Pode ser só impressão minha mas tava pensando se a Galápagos Jogos (que em breve será Asmodee) não anda meio em baixa aqui. Explico:
Licença da Disney está com a Grok (Branca de neve, Coup Disney, Rei Leão etc.) - antes eles lançaram o Star Wars Deckbuilding, por exemplo (licença Disney)
Presença medíocre no DOFF com falta de mesas de jogo(Fiasco?)
Jogos mofados e possíveis problemas recorrentes no estoque
Um possível “hate” dos jogadores por falta de estoque, ficar em falta etc. (Reputação queimada)
Uma presença muito mais acirrada dos concorrentes em trazer lançamentos pro Brasil (A Across the Board está arrasando nesse sentido), além de novos concorrentes, como a Jelly Monster.
Enfim, dá a impressão que antes eles nadavam de braçada aqui (não era um monopólio mas líder) e agora parece que nem tanto devido aos motivos citados. Claro que existe a Galapagos Spoiler e ainda tem coisa por vir.
Mas o que vocês acham, é nessa linha? Compartilhem suas opiniões e exemplos
Eu tenho a mesma impressão. A fila do caixa da Galapagos no DOFF era a única que sempre que eu passava perto tava vazia.
Acham que com a Asmodee assumindo oficialmente vai melhorar ?
Será que irão focar mais em TCG do que em BG ?
Só pelos jogos caros e mofados acredito que tenham conseguido hate suficiente de uma boa parte dos clientes… Não sei se foi pura coincidência, mas até hoje de jogos novos que comprei que vieram com pontos de mofo só tive da Galápagos mesmo.
Eu diria que ela ainda detém mais de 50% dos anúncios nacionais dos jogos importados, mas a concorrência está aumentando e isso é bom para todos!
No DOFF, eles realmente focaram nos TCGs para sim focar nos BGs no evento deles em setembro, foi decisão estratégica mesmo.
O hate tem pra todos os lados, e proporcionalmente vai ter mais hate deles, afinal eles tem mais jogos no mercado.
Os outros pontos (mofo, licenças) não sei opinar, mas pelo o que acompanho, não vejo nada em baixa, ainda mais que é lançamento toda semana praticamente.
O que vejo é caminhando bastante pra linha de TCGs (magic, pokemon, swu, altered, e sei lá mais o que…), se isso é bom para os boards, talvez não, não sei…
Acho que antigamente a Galápagos era responsavel pela maioria dos jogos mais relevantes do hobby, hoje temos mais concorrentes, o que é ótimo.
Mas independente disso acredito que ainda estão fortes, trouxeram Frosthaven recentemente, to no aguardo do Food Chain e fora diversos jogos “hype” que eles trazem.
Entre todas as produtoras que entrei em contato a Galapagos teve o melhor pós venda, mas é opinião pessoal mesmo.
Algumas coisas a pontuar: Tem acontecido com frequencia tiragem menor dos lançamentos e reprints (esgotando rápido) e preços muitos elevados (como por exemplo forest shuffle: jogo de 25/29 dolares por 279 reais)
Minha impressão é o contrário:
Asmodee está simplesmente comprando todas as licenças relevantes, lançando mais de 50% dos jogos mais lembrados e esperados no cenário nacional e é simplesmente a unica empresa que eu vejo hoje profissional. Tem os problemas mas acho que essa fusão vai ser muito significativa no Brasil nos próximos meses.
Pra quem disse da pífia participação no DOFF. A galapagos deixou bem claro sua atuação no mercado, não existe nenhum interesse em investir em feira. Só mostrou TCG pelo que disseram.
Agora assim…me desculpe…mas se vc nao é influencer ou não tem algum interesse comercial em fechar parcerias dentro da feira, acredito que o doff é o maior pega otário que tem.
Eu fui 1x no Doff, para nao ir mais. Infelizmente, eu me senti como sendo o produto do Doff, e nao o cliente.
E como recuso gastar para ser produto, nunca mais compensou ir.
E se a Galapagos (que confesso nao curtir as praticas), nao ve valor em ser cliente do Doff, ela deve ter um motivo. E o legal e especular esse motivo. kkkkkkk..
Com certeza você tem total razão.
E nem precisa especular não. A resposta é bem direta: não tem porquê a líder do mercado investir em MAIS UM EVENTO (mostrando mais do mesmo), sendo que ela tem o próprio evento de ‘‘Spoilers’’ para pegar os mesmos otários e cobrando bem caro por isso.
