TERRAFORMING NUNCA MARS?

Vou ter que falar sobre isso.

No canal Gambiarra Board Games (@gambiarraboardgames) saiu um episódio falando sobre os jogos que a gente curtiu, descurtiu, e voltou a curtir. Meu amigo @tuliotmb então me passou o link do episódio porque ele sabe da minha saga (e ele tem a saga dele com o The Gallerist) que irei relatar agora. Link para o episódio do Gambiarra aqui → GBG Rodada dos Ouvintes #020 - Jogos que mudamos de ideia - Papo de Louco

Início de 2017

Meeple BR faz um anúncio que iria trazer um jogo chamado terraforming-mars (acendeu o meu radar, uma vez que eu PIRO em jogos espaciais), e lá vou eu olhar pelos youtubers o que viria a ser esse jogo. Cartas, cartas, um tabuleiro com a superfície de marte, tiles de cidades e florestas, e cubinhos, zilhões deles. INSTABUY pensei… e não deu outra. Paguei os 250 pila da pré-venda da época e aguardei a chegada desse que seria um dos meus jogos PREFERIDOS, CERTEZA. Comprei o insert da Bucaneiros (primeira versão), tudo junto.

Pois bem, chegou… fiz unboxing dos 2 produtos

Mix de feelings, maravilhado e um pouco frustrado (frustraçãoçãozinha número 1 decepcionado com o tabuleiro do jogador, aquela folha ridícula, MAAAAS… VAMO QUE VAMO), o jogo tem que ser bom. Vi que vieram umas cartas erradas, e que deveríamos aguardar o reprint delas, por enquanto com PDF disponibilizado para o Paste-up… (frustraçãozinha número 2)

Li o manual, joguei uma partidinha pra sacar qualé, chamei uns loco pra testar logo no primeiro final de semana, jogamos…

E…

https://media.tenor.com/kRO-aHo583cAAAAM/more-pr-poderoso-castiga.gif
BAIS OU BENOS, BAIS OU BENOS…

Certeza que tem coisa errada - pensei,Jogo arrastado, joguei de novo, joguei solo (não consegui digerir o jogo), joguei de novo com os caras… foi batendo frustração… alguma coisa estava faltando… e nada do jogo melhorar, assisti vários vídeos… nada parecia ajudar, fui desgostando, olhava com gosto amargo pra ele toda vez que o via na prateleira. Meu coração queria gostar daquele jogo, mas simplesmente não descia. Peguei ASCO do jogo, e VENDI-O-Ô.

Tchau, não quero mais saber…
https://i.pinimg.com/originals/8d/21/ca/8d21ca7d6ae7b3e0bc65b2b5f034aa01.gif

vai pra lá… vai pra láaa…

Anos passam, sticker favoritado no celular, “Terraforming Nunca Mars”… Expansões sendo lançadas… tabuleiros novos… E O TAL DO PRELÚDIO.

E eu nem aí, passando reto e jogando e comprando outros jogos.

Março de 2019

@tuliotmb me convida uma vez pra jogar Terraforming Mars, e eu… nah… já tive, não curti. Meio receoso sobre ele ter falado tão bem e depois de anos de vendido, comprei a versão digital, pra ver se melhorava ou se eu estava jogando errado. E NADA. Tava tudo certo, eu não estava fazendo nada errado (mas estava jogando SEM O DRAFT!!! IMPORTANTE O PONTO AQUI)

@tuliotmb empenhado em me fazer acreditar que Terraformar Marte era possível, me chama mais uma, eu nego, outra, eu nego… até que em determinado momento, OK. Vamos jogar.

30 de Agosto de 2019

Mesa montada, chazinho, Expansões (colônias, Prelúdio) e Hellas & Elisium (não lembro qual dos 2 foi), ensina de novo (afinal alguns anos tinham passado), ROLA O DRAFT de cartas entre as rodadas e lá vou eu.

SEQUER dei bola pras colônias. Fui somente no tabuleiro e motorzinho de cartas.

