Família Mystica, Imbituba, Power Surfossauros— Dezembro/2023

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Acervo

1_E1qAPjvLULHJTzGbA2udhA

+ Suporte para Tigris & Euphrates (AcessóriosBG)

Frescura? Sim. Supérfluo? Com certeza. Estou feliz com esse upgrade feito sob encomenda? Mas é claro! E agora vocês não vão ver minhas peças e pontos toda vez que eu bufar e derrubar o biombo.

+ As Moças de Troyes (Alquimistas dos Jogo)

Notei que algumas lojas começaram a baixar o preço, e o meu faro de colecionista soltou um alerta, de que essa expansão pode acabar nos próximos meses (caraca, eu bem que podia ter esperado mais kkk). DA-LHE CARTÃO!

Alias, ao abrir a caixa, notei que os pontos de vitória são mais arredondados do que o jogo base

+ Expansões Root …… (Leão Livros)

No Brasil a gente não pode dar mole quando se fala em expansões pois nunca se sabe quando vai ter reimpressão. Mandei vir tudo lá do amigo Leão (curtiu a rima?).

+ Expansão Root Os Patangas do Submundo (Presente do Patanga)

O Grande Monge Patanga, seguidor do único Homem Careca, quis me presentear aleatoriamente para manter o equilíbrio do universo. Uma das caixinhas de expansões do Root veio como presente, assinada pela versão infante dele. Obrigado Patanguinha!

Jogatinas

Ensinando O Jogo do Boi

GWT (1x): na visita a Masmorra BG, o William ficou vidrado na capa do GWT Argentina, com aquele boi pronto pra virar bife. Ele quase comprou, mas alertamos (principalmente a namorada) que ele devia jogar antes para ver se curtia. Marcamos de ensinar ele e lá fomos nós!

Ele é um prodígio, sacou a mecânica e jogou muito bem… por sorte não venceu, ai eu teria que elogiar ele mais ainda para reduzir minha derrota kkk

1_ITijPmC5Kt_8jU2PR00DKA

Conhecendo uma mesa profissional

Eu e o Siri fomos visitar o Thiago Schulter, até então o primeiro proprietário de uma mesa Neverland aqui em Tubarão. A mesa é robusta, firme e rija (!), o tecido tem uma espécie de almofadinha que permite pegar cartas com mais facilidade, e as beiradas todas tem espaço para colocar as cartinhas de pé tipo cardholder. Melhora muito a experiencia de jogo, mesmo em relação a minha mesa handmade. Recomendo!

Hallertau (1x): já nos recebeu com setup desse jogão montadinho, pronto pro embate. Fazia teeeempo que não jogava minha cópia, foi massa demais relembrar na cópia do amigo o poder dos combinhos de cartinhas sem tema. O cardholder da mesa foi excepcionalmente ótimo para esse jogo, pela quantidade de cartas que tens que segurar e ficar olhando a ordem que vais jogar, e planejando os turnos e tal.

Tokyo Highway (1x): jogo super instagramavel!

Cryptid (5x): Thiago queria conhecer, me aproveitei das partidas curtas e jogamos várias de 10–15 minutos, incluindo algumas com pistas negativas pras dar aquela fritada. Em 3p bateu um sentimento do jogo ter ficado mais fácil. Parece que se você apostar num local em errar, o próximo jogador já vai ter tudo pra ir certeiro no local do bicho.

Acho que preciso procurar o grupo de Cryptomaníaco Anonimos, sou viciado nesse joguinho!

Na continuação

Cartógrafos: Heróis (1x): já na parte da noite, enquanto esperava a turma, eu e a Samara decidimos terminar uma partida iniciada em outubro (!). Tínhamos as fotos da pontuação, rodada e os monstros, além das folhinhas já iniciadas.

Venci por muito, e cada partida curti mais o joguinho. Quero mais hein, podem pegar as expansões!

Troyes (1x): chegaram Siri e Guilherme e comecei a passar as regras. Foi minha primeira vez ensinando esse, então deixei aberto muitas algumas detalhes que resultaram em repetidas perguntas durante a partida. Melhorar na próxima!

A partida foi dominada pelo Guilherme que foi nosso herói medieval, enfrentando todos os eventos sozinho.

Polenta Mystica

Terra Mystica (1x): esse aqui veio do nada. Conversando com Samara e Polenta falaram que era o jogo favorito deles. Na pandemia era Gloonhaven e um TM em todo encontro. Guardei essa informação e usei a meu favor num dia em que me convidaram para aprender um jogo novo (nãããooo).“E que tal um TM?” disse, e o jogo novo eu nunca nem vi.

