Férias de jogos? Pode isso? — Novembro/2023

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Acervo

+ Lhama: Party (Nerdz)

Fomos no show do Red Hot Chili Peppers em Porto Alegre, aproveitei (ou me aproveitei da paciência dos colegas de viagem) para visitar umas lojas. A primeira era no caminho, a Nerdz que tem relação com Jambo. O acervo era legal, e tinham até jogos para brincar no local mesmo, principalmente PaperGames e Galápagos… Peguei esse LHAMA Ultimate Edition justamente porque não encontraria na próxima loja a ser visitada.

+ London (Masmorra BG)

Desde que me lembro do lançamento dessa segunda edição da Ospray eu tenho um tara nesse jogo. Ao conhecer com a família Polenta, eu adorei e jurei que não precisaria pegar uma cópia. Mas o tempo passou e eu fui traído pela minha fanboyzisse do Martinho Wallace/Osprey.

+ Wizard (Masmorra BG)

Mais uma boa (ou má?) influência da família Polenta. A primeira vaza que achei educativa, pois começa devagar na quantidade de cartas e vai ficando complexo ao longo da partida. Parece boa pedida pra mim que sou burro e para os que não conhecem o gênero.

+ Scrabble (Mercado Livre + Mattel)

Minha única compra de black friday, de 100 pilas por 65, um desconto de verdade afinal. Daqui a pouco to comprando jogo da vida, war etc kkkkk

+ Troyes (Mercado Livre)

Meu único alvo da Black Friday não baixou UM REAL. Aproveitei cupom do ML e comprei junto com um fogão pro meu trabalho.

Estamos jogando esse no BGA (Marcius, Arthur e Siri) e a cada rodada eu gosto mais do jogo e da forma como você tem que lidar com o status atual do jogo, tentando espremer o que for melhor para você (ou tentar dar uma espetadinha no amigo). Veio pra ficar!

+ Rummikub (MERcado Livre Internacional)

Levou 2 meses a menos para chegar só que a previsão, mas chegou desse jeito aí… kkkkk

Peguei essa edição importada porque não consigo lidar com o tamanho da caixa da grow nacional.

+ Fibonachos (Mercado Livre — Loja)

Esse tinha esgotado na Masmorra, peguei nas internets. O gostinho por vazas tá forte aqui em casa.

+ Dobro (Mercado Livre — Loja)

Foi “pra pegar frete grátis”, mas joguei umas 2x com a família Polenta e curti. Uno 2.0

Jogatinas

Marceneiros (1x): A quantidade se horas jogadas na semana da MarciusCon me deixou lesado por dias, tanto que tive que reduzir o volume de partidas para o mínimo possível, e de preferência sem jogos novos. Mas lá vamos nós para… jogo novo kkkk

1__InXtioNPBXCBmBZEoXh6w

Esse foi cópia emprestada pelo Patanga, e acabou virando cópia do Leo por uma compra semi-indireta. Antes do Leo pegar a copia aqui, conseguimos jogar uma partidinha, eu, Siri e Marcel.

Faz tempo que um joguinho euro mais modernoso não me acelera tanto o coraçãozinho.

Nota 8: ótima primeira impressão. Produção top, tema massa (tirando os elfos), mecânicas ótimas. Da vontade de começar uma partida seguida da outra. Mas ficar mais 3 horas jogando ia gangrenar as pernas da galera.

Viajando no endgame

Viajantes do Sul do Tigre (1x): com A Noiva. Partida longa pois ficamos tentando fazer um mega combo de set collection que não valeu tanto a pena (tanto pela demora da partida quanto pela pontuação que nem foi tão alta).

Churrasco do William

Color Addict (1x): jogamos com adultos, e não foi tudo aquilo. A partida durava menos de 1 minuto, o que achei bizarro.

Nota 5: foi meio fraquinho em 4p, lembra Dobble mas não passa a mesma emoção. Pelo preço que se encontra por ai, nossa, vale muito como presente pra criançada (que vai ser o destino da minha cópia).

Azul Mini (2x): ensinamos as regrinhas para William e Carol e fomos obliterados. Faz parte! Ao menos a entranha estava excelente!

1_BTEqohYVLIeGxyq7f7RMaA

Velonimo (2x): fiquei curioso com esse joguinho e aproveitei que a família Polenta TEM TUDO para pegar emprestado e brincar lá no churras.

Divertiu, mas não brilhou tanto. Jogado sem a expansão da assimetria, foi fácil de aprender, ensinar e jogar duas partidinhas com caipirinha e cervejas especiais.

1_CsdL17TYyfLnWbeSWGap2w

Nota 6: engenhoso e divertido, mas não saltou aos olhos. Seria necessário jogar com os animais da expansão para ele brilhar ou nem assim vai? Na faixa de preço, ainda assim é uma boa opção de escalada.

