Jogos para apresentar para quem não é do hobby

Bom dia, galera. Blz? Comecei no hobby até pouco tempo e acabei arrastando minha namorada junto. Ela já conhecia os mais comuns como War e Banco Imobiliário. E pra minha felicidade ela adorou conhecer novos jogos e quando temos um tempo livre reservamos uma parte dele para jogar.

Acho muito legal como os jogos de tabuleiro criam uma interação que pouco se vê nos dias atuais. Comecei a pensar que seria divertido apresentar jogos para toda a família.

Dito isso, gostaria de dicas de jogos que sejam fáceis de apresentar para quem nunca jogou nenhum boardgame, com regras simples e com bastante interação. Para jogar com a mãe, vó, vô, tias, primos, gato e cachorro.

A quem puder ajudar, desde já agradeço! Tenham uma ótima semana.

4 curtidas

Cara, pensando em jogo de fácil apresentação, me vem imediatamente alguns à mente.

  • Exploding Kittens
  • Scout
  • Love Letter
  • Trio
  • Bang

Em geral são jogos de cartas pois há uma certa familiaridade prévia a mais e pra mim costuma ser mais fácil iniciar uma introdução ao hobby por meio deles. Um exemplo que deu muito certo com meu pai e meu tio (amantes do truco casual) que gostaram de jogar o Scout…

2 curtidas

Valeu pelas dicas, cara. Tenho o Exploding e o Love Letter. Meus amigos curtiram. Tava pensando em pegar o Trio, talvez por ser somente números e um jogo de memória seja mais fácil puxar a família pra jogar.

Esse Bang é o de cartas ou de dados?

2 curtidas

Trio aqui foi sucesso com os pais pela dinâmica fácil de baralho.

3 curtidas

Ticket to ride foi meu jogo de entrada no hobby, pra todos que apresentei sempre foi sucesso

5 curtidas

Flip 7, Hitster e Azul.

4 curtidas

O Trio é muito difícil que alguém não goste, pode ir sem medo. Quanto ao Bang, os dois são bons, mas creio que o de Dados funciona melhor com o pessoal que não é muito acostumado a jogar. Vez ou outra alguém sai se sentindo injustiçado, mas o jogo é muito bom XD

2 curtidas

Flip 7 é uma ótima pedida mesmo.

2 curtidas

Flip7 , Mantis , Tinco , Coup , Quartz , Código secreto , Só uma , Canvas , Kariba , Sintonia , Salem , Camel Up , Nekojima.

Esses são absolutamente simples de regras .

2 curtidas

Complementando a lista que os colegas já trouxeram:

Entrelinhas

Dobro

Parks (esse tem q importar, mas só precisa saber inglês quem vai ler o manual)

Harmonies

Spicy

Divicity

Planet

Cascadia

Se for lembrando mais, vou colocando aqui no tópico.

Flip7 foi sucesso com o resto da familia aqui. Azul é uma boa porta de entrada também. Odin, Trio, Bandido e Saboteur foram alguns que a família gostou bastante.

Vou falar três aqui que podem ser controversos (talvez nem sejam o seu tipo de jogo, se for o caso, ignore, mas pode ser que ajude outras pessoas) mas funcionaram aqui em casa. Tem que analisar bem o tipo de pessoa pra querer jogar um desses jogos porque eu entendo que pode ter o efeito contrário do desejado. 7 Wonders, Everdell e Zombicide.

7-wonders é muito simples, diferente e rápido. Pega não-jogadores bem. Consegui fazer minha mãe jogar e ela só gosta de Tranca e Rummikub! Minha dica é jogar uma partida e pronto, joga de novo no dia seguinte só pra não sobrecarregar quem nunca jogou, a não ser que queiram.

everdell também funcionou, é bonito, tem bela presença na mesa e introduz alocação de trabalhadores. Não é tão complicado e vai depender do quão bem você ensina o jogo e tem paciência de acompanhar durante a partida.

zombicide foi sucesso total com os primos e abriu as portas para outros jogos. Não é tão complicado, tem muita interação e participação de todos e se você estiver bem familiarizado com as regras.

Esse último ponto é algo que percebo que afasta as pessoas. Se você tem que ficar consultando as regras no meio do jogo as pessoas tendem a achar que é muito difícil porque “nem você sabe jogar direito” (é o que já ouvi antes, rs) e o tempo parado dá brecha pra pensarem que eles não vão conseguir nunca jogar. Eu costumo jogar uma partida curta com as pessoas novas, mostrar algumas cartas e possibilidades, mostrar o que eu mais gosto no jogo e o mais importante, não ganhar de lavada! Não saia fazendo os combos mirabolantes. Deixar os outros se divertirem é o que vai fazer com que queiram jogar de novo ou tentar outros jogos.

Abraços e feliz ano novo!

2 curtidas

Vou indicar alguns que ainda não foram citados.

carcassonne - acho excelente pra quem está começando. Da pra jogar ele numa boa cada um fazendo sua cidade/estrada/campo. Ou então roubando tudo do outro e bloqueando/trancando as peças do oponente. Fácil de explicar fazendo analogia com quebra-cabeça/dominó.

pega-em-6-25-anos - bem divertido e da pra jogar com bastante gente.

say-my-name - esse é pra galera que vem do imagem e ação (e as referências das cartas são ótimas).

3 curtidas

Catan é um bom jogo para começar o hobby.

2 curtidas

Acho que sua mãe vai se amarrar no Sequence. É o mais famoso entre amigos e família por aqui, além do Rummikub.

2 curtidas

Lhama, Entrelinhas, Kingdomino, Foto Perfeita, Pega em 6, Rummikub, Sequence, Scout, Uno Stacko, Azul, Ticket to Ride, The Mind, Ito.

2 curtidas

Aqui em casa os primeiros foram Catan, Carcassone, 7 wonders e Ticket to Ride.
Se vou jogar com um grupo novo, geralmente escolho o Ticket to Ride ou 7 wonders (algumas pessoas se assustam com o tamanho do tabuleiro do Ticket to Ride, hahahaha).

1 curtida

Ah! Sim, está na coleção e ela gosta! Mas não consegue jogar outra coisa além do Rummikub mais :rofl:

1 curtida

Esse tá na minha lista

2 curtidas

Estava pensando em pegar o Europa. A diferença para a primeira versão é muito grande?

1 curtida

Conhecendo minha família só de verem o tabuleiro de Zombicide iam correr kkk eu tbm não sou fã de dungeon crawler. Flip e Trio acho que são mais prováveis de gostarem, levar num churrasco de domingo vai ser sucesso. Quase peguei o Azul na black friday mas fiquei com pé atrás, preciso ver mais gameplays dele, escuto falarem muito bem. Obg pelas dicas

Feliz ano novo pra vc e pra sua família!

2 curtidas