, brincadeira com as crianças, e após a meia noite. Levando tudo isso em consideração diria que foi ótimo! Fiquei com vontade de jogar mais uma vez, de verdade.

……

No dia seguinte, depois de um churrasco regado a muita cachacinha e cerveja, fui pego no susto, acordado do meu soninho da tarde para ensinar Viticulture. Queriam jogar em SEIS, mas eu tirei o corpo fora e fiquei de coach. Foi a melhor escolha já que haviam uns 3 na mesa que nunca jogaram nem Uno kkk. Horas depois, finalizada a partida, todo mundo ficou LOUCO com o jogo, explodiu cabeças. Olha o hobby abrilhantando as vidas do pessoal!

Déia e Presunto

Rummikub (1x): Visita dos queridos amigos, direto da Suécia (ou Suiça? Nunca sei). Eons de tempo atrás, foi na casa deles que joguei King of Tokyo pela primeira vez (e não gostei). Foi daquelas primeiras partidas em que eu nem sabia que isso aqui era um hobby.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:670/1*O6MNofM1lwKmTkvY6ekslQ.png

Sem muito tempo para jogar algo mais denso, fomos desse clássico. Foi divertido ver a cada rodada o Presunto tentando fazer uma estratégia diferente, como segurar as pedras até poder baixar tudo. Não deu certo, A Noiva venceu.

Quebrando House Rules

Terra Mystica (1x): partida de segunda a noite, fizemos a ordem de turno e começou a escolha de facções SEM a presença da Dede. Quando ela chegou e viu tudo montado, só faltando ela escolher a facção, já deu pra sentir o clima não amistoso. Na casa da família Polenta, eles tem a house rule de escolher as facções rolando um dado e esperando pela sorte. Ela não curtiu mudarmos isso.

O resultado foi a vitória do Siri, um jogador com a mente blindada kkk

Betinho Spiel

Família Polenta me convidou a semana toda para visitar eles e jogar com o convidado de honra, Betinho de Porto Alegre/RS. No ultimo dia da presença dele estivemos lá, fizemos churrasco enquanto eles jogavam GWT Nova Zelândia.

Rummikub (1x): enquanto a turma tirava carne dos dentes, joguei junto do **CaduBG3**e Dona Stela. Uma diversão enorme, só que o Cadu estava com cheat code, batia muito rápido.

Fora de Ordem (1x, Novidade): fico feliz em saber que o Cadu é um colecionador das trivias do rodrigorego, assim sempre que sai uma nova eu tenho o prazer em jogar. E falar em prazer, esse aqui é um dos melhores! Tanto eu, quando Cadu quanto Dona Stela nos divertimos demais com as perguntas, jogadas e a discussão durante cada rodada. Produção, arte, diagramação, tudo muito acertado!

Nota 8: gestão de mão com trivia eu não tinha visto ainda, um dos mais legais que já brinquei no ramo. E que produção hein!

Trio (2x, Novidade): aquele momento que reuniu tudo mundo na mesma mesa (medo!), alguns tomando café, outros querendo jogar. Rolou sugestão do Trio que havia acabado de chegar e todos toparam. Abri o manual e vi que dava pra jogar em duplas, obriguei todos a jogarem assim kkk

Muito divertido, risadas frenéticas, Betinho imitando Silvio Santos (você está certo disso?), Siri era o Gugu (ponto para os meninoooos).

Nota 8: esperava pouco, mas entregou muito. Recomendo em duplas, e mesa cheia.

Power Grid (1x): esse foi para fechar a noite e a Betinho Spiel, em exatos 6 jogadores. Betinho relembrou as regras, **Guilhermeaghisi**e Cadu aprenderam na hora.
Cadu foi o first random, levou uns 10 minutos pra escolher a primeira usina a ser leiloada, sente a PRESSÃO no Cadu Guerreirinho kkkk

Betinho tentou um block em mim que me tiraria fora de umas duas rodadas, mas graças a ciência matemática, falhou por alguns dinares.
Primeira vez que chego nas cabeças para vencer, mas perdemos eu e o Polenta no desempate para a Samara, que tinha dinheiro sobrando infinito.