As empresas falam que precisam atrair novas pessoas para o hobby e ignoram completamente o cliente… vai entender.
Depois não adianta chorar quando a Amazon-US levar a fatia dela.
Não é uma fusão, a Galapagos foi comprada pela Asmodee lá por volta de 2018. Só agora que vão tirar o nome.
Não sei da onde vocês tiraram esse número de 50%. Parece bem exagerado. Pior se fosse mesmo, pois imagina que tristeza para um país em que o dono de metade das licenças não lança um jogo novo no principal evento.
Pq você acha o DOFF pega otário? Pra mim o Galapagos fest consegue ser bem pior.
O que eu acredito que aconteceu é uma pequena soma de fatores.
A Galápagos adquiriu muitas licenças, se comprometendo com lançamentos e teve um grave problema de logística no início do ano, atrasando ainda mais o que já estava atrasado.
Aparentemente já foi resolvido esse problema, então podem esperar a volta dos grandes lançamentos mensais deles, esse mês inclusive, está previsto pra vir Andromeda’s Edge.
Porém, acredito que será o último ano de “grandes lançamentos” deles. Pela nota que soltaram quando anunciaram a mudança de nome pra Asmodee, eles deram a entender que vão focar em jogos mais familiares, provavelmente tentando furar a bolha e trazer mais gente pro hobby com jogos mais de entrada. Se for isso mesmo, veremos cada vez menos jogos medio/pesados nas mãos da asmodee.
Concordo contigo.
Acredito que as empresas ainda vão esperar as respostas do mercado ao novo tarifaço. Muita coisa está rolando, estúdio fechando, parcerias sendo quebradas, além das recentes fusões e aquisições.
Até acomodar essa alteração do mercado, acredito que jogos mais simples (em produção e também em peso) vão performar melhor.
Prevejo um ciclo de 2-5 anos.
Acredito que sim. Jogos mais leves (infelizmente na minha opinião) tem apenas vantagens.
Se você pegar um harmonies por exemplo, você alcança a pessoa que nunca jogou, a pessoa que iniciou agora no hobby, a pessoa antiga mas que tem preferência por jogos mais leves, e até mesmo o heavy player que sempre tem um amigo novo pra apresentar jogos, ou quer flexibilizar a coleção.
Fora que num país com a nossa população e o tamanho ínfimo que é o mercado de BGs aqui, a escalabilidade é gigantesca, coisa que com jogos mais pesados você nunca atinge, pq jogos pesados satisfazem apenas uma parte do mercado que já é estabelecida.
É claro que a Asmodee ainda vai trazer alguns títulos de peso pra satisfazer essa parte do mercado, até por que essa pequena parcela tem um peso muito maior pra imagem de qualquer editora de BGs.
Mas na minha opinião, aqui no Brasil, eles vão focar em atingir um público mais de entrada. Posso estar enganado, mas o que me parece muito claro, é que o que realmente vende bem hoje em dia, é essa dezena de joguinhos leves lançados todos os meses. Provavelmente é o que mais encalha também.
Mas se seguir a historia da FFG, nao acredito q teremos jogos pesados, pq infelizmente faz muito tempo q a FFG nao lanca nada remotamente perto de jogo mais pesado. Claro que existe o rumor da nova expansao do TI4, mas esse e um caso diferente, por ser um dos xodozinhos da FFG, e os caras devem lutar para manter fazendo ele, ainda mais por ja ter um mercado conhecido, e ja sabendo o tamanho da base e capaz de justificar.
Outro detalhe e a questa de vender bem em loja, pois aqui por perto (niteroi RJ), as lojas puras mesmo estao simplesmente morrendo. Acabam virando uma mistura de locadora, lanchonete, luderia, e qq outra coisa que atrai cliente para consumir algo.
E deixei por ultimo a opniao sobre jogos leves, pq acho q eu sou tao fora da caixinha, que p apresentar jogos para pessoas novas (para mim), ja comeca com Inis, Hansa por serem os levinhos q ainda tenho paciencia para jogar. O Harmonies mesmo, achei infantil demais, tipo, so jogaria com as minhas filhas. Sei que nao e o normal, mas e o nicho do Hobby que curto. E infelizmente fiquei muito triste de perder a FFG como uma fonte grande de jogos, mas pelo menos a GMT ainda ta por ai. (Sim, pego jogos direto de fora, pq ficam muito mais baratos que no mercado nacional- ainda mais agora com a importacao direta pela Amazon).