Terrinha Mystica e 8 anúncios da Vem Pra Mesa

Veja os 8 jogos anunciados pela Vem Pra Mesa e os 237 para o Diversão Offline. Temos versão light de Terra Mystica, roll & write de Zombicide e sugestão dos leitores nesta edição do mais quatro.

Terra Mystica Junior

MUNDO

A editora alemã Kosmos anunciou em seu instagram uma versão simplificada do aclamado jogo Terra Mystica. O responsável por transformar um jogo complexo em um jogo família é o estreante Andreas Faul, que teve a bençao de Jens Drögemüller e Helge Ostertag.

O jogo segue a mesma premissa do original: os jogadores controlam 10 facções assimétricas tentando pontuar, ao longo das rodadas, através da expansão de suas construções no tabuleiro. Como você só pode construir em terrenos da sua cor, será preciso terraformar o tabuleiro.

Em uma thread do Reddit, alguns detetives já começaram a elencar as mudanças percebidas através da imagem acima. Se já jogou Terra Mystica, acompanhe a lista:

  • Sem trabalhadores, os únicos recursos são dinheiro e poder;
  • Sem as trilhas de culto, templos e clérigos;
  • Fichas de cidade por facção;
  • 4 facções a menos e 2 tipos de terrenos a menos;
  • Mapa muito menor;
  • 1 jogador a menos e 1 rodada a menos;
  • Jogador não pode terraformar parcialmente (como em Gaia Project);
  • Sem opção de remover poder do bowl 2 pra mover pro 3.

Com estas alterações, o jogo ficará mais fácil de ensinar para novos jogadores, mas ainda será um jogo para queimar a mufa.

Terra Nova é um jogo para 2-4 jogadores, com duração de 60 a 90 minutos (contra os 150 minutos do original), com previsão de lançamento em inglês para 26 de outubro de 2022 e tem o preço sugerido de € 49,99.

O que mais é destaque pelo mundo?

E os anúncios não param

BRASIL

Com o Diversão Offline 2022 se aproximando, mais uma editora resolveu revelar seus próximos lançamentos e o status de seus jogos já anunciados. Ontem às 20h foi a vez da editora Vem Pra Mesa, que anunciou 8 novos títulos durante uma live no canal do Covil dos Jogos. Vamos a eles em ordem de nota no BGG:

  1. Merlin: Big Box (2020) de Stefan Feld e Michael Rieneck
  2. Merlin: Expansão Arthur (2018) de Stefan Feld e Michael Rieneck
  3. Merlin: Cavaleiros da Távola Redonda (2019) de Stefan Feld e Michael Rieneck
  4. Merlin: Expansão Morgana (2021) de Stefan Feld e Michael Rieneck
  5. Rune Stones (2019) de Rüdiger Dorn
  6. Old London Bridge (2022) de Gabriele Bubola e Leo Colovini
  7. The Specialists (2021) de Marco Canetta, Stefania Niccolini, Dimitri Perrier e Anne-Catherine Perrier
  8. Rocketmen (2021) de Martin Wallace

Seguindo sua parceria com a editora alemã Queen Games, foram anunciados mais 6 jogos da marca. Eles também trarão as 3 expansões da Big Box separadas para aqueles que já tem a caixa básica de Merlin.

Big Box: uma versão contendo em uma grande caixa o jogo base e mais de uma expansão. A 1ª aparição do termo foi em 2006 com Carcassonne Big Box, que hoje está em sua 6ª versão.

O que mais é destaque no Brasil?

Giro pelos financiamentos coletivos

Sugestão do leitor

Na última edição, Fernando Moritz nos avisou que tínhamos errado no título de um Great Western Trail; e o Thiago Guido sugeriu este tópico com o qual certamente você vai se identificar:

Maiores arrependimentos no mundo dos Board Games

Caso você queira colaborar com o mais quatro, escrevendo, sugerindo pautas, revisando e etc. É só entrar em contato com wyllian@lends.com.br.

Boa semana!

Chegamos ao fim de mais uma edição do mais quatro, que tem por objetivo trazer tudo que você precisa saber da última semana sobre jogos de tabuleiro.

Se você está gostando do formato clique neste link e inscreva-se para receber direto em seu email.

Bom início de semana e nos vemos na próxima 4ª-feira!

2 curtidas

Curioso sobre esse novo Terra Mystica