Nota 10 (era 8): Não é qualquer jogo que você joga as duas últimas rodadas de pé, por emoção. São esses momentos que transcendem o hobby!

Jow Company: os estudos

Tomei coragem para fazer um setup e rodar alguns turnos simulando uma partida em 3p. Para minha total surpresa, depois de ver TUDO acontecer, mexer pecinhas e dinheirinho, o jogo começou a entrar na minha cabeça. Sigo nos preparos para ensinar a turma!

Visita dos primos

Power Grid (1x): Os primos Gregório e Jessica já haviam jogado PG, e assim como eu, também foi um dos primeiros euros na vida deles. Aproveitei o embalo e ensinei A Noiva que tá bem teimosa na hora de aprender jogos nossos. Jogo rodou liso, sem dúvidas de regras e com os primos usando estratégias avançadas enquanto eu e A Noiva fazíamos matemática da mais básica. A Jéssica venceu no desempate por dinheiro e A Noiva falou que adorou o jogo (bônus!)

Nota 10: em 4 players também!

Trains (2x): em outro dia de visita, agora Siri de quarto jogador. Ensinou as regras e lá se foram duas partidas. Primeira com Gregório venceu por muuuito fazendo 2 objetivos de rota enquanto o pessoal dormia nas estações.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:624/1*B--65l_PkN5-7edoneiqiA.png

A segunda partida foi metade do tempo e mostrou a experiência de quem já jogou mais vezes (eu). As estações foram rushadas e não deu pra todo mundo correr pras rotas.

Mapa da Alemanha foi novidade pra mim, com regiões bem restritas por montanhas e uma rota inédita de 3 pontos (em vez de 2). Pessoal tirou sarro pela falta de acurácia geográfica do mapa.

Também foi massa o fato do setup ter trazido praticamente só cartas desconhecidas, pra ver a infinidade de coisas que tem nessa caixa!

World Wonders (1x): ensinamos os primos e 2 turnos dentro do jogo e já estavam todos a vontade. Nunca vou esquecer quando roubaram O Meu Zigurat. Jogão! Os casal de primos gostou e elogiou dizendo que não era tão simples quanto parecia, mas ao mesmo tempo era bem gostosinho de jogar.

Não curti o negócio de acrílico da Acessórios BG para esse título. Tem que ficar tirando as peças e colocando, e ficou muito apertados prefiro sem, que basta empurrar os marcadores pra direita.

I RootCon — Tubarão/SC

Um grande sábado sábado cheio de partidas que não vou detalhar pois fora MUITAS.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:629/1*IXXa_K4iS1WWcavW4VCW9w.png

Duas mesas rodando juntas, com 3, 4 e 5 jogadores. Partidas 30 min, 1 hora, 2 horas.

Ilustre presença do Menino ArtwA, um dos maiores sommeliers de Root na região.

Cadu Guerreinho foi o grande vencedor por onde passou, sempre jogando com facções novas para todos.

Ghisi apareceu também para aprender e já quase levou a taça com dominância na segunda partida de Gatos. Tivemos que nos juntar pra não deixar ele vencer.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:597/1*x9XP9UvmhVsb6f5XcKQX5Q.png

A grande vitória foi a Samara ter perdido o trauma e aprendido a jogar (bem!) com os Pão de Forma Verdes. Créditos ao professor Siri.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:598/1*NwIZB0fElkzEiuKtwDzT9w.png

A expansão dos Marcos foi inaugurada e pareceu só agregar possibilidades sem adicionar complexidade. Recomendo!

Terra Mystica (1x): depois de um dia pesadão, Polenta encerrou o Root Con e convidou menino Arthur para aprender TM. Partida sempre divertida com essa turma, jogão!