Reaprendi as regras desse enquanto Polenta explicava pro Cadu. Fazia uns 5 anos que não via o tabuleiro desse jogo.

Não é que curti? Fui de sereias e consegui usar o poderzinho dela de fundar cidade, já me empolguei e fiquei na expectativa de jogarmos outro dia mais uma. Acho que jogar com eles foi especial pelas dicas e paciência com regras e estratégia. Não tinha uma lembrança tão legal desse jogo

Nota 9 (era 8): rejogabilidade altiiiiissima e ótima interação!

Tichu (1x) : logo após o melhor jogo em duplas já criado na China (fonte pendente). Eu e a Samara perdemos de virada. Começamos tão bem mas fomos suplantado a pelo poder do vínculo Pai-Filho.

Texas Showdown (1x): A Noiva chegou e migramos para um carteado que suportasse 4p. Samara se vingou da derrota do Tichu e ganhou esse por muito. A Noiva fez a pior pontuação mas gostou bastante. Cadê esse aqui no Brasil PaperGames?

Troyes (1x): no dia seguinte, domingueira, aproveita para propor o aprendizado desse para A Noiva. Mudei um pouco a ordem de como ocorrem as coisas, foquei bastante na parte de onde vez os dados, como obter mais, e acho que mais importante, já joguei com as atividades 1 abertas para que ficasse mais claro o que iríamos enfrentar.

Resultado não poderia ter sido melhor, ela gostou, quase venceu (por 2 pontos) e ficou louca pra ganhar de mim na próxima. Mais partidas garantidas, Eba!

Jogando em família

Rummikub (2x): com A Noiva, A Sogra e A Sobrinha. A pedido da Sogra, duas partidinhas desse, e duas vitórias da Noiva, que não sabe brincar. Eu fui o pior colocado em ambas pontuações, ficaram até com pena de mim lol

Terra Polenta

Tichu (1x): nessa revanche, esse eu e a Samara não demos nem tempo dos rapazes respirarem. Partida durou metade do tempo da anterior.

Terra Mystica (1x): a vontade de jogar mais uma dessas era grande. Eu nem sabia direito sobre as facções, só queria ver acontecer, observar as jogadas da Samara o do Polenta e aprender como fazer essa pontarada que eles afazem. Fui de Cultistas dessa vez e não consegui fazer ele rodar bem. Já quero mais uma partida, AGORA!

Wizard (1x): Foi nossa segunda partida desse e melhorou demais a visão que tínhamos do jogo. Eu mesmo, achava o jogo mais demorado da vida, e nem foi tudo isso. A Noiva adorou, quase vencendo o Polenta que jogou uma estratégia de apostar baixo e cumprir a promessa toda rodada.

Nota 9 (era 7): Uma experiencia de carteado épico, que começa devagarinho e se torna uma grande jornada com as cartas mais feias já desenhadas como acompanhantes.

O rapto do Menino Cadu Dourado

Root (1x): não sei se era algum feriado local, mas o Nael pode participar e o Cadu também, como Enviado Especial da Dinastia Polenta.

Foi dia para relembrar o Cadu as regras básicas e cada um depois ficou livre para pegar uma das muitas facções disponíveis com todas as expansões. Nael foi de Texugos e Cadu de Toupeiras. Eu permaneci com os Cultistas que eu já conhecia.

Foi uma partida ultra extensa, mais pela quantidade de consultas ao manual e aprendizado. O Nael teve que ler o vade mecum dos texugos e parecia que ainda não conseguir engrenar o fluxo dos bichos.

Foi uma partida apenas, foi LONGA, mas rodou legal em 3p, pois eram todas facções com bastante presença da palco.

Na continuidade… Farra Mystica

Terra Mystica (2x): no dia seguinte, uma parida em 3p que rodou super lisa, vitória da Samara.

O Nael chegou depois e relembrou o jogo enquanto mexia nas peças. Realmente uma máquina com HD SSD. E ainda venceu com os nômades, transformando todo o cenário no mundo do Mad Max. Empatamos e ele ainda venceu.

Duas partidas no mesmo dia, essa é a melhor parte do hobby… change my mind!

Férias com a família

Família alugou um AP para passarmos natal e ano novo em Imbituba (terra da baleia?). Apresentei jogo para quem não conhecia, e quem conhecia aproveitou para brincar bastante também.

Durante esses dias rolaram diversas partidas de LHAMA Party, Scrabble (AP kkk), Rummikub (com churrasco), Telestrations, Dobble Connect, Wizard (venci minha primeira partida desse). O publico variava de 13 anos até 55, e foi sucesso misturando todas as idades e níveis de jogadores. Ótimas lembranças!