Mais tarde no mesmo dia…

The Castles of Burgundy DELUXE MOTHAFOCKA EDITION (1x): com a famiglia Polenta. Dominei a pontuação a partida toda, só para no final perder por MUITO por causa das malditas UVAS.

Uma semana depois

Oath (1x): estreando os componentes deluxe, e tentando reavivar a chama desse clássico de nicho do grupo (poucos jogaram até agora, menos ainda gostaram lol). Esse até a com A Noiva participou (total surpresa, acho que ela ficou com pena de mim por estar mendigando uma partida a tanto tempo).

1_bscc3rIAifNToiLa810_Rg

Eu era o Chanceler, e estava numa posição de vitória muito forte, aguentando turnos de pancadaria e me recuperando com uma ótima economia. No meio do jogo Bob e Nael fizeram altos esquemas e negociação para me impedir de vencer. A Noiva percebeu isso e disso “ahhh então é um jogo de conversar? Que massa”. Mecanicamente, de fato, Oath é esquisito, mas quando se entra na parte das maquinações, algo magico acontece.

Venci com facilidade através de muitas jogadas bem feitinhas, com um reino inexpugnável. Errei regra, com certeza, mas vitória é vitória!

Nota 9 (era 8): duvido que vire um 10, pois o jogo tem seus defeitos, mas com a turma certa é jogaço (e a errada deve ser uma baita porcaria kkk)

Love Letter Jabba The Hutt (2x): A Noiva foi fazer umas voltas e ficamos jogando em 3p mesmo. Pior que rodou bem, até que começou uma chuva ÉPICA com vendaval que interrompeu toda a jogatina. Era todo mundo pegando toalha e balde pra segurar a agua que entrava pela sacada. LOUCURA BICHO!

A Tripulação (1x): continuando a saga da Nave Caraca Velho, em 3p seguimos para as missões de nível 25 finalmente. Para nossa surpresa, foi super fácil gg easy. Em 3p é muita carta e domínio total do jogo. JOGÃO!

Tigris & Euphrates (1x): A Noiva chegou e desafiou a galera para uma guerra na Suméria dos Anunakis. Relembrei as regras pro Bob e lá fomos.

1_YF5X_0zFdYaxvOhrxSsz1w

Ela venceu por 1 pontinho do Nael, o que foi suficiente para ela dizer que É invencível nesse jogo. Eu e o Bob fomos dizimados, nem vale a pena contar os pontos.

Nota do isR34L: Ri alto (não o do Stefan Feld) com esse relato. Literatura de alto nível.

Que jogaço! Vem melhorando a cada partida, e com domínio completo das regras, a parte estratégia (gigante) começa a emergir das margens do Tigrão e Eufrates.

A Noite é um dinossauro surfando

Surfosaurus MAX (1x): comprei uma garrafa de negroni e fui visitar a família Polenta, e lá conheci o Tubaronense mais Game Designer Esportivo de todos os tempos: Diego do Esporte na Mesa.

Sobre a bebida, amarga, tem que misturar bastante gelo. Bebida de véio. Curti tanto que nem tirei foto de nada e só joguei aproveitei a presença do famoso Diego.

Sobre o jogo, curti demais, como dizem no BGG, é uma coisa meio Poker Coop. Curti mas não entendi o suficiente para participar das melhores posições. Cabem 6 cabeças, e é bem dinâmico e aberto pra conversa e até alguma negociação.

Nota 7: Tema maluco e arte psicodélica. Ficou vontade de jogar mais uma veizinha esse jogo do “meus coco”.

Tichu (1x): apresentamos essa pérola dos carteados chineses-fake para o Diego. Cadu fez a jogada mais épica já vista. “Pai, olha!” e lá foi ele bater com uma super sequencia usando todas as cartas. Olhamos de boca aberta e aceitamos a derrota felizes em apreciar o momento.

World Wonders (1x): Diego vazou e finalizamos a noite (já madrugadinha) com aquela partida sonolenta, meio delirando e falando umas coisas aleatórias.

1_aeZQJiot-_2wBoymFJ9awA

Sempre uma diversão jogar com Samara e Polenta, não importa o estado mental.

Mais uma semana depois…

Oath (2x): após a ultima partida, ficamos na fissura de jogar mais uma partidinha, e fizemos, mas foram duas partidas seguidas no mesmo dia. Isso que eu chamo de aproveitar o tempo (e o valor absurdo gasto no joguinho)!

Na primeira partida o Siri desistiu da vida, deixando o Nael levar a taça por falta de negociação e insistência para segurar o monstro. Ao terminar uma partida, o setup praticamente está pronto para a segunda.

