Um mês de jogatinas mais tranquilas para descansar dos últimos MEGA eventos
Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use o cupom DJOW5 para receber 5% de desconto em toda a loja.
3D Zimba para deixar seus jogos com os organizadores definitivos. @3DZimba no instagram para orçamentos.
Acervo
+ Promos Estudiosos + Spicy (Leão Livros)
Menino Arthur e Siri foram para sua viagem de reconhecimento do monastério dos Patangas, e trouxeram alguns quitutes by Leão.
Mais detalhes da viagem no relato do Menino.
+ Só Uma (Mercado Livre)
Eu adoro esse joguinho, queria ter ele fazia tempo, mas a oportunidade veio naqueles cupons random do ML que as vezes supera valores das melhores lojas, é raro mas acontece (quase sempre).
Já preparando o bolso para comprar canetas novas logo após a primeira partida.
OPERAÇÃO IMPERIAL
Rolou um mega upgrade na minha cópia de Imperial 2030, link aqui!
Jogatinas
Estudiosos do Sul do Tigre (3x. Novidade): estreando o bichão, que é, até então, considerado o mais pesado dos autores.
Todas as partidas foram com A Esposa, ela aprendeu super fácil, e explicar as regras me fez perceber que o jogo não era aquilo tudo de peso.
Realmente, mais pesado que o anterior (Viajantes), mas ao mesmo tempo, mais fácil de tomar decisões pois são menos escolhas, menos aberto.
Nota 8: uma deliciosa mistura de puzzle pessoal (combinar dados e cores, fazer a a renda na ordem certa) com aquela interação positiva (deixar a bola quicando) estilo Brass. Produção excelente, arte agradável e tema bem encaixado na mecânica.
Jogatina de sábado
Rumble Nation Deluxe (3x, Novidade): estreia do novo jogo do Siri (Lanzen). Com Nael (N4t4n43l) e Ghisi (guilhermeaghisi).
Já de cara foram 3 partidas seguidas: uma aprendendo, outra evoluindo e por a terceira adicionando a variante com as cartas de personagens (modelo definitivo).
É o Tipo War que deveria ser mais conhecido. Basicamente, são duas fases: 1) você rola uns dados e adiciona pecinhas no tabuleiro 2) você resolve as batalhas em cascata na ordem das regiões do mapa.
Nota 7: jogo de guerrinha bonito demais, e com 25 min de partida tem planejamento, sorte (na medida), controle de ordem de turno e torcida para seu plano funcionar. Completo dentro da sua proposta.
Glory To Rome (1x): a seguir prestigiamos a cópia do Nael. Se tivesse mais tempo teria jogado até mais uma partidinha. Que. Jogo. Bom.
A partida poderia ter durado um pouco mais, mas o Gui fez uma jogada para finalizar, mesmo não tendo como vencer (jogada suicida). Siri venceu com 2 pontos de vantagem.
Brincando com A Sobrinha
Dooble Connect (1x): ela quis brincar com esse, mesmo eu explicando que não seria boa ideia jogar em 2 apenas. A Esposa se juntou e jogou numa gritaria e animação enorme. Mas a chama apagou rápido e trocamos de jogo em seguida.
Cartógrafos (1x): acho que foi a segunda tentativa da Sobrinha de jogar Cartógrafos. Ela ficou meio confusa, mas jogou super bem, ficamos com placares apertados. Outro dia propus jogar mais e ela não quis… acho que traumatizou.
Musculos VS Celébro
Innovation (2x): visita do Geraldinho (Geraldo Teixeira), nosso segundo lugar em power lifting do grupo (Siri em primeiro). Propus ensinar meu jogo favorito e ele topou.
Partida começou bem equilibrada, com ele pegando bem as mecânicas, mas logo entramos no famoso loop do “eu faço pontos, você toma eles” e ela foi se estendendo até a chegada do Siri.
Geraldinho concedeu a partida e começamos mais uma, com o Siri jogando junto e, obviamente, vencendo. MÁQUINA mesmo!
