Sou host de Airbnb e resolvi misturar minhas duas paixões: hospitalidade e board games! Criei uma “Boardgame Night” para os meus hóspedes — um aluguel com valor fixo incluso na estadia, com um cofre cheio de jogos para eles desfrutarem com amigos e família durante a viagem.
A ideia é proporcionar uma experiência de imersão bacana, com jogos leves, fáceis de explicar, mas que ainda sejam interessantes e divertidos — o tipo de jogo que quebra o gelo e prende a atenção mesmo de quem nunca jogou nada parecido.
Por isso vim pedir a ajuda de vocês: quais jogos vocês recomendam para compor esse acervo? Pensando em grupos variados (casais, famílias, amigos), sessões que não se estendam demais, e regras simples de aprender na hora.
Quem sabe, com essa experiência, alguns desses hóspedes não se apaixonem por board games como eu me apaixonei — e acabem se tornando parte dessa comunidade também!
Legal a ideia. É super comum nos Airbnbs a que vou com minha família terem uma pilha de jogos bem básicos. Às vezes um catan.
Levar isso para o próximo nível parece uma ideia legal para dar um diferencial no seu anúncio.
Confesso que se a ideia é ser tipo um cofre mesmo, eu colocaria em uma estrutura bem sinalizada, em que, ao abrir a porta, as pessoas sabem no que estão se metendo. Dividindo em categorias, com termos leigos:
Party games → Jogos para galera grande
Family games → Jogos rápidos para iniciantes
KIds games → Jogos para a criançada
Estratégicos → Jogos avançados/experts
Ai dentro de cada, colocar jogos na range de dois, quatro, e 8+ jogadores.
Daí é fazer a curadoria. Legal mesmo é você, tendo várias unidades, criar uns pods e rotacionar os pods para atrair visitas repetidas dos mesmos guests por conta de curtirem o diferencial.
Outro detalhe a considerar: ao fazer isso, há chance dos seus convidados trazerem mais pessoas para a unidade, e alguns hosts têm problema com grupos grandes dentro do imóvel.
Desculpe nao falar muito na curadoria dessas categorias, mas confesso que faz tanto tempo q nao jogo coisas dessas categorias, que nao acho que minhas ideas fariam sentido. Falado isso, no party game acho que o Flip 7 é uma ótima opção, assim como nos family algum dos Ticket to Ride pequeno, no Kids o Animal Upon Animal, e no estratégico seria legal algo como o Taluva…
Vou falar daqueles que fazem muito sucesso em casa com quem não é habituado a jogos modernos:
Exploding Kittens
Trio
Scout
Pega em 6
Coup
Flip 7
Como o Andre citou acima, a grande quantidade de pessoas pode ser relativamente problemática. Com isso, acho válido pensar na possibilidade também de incluir jogos que rodem bem em duas pessoas, pensando em hospedagens mais intimistas.
levei em conta essa questão de ter varias pessoas… mas temos um limite de ate 6 pessoas no espaço por vez. Então tentei focar algo dentro de todas esses setups e com dinâmicas diferentes
Eu iria de jogos classicos, consagrados e populares.
Priorize jogos que agradem uma maior quantidade de pessoas e que você consiga repor se precisar, os famosos evergreen. Também é interessante jogos facéis de aprender, seria frustrante passar a maior parte do tempo tentando aprender as regras de um jogo e não conseguir explicar para os outros depois, mas se o jogo for complexo um bem popular cuja o jogador já saiba as regras resolveria o problema, embora me parece meio improvavél alguém levar o seu grupo de jogos pesados, acredito que deve ser algo mais família ou um gupo de amigos que vai preferir coisas casuais, bom o Andre Metelo disse que já foi com a família em lugare assim, talvez ele saiba dizer mais sobre quem utiliza esse serviço, eu realmente não sei dizer, ainda mais se tratando de Brasil onde jogos são nichados, mas se fosse pra apostar, iria de jogos extremamente facéis de aprender, e talvez tentar pegar um público maior.
Fiz uma lista, mas coloquei um ou outro médio ou pesado, A maioria é facíl de aprender.
Ticket to ride (2-5)
Catan (3-4)
Carcassonne (2-5)
Dixit (3-6)
Coup (2-6)
Agricola (1-4)
Zombicide (1-6)
Wingspan (1-5)
Everdel (1-6)
Harmonies(1-4)
Brass Birmingham (2-4)
O senhor dos Anéis duelo pela Terra média (2)
Heat Pedal to the metal (1-6)
Hitster (2-10)
Código Secreto (2-8)
Pandemic (2-4)
Azul (2-4)
Splendor (2-4)
Kingdomino (2-4)
Love Letter (2-6)
No thanks (3-7)
Pega em 6 (2-10)
Clank! (2-4)
O ideal seria variar o tipo de jogo e não repetir mecânicas, confesso que não me atentei muito a isso, me parece interessante pegar um jogo do universo star Wars e senhor dos anéis pela temática se popular no público nerd, embora não sei dizer se esse vai ser o público e também não me considero nerd apesar de gostar de jogos