Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.
Acervo
+ Viajantes do Sul do Tigris e Eufrates (Presente do Israel)
Israel, em confabulação com o Monge Patanga, me presenteou com esse que era o euro-item mais cobiçado da minha wishlist. Que delícia de surpresa! VLW JOW! #SemperTigris
Nota do isR34L: Já vendi o meu djow, mas é jogo sólido. Agora vou pro Brasil pra jogar o teu. #SEMPERDJOWS
+ Organizador Pega em 6 AcessóriosBG
Após ver o papel paraná da Bucaneiros, tive que pagar pra ver o da AcessóriosBG.
Material parece diferente, papel 2mm contra o 3mm da Bucaneiros. Menos rígido, mas com melhor acabamento, pois já vem com cor preta e tem um leve arredondamento nas quinas.
Curti, não precisa de qualquer pintura ou personalização.
(isso mesmo, você acompanharam review de PAPEL)
+ Pax Pamir (Mercado Libre)
Só tenho lembranças ótimas das partidas desse jogão, senti falta de poder joga-lo desde que o Israel foi pra Holambra. Alguém tinha que ter essa jóia, e aqui está, em todo seu esplendor e barbas (mas sem as moedas de metal que não se acha em lugar algum).
#ColeFag #SouMesmo
+ Organizador Papel Paraná Power Grid Bucaneiros
Como curti o organizador do Fury of Dracula, resolvi encher a caixa do Power Grid, que só com as peças e mapa base fica meio molenga e difícil de empilhar outros jogos.
Só me pareceu que essa versão do insert não está atualizada para a edição Energizada. Ele tem algumas marcações no mercado de usinas que serviam para o jogo clássico que não tinha lembretes de setup e manutenção dessa parte (que a edição Energizada tem). Não verifiquei se há informações conflitantes.
+ Organizador Papel Paraná Mage Knight Bucaneiros
Agora que uma tal loja queimou MK a preço de custo, não tem mais como vender esse meu comprado a preço de ouro. O negócio é mergulhar fundo e aproveitar ele, e um insert me pareceu obrigatório.
Diferente do que fiz com o Dracula, não tive inspiração para pintar ou personalizar nenhum dos dois inserts. Parece que textura de madeira não combina direito com ambos os jogos. Aceito sugestões.
Jogatinas
Polenta Day
Polenta sacrificou seu tempo de jogo pra fazer um churrasco clássico BR pra galera toda. A carninha foi servida NA NOSSA BOCA! Um verdadeiro herói do BG Tubaronense.
Endless Winter (1x): Polenta passou as regras e depois eu e o Bob assumimos com Xupim jogando sua primeira partida (e vencendo). Apesar do AP de metade da mesa, foi uma partida de menos de 2 horas, o que é louvável para um jogo com tanta coisa acontecendo. Cada partida curto mais e pioro minha pontuação nesse simulador de neandertal.
As Tabernas do Jow Profundo (1x): também primeira partida do Xupim. Felipe deu lugar ao Cadu. Bob bateu todos os recordes de pontuação com CENTO E OITENTA E UM pontos. Ele que devia ter um estabelecimento comercial na vida real, não eu. GG EASY.
Decrypto (1x): fomos pegos no pulo do gato, Marcel cantou vitória antes do tempo usando a estratégia peculiar de repetir as mesmas palavras da outra equipe. O time das esposas decriptou a gente para o além. Parabéns ai Galego!
London (Novidade, 1x): Regras by Polenta, bem enxutas por sinal.
Cada jogador tentou fazer seu jogo diferente dos outros, mas ficou claro que se devia manter os dois olhos na pobreza geral. O jogo do Guilherme parecia que não ia dar em nada pois estava com muitas pilhas de cartas, mas ele fez a cidade dele rodar bem o suficiente pra não tomar ré na pobreza-final.
Nota 8: curti o conceito, a arte e as mecânicas. Preciso jogar mais.
7 Wonders: Arquitetos (2x): quando a mesa principal ficou cheia, fomos do único jogo que caberia todo mundo.
Primeira partida de aprendizado geral, e já pediram mais um logo após.
Arquitetos é muuuuito mais rápido e simples que o original, e tem decisões mais singelas também. Mas suas qualidades parecem fazer mais sentido como um jogo de grupão para todas as idades.