Uma tarde com A Sogra
Wizard (1x): A Sogra estava sedenta por um joguinho, ficou olhando a estante, tentando escolher um, mas o problema é que ela não consegue aprender outros além dos 3 que já sabe (só tem 32mb de disco).Fomos de Wizard em 3 apenas, e nossa, que partida divertida. Não sabia que rodaria tão bem. Em 1 hora e 10 min desenvolvemos um meta-game gostosíssimo de passada de perna em família.
Isle of Skye (2x): apesar da Sogra ter ficado com vontade de jogar esse (pela capa e pecinhas bonitas), ela se assustou quando montamos na mesa e decidiu ficar de fora. Jogamos apenas eu e A Esposa, a primeira partida com a expansão Druids (excelente) e a segunda fomos full expansion com Journeyman (esquisita).
Incrivelmente equilibrado, pontuações próximas, decidido só num finalzinho de jogo. Não sei a magia que fizeram aqui no design pra isso acontecer.
Noite aleatória
Dicionautas (1x): conhecendo o novo xodó dos amigos que foram no Jogaúcha. Um jogo de palavras nacional, com componentes bem legais (as letras, principalmente) e uma dinâmica boa de temas para as palavras, o que as vezes da uma empurrãozinho na falta de capacidade cognitiva da galera.
Nota 7: Scrabble (Palavras cruzadas) + Projeto Gaia. Gostei dos componentes.
Os Primos e Os Polentas
Holi: O Festival das Cores (1x, Novidade): visita dos Primos das Esposa, fizemos uma jogatina na Casa Polenta.
Holi foi a primeiro das estreias. Aprendemos meio que na hora mesmo, com base também em algum vídeo que assisti. Sinceramente achei que era um jogo pesadíssimo, um euro de alguma escola de outro universo. Acho que confundi com Immortals por conta dos “andares” do tabuleiro. Enfim…
É um abstrato (bem abstrato) com um sorteio de cartas que mudam as regras básicas, tornando o jogo teoricamente ultra-rejogável (isso é bom?). Quando terminou a partida, deu vontade de jogar mais uma, já que as regras estavam redondas… acabou que não rolou (mente cansada, eu acho).
O jogo exige uma certa destreza, até é meio fiddly ficar mexendo pecinhas no tabuleiro de plástico em 3 andares balançando. Você que tem dedos gordos que nem a gente, vai passar um trabalho a mais.
Nota 7: chamativo pelos 3 andares, com certeza é o tipo de jogo que merece ser jogado mais vezes.
Paris (1x): primeira vez jogando físico, eu já sabia boa parte das regras, então passei pro Polenta e Primo, e entendendo outras durante a partida.
Ao abrirmos a caixa e destacar os componentes, o choque: o manual estava completamente tomado por mofo. Mofo NOJENTO. Polenta ficou tirando esse manual de cima da mesa o tempo todo, evitando contato do manual bichado com todo o resto da casa dele kkk.
Sobre o jogo: é Kiesling/Kramer na veia! Não tem tabuleiro pessoal, todo mundo lutando no meio da mesa para garantir pontos de vitória de forma não tão direta, as vezes até se ajudando de alguma maneira, e com toques de parasitagem. Me pergunto somente sobre a rejogabilidade, se o meta vai desenvolver aberturas e “caminhos para vitória”.
Nota 8: um German Old School Euro moderninho, com produção primorosa.
Oriflamme (1x, Novidade): tipo de jogo com take that meio aleatório, pegando as vezes na pessoa errada. Me lembrou de leve o Citadels. Não é muito meu tipo de jogo, mas com crianças na mesa foi até engraçado.
Nota 6: bonito e rápido (graças a Deus).
Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use o cupom DJOW5 para receber 5% de desconto em toda a loja.
3D Zimba para deixar seus jogos com os organizadores definitivos. @3DZimba no instagram para orçamentos.
- Nossa newsletter (Novo link, será que agora vai?)
- Blog independente no Medium
- Blog no BoardGameGeek
- Canal da Ludopedia
- E até Youtube!