Jogos de Tabuleiro - Uma experiência ainda mais uaaauuu!

A experiência que o mundo dos jogos de tabuleiro proporciona é algo incrível! Simplesmente uaaauuu! Todos juntos e misturados com um único objetivo: D.I.V.E.R.T.I.R!

image

E para que você tenha uma experiência ainda mais uaaauuu, segue abaixo alguns pontos para reflexão:

01. DOMINAR AS REGRAS
O domínio das regras do jogo tem influência direta no feeling da partida. Ficar conferindo regras enquanto joga pode perder o ritmo de jogo… e, mais que isso, jogar com as regras erradas pode transformar a experiência de um jogo por completo.

02. CONHECER O BACKGROUND DO JOGO
Conhecer a história que o jogo se propõem pode proporcionar uma imersão ainda maior.

03. TEMA
O jogo pode ter um tema que não agrade tanto, como por exemplo, um tema de guerra pode não chamar tanto a atenção de algumas pessoas… ainda assim, vale vivenciar a experiência para ter o feeling da jogabilidade… você pode se surpreender!

04. IMERSÃO
A atuação e participação das pessoas durante a partida podem transformar a experiência de forma única.

05. TRILHA SONORA
Ter uma trilha sonora que combine com o tema do jogo pode ajudar na imersão e experiência durante a partida… Ainda mais, se tiver a trilha certa para o momento certo.

06. HORÁRIO PARA APRENDIZADO DAS REGRAS
O momento para aprender regras é algo crucial. Se o corpo e a mente estiverem cansados para absorver 40-50 minutos de regras, pode influenciar na experiência do jogo.

07. QUANTIDADE DE PARTIDAS
É interessante jogar o mesmo jogo mais de uma vez, já que a primeira experiência pode ser considerada mais um aprendizado do que propriamente o jogar utilizando tudo que o jogo oferece.

08. COMPONENTES
Miniaturas pintadas, componentes 3D, moedas de metal, entre outros, podem agregar na experiência.

09. LOCAL PARA JOGAR
Existem jogos que consomem muita mesa, podendo chegar ao extremo de ficar muito apertado ou até mesmo não caber na mesa.

10. FORMA DE ORGANIZAR / GUARDAR COMPONENTE
Dependendo da quantidade / variabilidade de componentes, a forma de organizar o jogo, seja através de plástico zip ou insert podem influenciar demais na experiência do jogo, em especial no momento de fazer o setup.

P.S. Lembrando que isso não são “regras” ou algo “taxativo”… apenas alguns pontos que vale refletir sobre, de forma a entender se algum deles agrega ou não no seu perfil. :smiley:

2 Curtidas

Lendo esta postagem eu diria que tive experiências maravilhosas considerando estes fatores.

  • Saber a história do jogo - jogamos The Grizzled e na mesa um amigo sabia a história completa da guerra com detalhes e gerou uma imersão incrível.

  • Tema - particularmente não me agradava o tema do Village pelas mortes e valas, achava que poderia ser triste, porém ao jogar o tema não incomoda em nada e não tem este ar de tristeza que imaginei, achei um jogo incrível.

  • Imersão - jogamos arte moderna e a imersão da mesa foi tão grande que nos sentimos numa sala de leilão, foi uma experiência muito divertida.

  • Trilha sonora - Jogamos Pandemic Legacy 2 com uma trilha que até hoje ao escutar me lembro do jogo, as leituras das cartas combinavam perfeitamente com a música; me senti participando de um filme.

  • Horário de aprendizado - tentamos jogar um jogo e aprender as regras de madrugada depois de ter jogado vários jogos, uma regra super simples pareceu super complexa e não foi legal.

  • Quantidade de partidas - joguei Great Western Trail a primeira vez e não gostei muito, me senti sem opções e não curti; porém ao dar mais uma chance para o jogo foi completamente diferente e achei o jogo incrível.

2 Curtidas