Polenta com Galinha

No domingo éramos para ir na piscina da Dede, mas o clima fechou e ficamos na casa da Famiglia Polenta. Re-re-re-estreando o Projeto Gaia.
Power Grid (1x): Após o rango invocamos os primos Gregório e Jéssica para um Power Grid. Siri passou as regras pro menino Arthur, e foi mais uma partida de sucesso com mesão de SEIS.

Fomos massacrados pela Jessica, mas gravidas tem vantagem por ter 2 cérebros para calcular, enquanto a gente mal tem um.

Root Infinito

RootCon não foi suficiente para saciar o Arthur quis jogar Root, e Gregório e Jessica queriam aprender. Ele sacrificou 3 horas (ou mais?) da vida dele para ensinar e jogar a partida com o casal mais AP-personificado. A Noiva jogou também, foi desmantelada jogando de marqueses, e chegando em casa ficou só falando disso. Me deu até pena… de mim, pq eu tive que escutar muita reclamação kkkk. Obrigado Menino, assim eles já sabem as regras, e na próxima é só jogar.

Terra Mystica (2x): Enquanto lá eles jogavam Root Eterno, na mesa da familia jogamos DOIS terra Mystica. Que jogo bonzinho, fui de engenheiro em ambas e consegui piorar o desempenho. Não consigo me aprimorar nas skills desse jogo, que diabos!

Jogatina com a sogra
Azul mini (1x): relembramos as regras pra sogra e lá fomos em 3p. Venci por 3 pontinhos, coisa rara. Foi um jogo com alguma malícia, soltei muito ponto negativo pra sogra… algum defeito o genro tem que ter né.

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:667/1*t6LES5vBzqn3dbYNIvyNqw.png

Rummikub (1x): sogra disse que prefere esse ao Azul… alguma sugestão para outros que possa jogar com ela?

Creche do Jow

Promessa para A Sobrinha é dívida. Com ela de férias, falei para trazer as amiguinhas (10 anos) e passarmos uma tarde jogando. Cadu foi O Monitor e trouxe a maioria dos jogos.

Speed Colors (2x): foi sucesso, teve repeteco. Uma das meninas roubava um pouquinho kkk

Fora de Ordem (2x): demoraram pra entender o manuseio das cartas, mas depois rodou liso e pediram pra repetir. A mesma menina roubava comprando cartas a mais…

Frog Riders (1x): esse eu não joguei, mas fiquei de ajudante. Elas já sofreram um pouquinho na questão estratégica, Cadu levou essa com facilidade.
A menina ladronazinha (!) pediu pra jogar outro jogo, tipo Banco Imobiliário ou algo assim e Cadu explicou com classe a diferença entre os jogos modernos e esses ai que compra na loja da esquina.

Speed Cups (1x): cópia da sobrinha. As meninas começaram a suar.

Dobble Connect (1x): mais um jogo de destreza. Jogamos diversas vezes, e algumas em dupla, outras cada um com sua cor.
Fiz uns misto-quente e essas meninas começaram a correr pela casa, logo depois foram embora.

Troyes (1x): A Noiva, vendo toda essa movimentação, não tendo conseguido jogar nada, me chamou pra uma partida do favorito atual dela. Após a partida até abri a caixa da expansão (desculpa Marcel) para ver o que tem dentro.

4 curtidas

É sempre muito bom ler os seus relatos de jogatina.

Nada melhor do que apresentar um jogo pra uma galera que nunca jogou nenhum jogo moderno e eles curtirem.

Esse jogo é sucesso garantido. Se for lançado até uns 70 reais no Brasil, vai fazer muito sucesso!

Preciso jogar o trio em duplas e testar aquela variante avançada. Só joguei no modo normal, inclusive diversas vezes, e foi muito divertido.

Kingdomino, carcassonne e arte moderna são jogos que são tranquilos de regras, mas tem estratégia assim como azul e rummikub.

1 curtida

Grande Thiagão! Como sempre, grato pelas palavras.

Vou arranjar emprestado aqui as sugestões de jogos que tu falou. Tens algum Carcassonne preferido, ou recomenda o normal mesmo?:

1 curtida

Curto muito o Amazonas, mas o normal é bom demais.

1 curtida