(ex)Resumão das jogatinas VI (novembro/21)

Vamos para o sexto mês de resumão (nem tão resumido assim :rofl:) das jogatinas por aqui! Sem perder tempo, #sssimbora

Nesse mês, consegui jogar 24 jogos diferentes. Do total, 19 jogos foram presencialmente, 5 foram online e 7 foram jogados pela primeira vez.


Lista dos jogos de novembro

Dos jogos presenciais nesse mês, só tenho coisas boas para falar. Todos os jogos que eu joguei, eu gostei da experiência na mesa. Foi 100% de aproveitamento!!!
Começo falando dos estreantes de caixa pequena. Tivemos uma pequena overdose de jogos de cartas e muitos deles sendo de vaza. Iniciando a conversa com o desconhecido #joraku (que comprei numa promobug do Tiendamia), venho vos falar que esse jogo é surpreendente! Não sei como uma simples vaza pode proporcionar uma queimação de juízo como este pequenino jogo proporcionou. O jogo te faz pensar muito qual a carta que tu vai usar porque os efeitos e consequências que ela pode trazer são enormes! Após a vaza (que vai de 1 a 6 e tem o ninja que pode ser 0 ou 7, dependendo das cartas jogadas), o vencedor pega a carta de pontuação e faz o efeito da sua carta usada na vaza podendo mover peças ou matar peças dos oponentes e, ao final de uma rodada de 6 vazas, tem uma nova - e grande - pontuação que vai alterando de valor em cada região e isso é muito looouco! Fora que a pontuação vai escalonando de um jeito que permite viradas no final do jogo. Eu ainda estou perplecto com esse jogo. Quero jogar mais vezes porque percebi umas manhas boas para tentar na próxima jogatina.


Joraku fez nossa cabeça queimar

Outro que gostei bastante foi o #the-crew-mission-deep-sea que melhora o já bom #a-tripulacao-em-busca-do-nono-planeta . Ambos são bem parecidos, mas a nova versão traz um deck de cartas de missão que traz uma variabilidade gigantesca mesmo você escolhendo a mesma missão no livro de campanha. Acabamos jogando várias vezes a nova versão e a que tem disponível no Brasil ficou meio de lado.


The Crew (2) chegou chegando! Na segunda foto, temos as cartas de missão que são a novidade da versão


The Crew é bom, mas foi deixando de lado por causa do irmão mais novo

Ainda na onda dos cooperativos, jogamos #regicide que não é vaza, mas se joga com um baralho comum e alguns marcadores para indicar as força e vida dos “monstros” que devemos enfrentar. Estamos tentando derrotar os Valetes, Rainhas e Reis de todos os 4 naipes e não temos como nos comunicar para informar aos outros jogadores o que podemos fazer (como está nossa mão). Pensem num joguinho desafiador! Bem legal mesmo e mais um exemplar de coop que me fez dar o braço a torcer.


Um baralho, uma caixinha de fichas de pôquer de 50 conto e voilà(!!!), temos Regicide!

Mais uma estreia e foi com #linko da dupla Bebeto e Romário dos BGs Wolfgang Krrrramer e Mirrrrra el Kiesling. Os caras sabem o que fazem, pelo amor de Deus! Os caras são foda! Que joguinho simples e muito massa de se jogar! Mais um punhado de cartas usadas de forma simples, inteligente e gostosa demais de jogar! Basta jogar uma quantidade qualquer de cartas do mesmo valor e torcer para que ninguém coloque a mesma quantidade de cartas de algum valor maior (ou você vai querer que alguém pegue de propósito??? :smirk: :sunglasses:). No final, após alguém não tiver cartas na mão, dispara o final do jogo. Conta-se a quantidade de cartas que tu baixou menos as cartas que ainda estão na tua mão e vence quem tem mais pontos (nem sempre quem fica sem cartas na mão vence :wink:). Topstezeira demais!


Linko, na versão alemã Abluxxen

Deixando por último, meu queridíssimo [melhor partygame criado pelo homem humano (te amo, Kramer!!!) e quem discordar é clubista!] #pega-em-6 que é bom, é top, é magnífico! Que jogo bom que eu nunca enjôo (e olhe que eu já me abusei de muito joguinho desses que são rapidinhos para jogar). Pega em 6 é BONDIMAIS e acabou-se!


Olha o boooi!

Saindo dos pequenos cardgames, joguei #keltis do Reiner Knizia e foi bastante divertido o jogo. Bem simples que aparenta ser uma corridinha, mas é mais um jogo de ter o timing certo e que dá para fazer uns combinhos nas ações. Abstratão que é pura matemática. Esse ficou sem fotos kkk

Tive mais uma rodada dupla de #city-of-the-big-shoulders e (dessa vez) de #brass-birmingham e, como sempre, só sucesso! Falei mês passado sobre como gosto de ambos os jogos e sempre vou querer joga-los!
Dessa vez, tem uma resenha para ser contada… Conseguimos juntar todos os integrantes do nosso grupo (um milagre) e na hora de jogar Brass, um deles rejeitou o convite de outros dois (que normalmente vencem as partidas de Brass), mas aceitou jogar comigo e um quarto integrante na conversa. Resultado final, eu disparei na primeira era do jogo, acabei vencendo e até hoje tiram onda do cara que rejeitou inicialmente porque ele estava escolhendo adversários com menos experiência no jogo haha


City of the Big Shoulders e Brass - pimpados - sempre fazendo sucesso!