Curti a produção cheia de inserts de delivery de sushi.
Nota 7: melhor que o original para jogar em grupo grande. Mais simples e rápido.
Azul Mini (Novidade, 2x): a noite, já em casa, estreamos o presente da Samara. Jogamos na cama mesmo, com os gatos nos “ajudando”. Os dashboards e os detalhes que fazem essa edição ficar estilo “travel” permitem jogar em qualquer lugar mesmo, não é propaganda enganosa.
Nota 8: com o tamanho da caixa (uma sacola) perfeito para esse tipo de jogo, é o único Azul que eu teria.
Quinta com Marcel Anjo Serafin
As Tabernas do Anjo Serafin (1x): ficou emprestado do Polenta para o Marcel matar o desejo de conhecer. É “jogo de dadinho” como diz ele. Passei as regras e jogamos 1x1 mesmo. Jogo bom, mesmo em poucos jogadores.
Yinzi (Novidade, 1x): nova aquisição de japa-jogos do Felipe, mas esse é PESADÃO. Aprendizado foi em grupo no YouTube. A esposa do Marcel até tirou sarro da gente quando viu “vocês marcaram hoje pra ver video juntos? Que massa” (ler com tom jocoso).
Jogo demorou a engrenar mas finalizamos ele em umas 2 horas e meia em 3p. Deu aquela vontadinha de jogar de novo, mais ainda após da tradicional revisão de regras pós-jogo (mas não erramos tanto não).
Nota 8: jogo duro! Ainda mantenho a expectativa de ver a interação das fabricas brilhar.
Teotihuacan (1x): pra encerar “leve” fomos construir pirâmides. A falta de prática nesse aqui me jogou pra trás em todas as corridinhas. Fui bem burro no geral, nem merecia estar entre esse panteão de jogadores.
Ahh, a expansão que trás os personagens com poderes e o templo laranja é must have.
Domingueira do Jow
Veggies (1x): que joguinho bom! É ficar de olho em geral e ir matando os ratos. Joguei uma partida e dei lugar pra Dede que chegou depois.
Gugong (1x): explicação FURIOSA do Felipe, como de costume. Rodou lindamente com mesa cheia rodou bem. Todo turno tinha construção de muralha. Vitória do Felipe que está invicto há umas 10 partidas no mínimo.
Istanbul (1x): tadinho do Marcel que sempre tem que ensinar as regras desse. Ao menos ele masterizou o ensino a ponto de merecer o Selo Spiel des Djows de “Melhor roteiro para ensino de jogo com condição de vitória por aquisição de RubiRubiRubiruBirruBirruBirru”.
Nota do isR34L: Joguei recentemente com os Holandêses, e descobri que eles passaram anos jogando com a regra de movimentação errada. Todo mundo ficou chocado. (risos)
Texas (Zelda) Showdown (Novidade, 1x): Polenta e Cadu chegaram do Jogaucha direito aqui pra casa, trouxeram uma cópia dessa vaza aqui. Acho que foi a segunda vaza que me deu esperanças de que eu poderia competir (a primeira foi Wizard, que começa com poucas cartas).
Acho que o fato de ter diversos naipes com pouca cartas, e todas elas terem anotadinho quais os valores que fazem parte do naipe me ajudaram a lembrar o que já foi jogado. Smart move!
Nota 8: vaza amigável a insetos medíocres sem memória (como eu), merece meus maiores respeitos. Divertido fugir das vazas e ver reviravoltas completas na mesa.
Scrabbelzinho na Semana
Scrabble (2x): A Noiva se encarnou nesse jogo, e eu acompanhei. Nessa primeira partida ela ficou feliz da vida porque venceu escrevendo Efizema. Na hora não notamos, mas depois vimos o uso errado de Z em vez de S. Acontece…
A partida em 2 fica boa, mas ainda é longa. Uma hora e meia, mas não era dia de jogo pesado, então ou era Scrabble ou filme de terror ruim do Prime.
Uma outra partida foi mais acirrada levou só 1 hora porque fomos burros e não teve mais como escrever nada. Esse jogo só precisava de uma trilha de pontos decente.
Folga do Cadu
Mille Fiori com Expansão (Novidade, 1x): nessa tarde divertida com Cadu e Samara, conheci a expansão The Masterpieces. Fiquei confuso ao ler o manual quando foi lançada lá fora, mas ao vivo tudo se encaixou.