Na segunda já fomos mais adiante na quantidade de rodadas, para o Governador Nael levou novamente, mesmo com o cidadão Djow tentando sabotar o império.

Frase do Nael resume o mindset para esse tipo de jogo: “nesse jogo todo mundo tem que querer vencer, senão tanto faz (estar jogando)”.

Visita do Siri

GWT old school (1x): Siri veio visitar, tomar um café, mas ai inventamos de jogar algo e ele humilhou eu e A Noiva com gosto no velho oeste.

Mottainai (1x): em seguida, o jogo de cartinhas mais difícil já feito. Siri nem lembrava as regras e fez mais pontos que eu e A Noiva somados. Uma máquina de combate budista.

Que jogo bom! Pena que ele te trai se você ficar muito tempo sem botar na mesa, começa a esquecer o fluxo maluco dele e a pouco estratégia que sabíamos.

Aniversário Combo: **Nael-**Siri

O Siri não queria jogo, mas o Nael não se opôs e ainda deixou as mesas todas com toalhinha preta de jogo, então nessa festa conjunta metade do publico jogou e a outra ficou nos mais leves ou só comendo quitutes mesmo.

O meu presente pro Nael inclusive foi um Sequence (Copag) que me parece uma ótima pedida pra esses momentos e para o verão com a família dele. Não viu mesa no dia ninguém sabia jogar.

Klask (2x): um jogo de salão, mais que um jogo de tabuleiro. Esse é daqueles legais de ter na sala de jogos do condomínio. Jogo de skill e não de estratégia, então quem brinca mais vai ganhar mais. se tiver campeonato eu até participo

1_EON9VOhXdJ-dM9QHiD7oRQ

Nota 6: regras simples, jogabilidade acessível a todas as idades, ganha quem praticar mais (skill). Caixa enorme (obvio, olha o tamanho do bicho!).

Scout (1x): com torta, harmonizou demais!

Pescado Novo (2): já curti mais a experiencia em 4p do que em 3p. Em duplas é divertido apenas pela interação social, porque mecanicamente não entendemos como ajudar o amigo ou favorecer o time.

Nota 6: ressuscitou um jogo antigo (um mérito por si só) e colocou alguns extras, mas continua ultra leve, sem compromisso. Só jogaria em duplas para poder agregar o social e rir um pouco, não entra para o panteão dos carteados Des Djows

Maskmen (1x): senti fala do Marcius corrigindo a gente a cada jogada feita errada.

Dobro (1x): Divertido em 3p mesmo. Só achei estranho jogando em 3, parecia que sempre na terceira jogada o jogador se ferrava com uma multiplicação impossível de acompanhar. Talvez a Duda e o namorado jogassem bem e eu fosse um cotoco mesmo.

Stick’Em (1x): primeira vez que joguei MEU PRÓPRIO JOGO desde que o Israel me presenteou. AI QUE DELICIA de joguinho! É evitar pegar trick bomba da sua cor e pegar os inofensivos para reduzir o danos. Um samba muito desafiador, e entretenimento de valor ver todo mundo fugindo das vazas.

Em poucos anos eu fui de hater de baralho para admirador (porque para jogador eu não sirvo). Esse aqui é, com certeza, meu ponto de virada. Um jogo que me deprimiu na primeira partida, hoje se torna um dos que mais quero jogar. PaperGames, cade a versão nacional? Meu baralho não vai aguentar mais muitas partidas!

Nota 9 (era 6): melhor exemplo de simplicidade e profundidade. Não segue naipe, não tem pontuação maluca, só jogar o que for melhor para você (ou pior para o oponente. Uma dor para quem está perdendo, uma graça para quem está vencendo. Top dos Carteados Des Djows.

Nas outras mesas rolaram World Wonders, The White Castle, Um Banquete a Odin, Ark Nova e Fantasy Realms.

Rummikub da derrota

Rummikub (2x): durante a semana, só para perder para A Noiva e deixar ela feliz.

3 curtidas

Surfosaurus é no mínimo curioso com uma arte bem duvidosa hahahahah

Valeu por deixarnos atualizados sobre as jogatinas.

1 curtida

Sim Thiagão, esse é “o que tem de divertido, tem de feio” kkkkk

1 curtida

Estreei recentemente com uma galera acostumada a jogar buraco, inclusive como alternativa ao mesmo, e foi sucesso absoluto, o pessoal pediu para jogar várias vezes já.

Eu tinha lido que era demorado e tentei começar com uma variante mais rápida, mas logo percebi que não precisava e todo mundo estava super tranquilo com o tempo do jogo.

2 curtidas

que massa Renato!

Unica coisa que fazemos aqui é fixar em 10 rodadas, a tal “regra de torneios” que se encontra por ai nas deepwebs kkk

1 curtida