Resultado: 110 pra mim, 61 pro @tuliotmb e 74 pro Gustavo (acabado).

Caramba, nem sei o que fiz. O jogo era exatamente o mesmo que eu tive e joguei, mas teve outro gosto pra mim, na minha cabeça eu joguei exatamente como antes, porém, alguma coisa desceu melhor (talvez a vitória ACACHAPANTE??) sei lá…

Mais alguns anos se passam e em 2021 de novo Terraforming Mars entra na fila de jogos para rodar a coleção de jogatina…

Fiz 73, Juliano fez 73 (perdi para o desempate) e @tuliotmb (o dono do jogo) perdeu por 67. O jogo DE NOVO FICOU MELHOR.

Fui jogando no digital, e realmente, eu fui entendendo o que eu não estava sacando na época do jogo. EU precisava era não ter apreço pelas cartas que estavam na minha mão. Eu ficava segurando cartas que não iria usar tão cedo, e acabava que o jogo só disparava pra mim quase no fim do jogo. Fui entendendo o momento de jogar as cartas, entendendo a sinergia entre elas, e tudo começou à florir. Começou a voltar pra mim um feeling de MAGIC THE GATHERING que eu tenho até hoje (colecionei desde 1993 até 1996). E o jogo foi melhorando em cada partida no digital e pessoalmente.

Novembro de 2021

Compro o ARES EXPEDICTION, o que me dá uma aliviada na sensação de não ter gostado do jogo principal. Gostei BASTANTE desse jogo.

Agosto de 2023

Túlio, BORA JOGAR UM TERRAFORMING MARS - eu falei. Chamei na xinxa… BORA QUE TÔ PILHADO. Trouxe… jogamos novamente. GANHEI DE NOVO.
Cara… que jogo sensacional!!!

Na semana seguinte…

Setembro de 2023

BORA JOGAR DE NOVO… e lá fomos nós.
@tuliotmb VENCE por 96 (DEIXAMOS ELE SOZINHO NOS MARCOS, fez 15 pontos ali), Juliano 81 e eu fiz 80.

Esse mês eu faço aniversário… adivinhem o que aconteceu?

Terraforming Mars voltou pra coleção COM TUDO O QUE TEM DIREITO… COMPREI-O-Ô

MINHA ESPOSA ME DEU UM OUTRO PEDAÇÃO DELE terraforming-mars-big-box

TUDO MESMO.

Está lá. Na minha estante agora, desfrutando do amor do meu coração que agora definitivamente BATE POR ELE.

10 curtidas

Tenho uma relação estranha com o Terraforming Mars… às vezes amo, às vezes odeio, mas na maioria das vezes só tenho preguiça mesmo.

2 curtidas

Quando o jogo lançou no Brasil, eu estava retornando ao mundo dos boardgames. Ele me chamou atenção pela temática. Assisti a vários vídeos sobre o jogo no YouTube. Acredito que seja um bom jogo. Contudo, ele não vai rodar bem com o grupo de pessoas que eu jogo, por ser um jogo demorado, com várias ações. Acho ele de média a alta complexidade. Prefiro dar atenção a outros jogos. Estão caros. Então, tem que ter certeza se gosta mesmo, se vai rolar bem, antes de comprar. Mas, ainda vou testá-lo, nem que seja alugando um.

3 curtidas

Jogão. Quem não gosta é como você. Foi na seca,não entendeu,não jogou direito.

1 curtida

Pra mim contnua sendo Terraforming Nunca Mars… muita, mas muita coisa melhor pra se jogar…

2 curtidas

Adorei o relato! Nunca joguei e tenho curiosidade (alô quem for da ZL de SP e tiver pra jogarmos bora kkkk). Tem jogos que não encaixam nas primeiras vezes, né?

1 curtida

E o que achou do expedição ares :question:

2 curtidas

Gostei bastante. A arte é mais bonita, os cubinhos são mais lindos, o jogo é mais rapido, mas não espere 40min… é 1h no mínimo nas primeiras vezes.

1 curtida