Cada parte da expansão vem para dar uma mexida em algum detalhe do jogo base, exceto pelo set collection que é algo totalmente novo e quase desencaixado do jogo.
Tem novas formas de evitar aqueles turnos perdidos com as cartas da moça, a trilha estendida do barco e uma nova trilha que lembra um pouco a expansão Armada do 7 Wonders. Também tem a parte de mudar a ordem de turno com as cartas de homem.
Ai são mais combos, turnos bônus e claro, pontos na casa dos 300 e tantos. Para quem gosta do jogo base, a expansão é MAIS daquilo (exceto o set collection deslocado)
Nota 9: ótima expansão para quem já gostou do base. “corrige” muito entre aspas alguns detalhes que quem jogou muito poderia reclamar (ordem de turno, jogadas perdidas)
Chakra (Novidade, 1x): HYPE da Samara, um jogo bem bonito e charmoso, mas muito simplinho nas mecânicas. Chega a ser relaxante até, só cansa ter que ficar botando a mão no saco todo turno (só aceito isso no Tigrão e Eufrates).
Nota 5: equivalente a 20 minutos de meditação relaxante.
**Great Western Trail Segunda edição com Expansão (**1x): não é porque eu venci (por muito pouco), mas é jogão demais. Ainda me acostumando com as mudanças da segunda edição. A parte de dinheiro flui mais fácil, sem dúvida.
Domingão com os Primos
Data marcada com uns 2 meses de antecedência para jogar com os primos que estão viciados em joguinhos. Eles queriam alinhar certinnho para ter os dois filhos (4 e 7) juntos no dia para brincarem também, então foi MUITO jogo infantil. Se prepara.
Nhac Nhac (3x): divertido revisão de um jogo véio. Perdi 2 e ganhei 1 da priminha de 7 anos.
Nota 6: Jogo da Velha 4D. Componentes bonitões. Curti jogar com a criançada.
Leo (Novidade, 1x): tema bem simpático de cortar a juba do leão. No final a turma já tava olhando peça e roubando, o puro caos e mal exemplo para as crianças.
Nota 5: Jogo da memória coop divertidinho e simples de regras.
Floresta Encantada (Novidade, 1x): mais uma experiência em meio ao caos com umas 8 pessoas ao redor da mesa, gritaria, gente jogando antes dos outros. Achei legal a produção do jogo e o uso das cartas, mas acho que usamos uma variante mais simples que…. é simples demais kkkk
No final o primo mais novinho deu um flip table e acabou com a partida kkkkk
Nota 6: seria a variante “avançada” um jogo de verdade? o modo básico é muuuuuito simples. Produção e arte legais!
Catan Junior (Novidade, 1x): traz o feeling de construção do original sem durar 2 horas de frustração com rolagens de dados.
Dica: a família guarda todos os jogos assim, recolocando no cartonado, assim sabem que não foi perdida nenhuma peça.
Nota 5: rápido e indolor, pode terminar num susto.
A Game of Cat & Mouth (Novidade, 3x): divertido por uma partida, depois peguei a manha e ficou meio repetitivo. Joguei contra a prima de 7 anos kkk
Nota 5: enjoa rápido depois que você aprende o macete. Como produto é chocante, fica numa mala fechadinha bem imponente.
O Castelo é Nosso (Novidade, 1x): Tower Defense infantil jogando combinações de simbolos.
Nota 6: gostei do tema, da mecânica okay, mas achei bem bonito.
Fuga do Zoo (Novidade, 1x): jogamos o modo Coop, e me diverti
Nota 6: idéia legal de usar a caixa como parte do jogo. Mecânica de combinação das cartas é divertida, apesar de ultra random. Modo coop legalzinho (unico jogado)
Dobble (1x): tentamos jogar meu Mandalorian, mas os simbolos não faziam tanta sentido para geral, então pegamos o clássico para ter uma iconografia mais ampla. Divertido, como sempre, mas só quiseram jogar o primeiro modo e quase subindo na mesa, tava difícil de ver a carta no centro da mesa.
Walk the Plank (Novidade, 1x): fraquiiiiiinho. Chegou mais uma prima e claramente ela não tava curtindo , oque deixou o clima todo meio nebuloso. Ainda assim não vi muita diversão, festival de aleatoriedade em 6p. As vezes a PaperGames acerta bem, mas para acertar tem que errar também.