Visitando Leo, Dora, Ju e demais Imbitubenses Gamers

Aproveitando a estadia próxima ao maior grupo de Board Gamers do litoral catarinense (fonte pendente), fui participar de um dia de jogatina.

Root (1x): a pedido do Léo, levei a palavra da Floresta ensinei as regras ao Léo. A Ju não curtiu e saiu no meio do caminho. Então recebi um chamado aleatório e fui buscar William, que aprendeu o jogo por osmose (menino prodígio).

![|700x358]

Arthur venceu com a forma imparável dos Marqueses, enquanto eu fui um NPC easy de Malandro e o Léo foi muito bem de Rapinas, considerando que é um tipo de jogo que eles não costumam jogar por lá.

Tiger and Dragon (1x): Arthur ensinou ao William e Dora e lá fomos nós tomar uma surra dos dois que acabaram de aprender. Partida muito divertida. E perder para uma criança tem um sabor diferente.

Papayo (1x): Léo falou que não curtia muito mas ajudou a preencher a mesa, e na primeira rodada pegou todos os pontos negativos. A Ju assumiu o lugar dele e falou que era um dos jogos favoritos… seguiu pegando todos os pontos negativos kkkk o casal estava amaldiçoado.

No outro lado da Mesa o William, já na vigésima latinha de cerveja morria de rir do Arthur, que fazia jogada ruim atrás da outra. Ahhh um carteado no calorão com uma cervejinha!

Xingu (1x): fui levar o William pra casa e na volta fomos de prato principal. Israel jogou e recomendou, e eu tinha vontade de revisitar, então usamos a paciência infinita do Léo que passou as regras para mim e Arthur.

Jogo muito diferente, com ideias meio únicas ou que nunca vi em lugar algum. interativo e até agressivo as vezes, uma delícia indígena!

Foram 2 horas para o Arthur vencer no final por pouquinho, mas todos ficaram bem parelhos. Eu duvido que seja jogável em SEIS jogadores, mas se todo mundo tivesse mais ou menos a par das regras de antemão, eu toparia jogar esse Xingu Imperium.

Nota 8: Interação muito além da esperada e tema bem casado com mecânicas. Acho meio feia as artes.

Na outra mesa jogaram Regi e Esposa, depois chegaram mais pessoas mas não conseguimos jogar o TMars naquele dia. Agradeço a recepção de todos, a cafezada e comidarada deliciosa.

Mais uma terça qualquer

Nesse dia o Diego passou o dia jogando com a família Polenta, e também ajudou a carregar e montar a mesa Neverland da família.

Surfosaurus MAX (2x): mais uma visita do Diego Esporte na Mesa, dessa vez entendi as regras, então pedi pra jogar mais uma partida. Não cheguei nem próximo da pontuação dos vitoriosos. Jogo divertidão!

Tiny Mini Gold (1x): na sacola mágica do Diego, cheia de jogos alternativos, puxamos esse KS print and play dele. Um jogo de roll and write curioso, onde cada jogador constrói o campo de golf do oponente (ao mesmo tempo). No final há uma fase de jogar no campo propriamente dito, e essa fase é demoraaaaada. Diego construiu praticamente uma armadilha dos Jogos Mortais pra mim, felizmente perdi minhas chances cedo e pude ir comer cavaquinho doce enquanto eles terminavam as jogadas.

Nota 5: melhor jogo de Golf que já joguei (só joguei Um). Curioso mas confuso. Ainda não entendi como dar uma tacada na bolinha kkkk

Power Grid (1x): oportunidade única de jogar com 6 cabeças algo não party, não carteado, não family… vocês entenderam. Cheguei com as regras meio bambas, e poeira encima da caixa do jogo, mas deu tudo certo.

Tentei fazer uma estratégia pífia de guardar recursos para encarecer o mercado, mas só fiquei trancado num canto do mapa chorando lol. Foi novidade para todos, mesmo o jogo tendo mais de 20 anos na cara. Felizmente todos curtiram!

Wizard (1x): mais um pra lista do Diego de “pq eu não joguei isso antes”(junto com Power Grid). Já na madrugada, vitória da Dede com meros 280 pontos.

5 curtidas

As fotos sempre agregam bastante ao texto. É ótimo ler/ver os relatos!

O FOMO acontece de um jeitinho diferente no BR :joy: Por aqui, comprei a expansão do Dune (Imortalidade) por medo dela desaparecer também.

Bom ou só bonito mesmo?

1 curtida

Fala Thiagão. FOMO BR é diferente mesmo, no fim tem que fazer essa coisa de comprar antes que esgote.

Tokyo Highway não é muito o meu tipo de jogo, mas acho que fica legal com vários publicos menos gamers. Eu não peço pra jogar.

1 curtida