Drakkar Tum Tum, um batuque no ritmo dos vikings

Antes de começar a newsletter, um lembrete: estamos concorrendo na categoria Mídia Escrita do Prêmio Ludopedia 2020. Se puder votar, vai ajudar bastante na divulgação do nosso trabalho. Agora, vamos ao ritmo cativante do jogo nacional Drakkar Tum Tum:

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 14+
Duração da partida: 20 minutos
Fabricante/Editora: TGM Editora
Confira a faixa de preço

As Regras
Drakkar Tum Tum é um retumbante jogo musical viking. Sem perder o ritmo, os jogadores devem cooperar, baixando cartas para levar seu Drakkar até as ilhas da Harmonia, enfrentando grandes monstros marinhos, temíveis goblins e perigos ainda maiores.

Tome cuidado para não sair do ritmo ou colocar a carta errada em jogo, você pode perder a chance de renovar uma carta na mão. E não deixe os inimigos dominarem o navio ou será o fim da viagem. Para ganhar, visite as três ilhas e sobreviva a todas as cartas restantes do baralho.

A Jogatina
Jogos de vaza, aqueles onde é preciso ir colocar cartas na mesa até esgotar as que estão na mão, costumam seguir um padrão de jogabilidade com poucas surpresas. A original adaptação de Drakkar Tum Tum ao inserir um elemento de ritmo variável deixa tudo mais insano e divertido.

Por ser um jogo cooperativo, há muitas formas de perder e apenas uma de ganhar. Cantou no ritmo errado, encheu o navio de inimigos, colocou o vigia que abre as ilhas na hora que não devia, acabou com as cartas da sua mão? Perdeu, drakkario.

As dificuldades de ganhar não chegam a frustrar, pois o card game é rápido. Basta arrumar tudo de novo e seguir em frente. Toda vez que uma ilha é encontrada, a cantoria para e esse é um bom momento para concentrar, retomar o foco e continuar a viagem.

A arte é bastante carismática, com fácil identificação de quase todas as cartas (exceto a de redemoinho, que inverte a ordem dos jogadores). Há boa variedade nas condições que cada ilha pode ou não gerar e existe um modo avançado que dificulta a chegada do vigia. Para quem gosta de party games cooperativos, Drakkar Tum Tum é essencial.

+ Pontos positivos
Cooperativo muito divertido
Desafiador e com boas variantes

- Pontos negativos
Carta de redemoinho pode passar despercebida

Veredito: 7,6/10
Arte: 8
Componentes: 7
Tema: 8
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 8


O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se na newsletter, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

2 curtidas