Raids, uma corrida combativa entre vikings

086b4_iwfcxp.jpg

Pilhar ilhas, coletar runas, vender produtos e combater monstros. A atribulada vida dos vikings é o tema de Raids, um belo board game com toques de corrida e batalhas navais. Veja se você consegue recauchutar seu drakar enquanto obtém mais pontos de vitória.

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 40 minutos
Fabricante/Editora: Biboun**/**Buró Editora
Confira a faixa de preço

As Regras
Em Raids, os jogadores navegam de ilha em ilha para coletar vikings e parafernálias relacionadas, usando-os para lutar por bons espaços e contra monstros. O jogo dura quatro rodadas e, no início de cada uma, um jogador se move para um ponto vazio no caminho ou para um ponto ocupado, onde os vikings lutam até expulsar o adversário.

É possível coletar runas com o objetivo de ter lotes do mesmo tipo, transportar mercadorias para vender depois, juntar machados para combater monstros, coletar mais vikings para sua tripulação e acumular bônus entre rodadas. Quem tiver mais pontos no fim do jogo é o vencedor.

A Jogatina
Um fator pouco comentado nas análises de jogos de tabuleiro é o “insert”, o “berço” onde as peças ficam dentro da caixa. Em Raids, o design foi pensado para permitir uma organização prática e ágil, o que facilita o preparo de novas partidas. Esse cuidado também se mostra nos componentes.

As placas colocadas nas ilhas são de papelão resistente; os barcos e vikings, de madeira; e as moedas são… de metal. E tudo com uma linguagem e iconografia de fácil entendimento, o que contribui para a fluidez do jogo. Mesmo sem isso, as regras simples de Raids garantem uma diversão leve e rápida, quando se pega o jeito.

O tabuleiro é uma corrida por recursos, espaços, melhorias e pontuações extras. É sempre preciso ponderar onde ir, o que colocar no navio, quando atacar e como evitar que o adversário saia melhor do que você. A graça do jogo está aqui e em recomeçar a cada uma das quatro jornadas.

Raids não promete um sandbox nos mares, mas é uma muito mais que uma corrida naval. Acredito que a escolha do tema viking tenha sido para se diferenciar de inúmeros jogos de piratas no mercado, mas a ambientação cairia muito bem na dinâmica e no estilo visual do jogo. Bom, como deve dizer o ditado: “quem não tem nau, caça com drakar”.

Pontos positivos
Lindos componentes
Jogabilidade intuitiva

- Pontos negativos
Poderia ter mais peças variáveis por jornada

Veredito: 8,2/10
Arte: 9
Componentes: 10
Tema: 7
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 8


O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Assine a newsletter, confira nosso arquivo e os posts no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!