Nota 4: fraquíssimo, nem com as crianças fez algum sucesso. Aleatoriedade mil, e sem muitos momentos divertidos de viradas e chutes pra fora do barco. Alguns turnos são só burocráticos jogando cartas sem nada acontecer.
Taco Gato Cabra bababa (2x): fomos jogar e eles descobriram que jogavam errado a parte dos animais. Ficaram felizes da vida com a nova regra, o jogo voltou a brilhar para eles.
Bears vs Babies (Novidade, 1x): O primo precisou de ajuda pra aprender, e lá fui eu ler o manual. Tem uma estrutura boa de tutorial, e depois tem o manual de verdade. Da pra ver que é feito para o público ultra leigo, mas mesmo o primo não conseguiu decifrar.
Atenção: os primos compraram sem muita informação, não é um jogo infantil!
Nem lembro o que se faz no jogo além de jogar cartas de membros e capturar algumas coisas do meio da mesa. Dei graças a Deus quando o resto do pessoal fez a gente terminar sumariamente para começar outro jogo kkkk
Nota 4: Típico tema de piadinha que passa a não ter graça após a segunda rodada. Se fosse jogo bom ainda, mas é qualquer coisa. Não é infantil.
É Top? Natureza (5x): primeiros dos jogos do Polenta que levei para apresentar. Esse eles viciaram, foram várias partidas e até a prima de 7 anos brincou (com algumas adaptações). Olharam preço na Amazon na hora kkkk
Rummikub (1x): depois da primeira rodada eles já estavam comprando para dar de presente pros pais. Mais $$ pra Amazon.
Scrabble (1x): explodiu a cabeça geral. Amazon vendeu muito nesse dia.
Passa Palavras (4x): esse é sempre sucesso onde levamos. Foram 3 partidas Coop e para encerrar aquela partida truncada competitiva onde dois passaram as dicas e outros tentavam pontuar adivinhando. Muito divertido, ambos modos.
Domingão do Polenta
Trick of Rails (2x): Após Siri relembrar as regras, jogamos meio solto e sem prestar muita atenção no que cada vaza valia (trilho ou ações). Ai então levamos um “píto” que só um profissional da educação sabe dar.
A partir dai, todos comportadinhos, jogamos rapidinho e foi divertidão. Depois fomos em duplas na segunda partida e perdemos pra Noiva e Cadu.
Ambas partidas duraram menos de 15 min, o que é um ROI tremendo!
Nota 8: muita coisa legal acontecendo em 15 minutos de partidas em duplas. produção top da edição nacional.
Ready Set Bet (Novidade, 1x): juntamos quem estava na louça, no fogão, no Rummikub e fizemos um mesão desse hype aqui. Quem falou muito desse jogo foi o Guilherme, mas essa cópia é da família Polenta.
Bem louco e caótico, torcida para cavalo manco e garanhão perdendo, reviravoltas e cartas com texto que ninguém olhou durante a partida toda kkkk
Nota 6: melhor jogo em tempo real para multidões de jogadores. Tema ultra bem encaixado. Obrigatório jogar com tablet (pra não deixar um infeliz rolando dados)
Village ULTRA MEGA BOX (1x): Cadu vazou, talvez tenha sido a melhor idéia. Essa foi a partida mais zoada que já jogamos com essa galera.
Não sei se foi o calor (nem lembro da temperatura do dia), se foi o álcool (bebemos? também não lembro), ou só a união de poderes de jogo tão altos que quebraram as barreiras da realidade. É tipo Lovecraft, foi indescritível. Só vendo para entender.
Palavras da Samara : “nunca mais vou jogar Village”.
Sobre o jogo, partidas com pontuações baixinhas mas parelhas. Essa edição Big Box peca em separar DEMAIS as peças. Dificulta guardar e até o setup, pois não deixa misturar algumas expansões que sempre usamos.
E o Aniversário jow? Era pra ser dia 30 de Setembro, mas passou em branco. Dia 01 de outubro que rolou a party hard! Até o próximo relato sobre como enfiar 25 pessoas com 4 mesas num apartamento.
- Nossa newsletter (que não funciona lol)
- Blog independente no Medium
- Blog no BoardGameGeek
- Canal da Ludopedia