I encontrão da galera pós pandemia

Apresentei o #race-to-the-new-found-land ao outro grupo de jogatinas e os caras acharam massa demais! Foi muito massa a partida (como sempre) desse jogo de ação programada com controle de área onde rola uma disputa muito boa em quem chega primeiro num valor X da trilha de pontos para escolher os bônus e também para ter a maioria nas áreas das ilhas e no mercado. O jogo conta com uma proposta muito massa de iniciativa, onde quem tem mais pontos de vela, tem o barco mais rápido e joga primeiro dando altas rasteiras nos coleguinhas! Aprovadíssimo pelo grupo!


Race na mesa!

Outro de ação programada que é MUITO divertido é o #lords-of-xidit . Toda vez que jogo é muito bom, todo mundo gosta e as risadas nas trapalhadas durante a partida superam qualquer jogada errada. Você é um cavaleiro que está se aventurando pelo mundo de Xidit, procurando recrutas para enfrentas os monstros. Só que, você precisa escolher as 6 ações da rodada tudo de uma vez só e sem mostrar a ninguém! É aí que entra o “ação desprogramada” que faz todo mundo rir quando dá merda porque muitas vezes você escolhe matar um monstro, mas alguém foi lá alguns turnos antes e matou na tua frente. Fora que o sistema de pontuação desse jogo é muito diferente de qualquer outro que já joguei e muito massa! É sorteado a ordem das 3 pontuações (dinheiro, fichas de canção e torres); só no final da partida você mostra quanto tem de moedas, conta quem tem a maioria das fichas de canções nas regiões e a quantidade de andares que tem suas torres. A partir disso, na ordem, você vai eliminando os últimos colocados até sobrar um na última pontuação. Isso faz com que o jogo tenha muitas e muitas reviravoltas divertidíssimas! BONDIMAIS!


Recrute as minis (camponês, arqueiros, guerreiros, sacerdotes e magos) para enfrentar os monstros e ganhe a glória eterna em Lords of Xidit

Nesse mês tive a oportunidade de jogar #carcassonne duas vezes (uma na versão normal com expansão e outra com a versão #carcassonne-edicao-20o-aniversario - que tá linda pra caraio! - só o jogo base) e gostei bastante das expansões. Não aumentam a complexidade - apesar de aumentar o tempo de jogo por ter mais tiles para colocar - e fazem uma diferença boa na partida. Usamos a expansão da pousada e catedral, do abade, comerciantes e do meeple maior.


Carcassonne com expansões


Carcassonne 20 anos só o jogo base

Joguei uma partida solo do #camisa-12 e achei bem legalzinho. Rapidinho aprendi as regras e joguei (empatei num 8x8 no último tile e venci nos pênaltis! Chupa, curintxa! :pig: :nigeria:). Joguei e já tô querendo jogar contra meu pai!


Avanti, Palestra!

Joguei também #the-castles-of-burgundy e nem tenho o que falar desse jogo, só sentir :sweat_smile:. Um belo (não tão belo assim) quebra-cabeça gostoso de jogar e bastante inteligente. Como sempre, uma boa pedida!


Cinquenta tons de verde, ops! Castles of Burgundy

(Tá terminando!)
Esse mês fiz um combo de jogos italianos com #barrage , #tekhenu-obelisco-do-sol e #teotihuacan-city-of-gods (este último com todas as expansões)! Só jogão topstezeira! Tinha tempo que não jogava Barrage e foi um sofrimento (kkkrying). Cheguei nem nos 100 pontos e os caras brigando lá nos 120+ :cry:
No Tekhenu não foi diferente. A esposa de um amigo venceu a partida sem nem pontuar a carta de decreto :tired_face:. Mas ainda sim, um dos melhores lançamentos desse ano! Gosto demais desse jogo e cada partida é muito diferente uma da outra.
Já Teotihuacan, jogamos pela primeira vez com a expansão nova e já colocamos tudo de uma vez só. E foi massa demais! Deu uma renovada boa no jogo e permitiu vários caminhos estratégicos para você focar em um ou dois e segui-los. O jogo não ficou muito mais pesado, só abriu possibilidades para você focar em algumas coisas. Muito bom e só quero jogar agora com todas as expansões!


Barrage foi pra mesa depois de um tempão!


Tekhenu brilhando na mesa


Teotihuacan com todas as expansões subiu demais no meu conceito! Vai ser difícil escolher um top 10 nesse ano…

Sigo vencendo no #anachrony-edicao-essencial , fazendo aqueles combos maneiros… Mas, dessa vez, superei e cheguei nos 75 pontos, aproveitando um vacilo de um dos jogadores. Teve gente que não entendeu bem o jogo, mas acabou curtindo muito no final. Jogamos uma segunda partida (ganhei de novo!!!) e a galera já jogou bem melhor. Já já chegam as miniaturas e ele vai ficar mais foda ainda!


Ainda sem as miiiniixxxx, mas é bondimais Anachrony

Por último, teve a tão aguardada estreia de #age-of-steam e só confirmou a certeza de que é um JOGÃO! Que jogo foda, cheio de interação, muito simples de aprender e com decisões que te fazem queimar muito os neurônios!
“Tenho dinheiro para ir pro leilão ser o primeiro jogador?”
“Construo até cidade X? Faço entrega aqui antes do fulano?”
“Vou ter dinheiro para pagar tudo?”
Todas essas tomadas de decisões são primordiais e é o que faz o jogo brilhar! E lá vamos nós com mais um jogo para entrar na lista de favoritos :speak_no_evil:


Além de ser foda, é bonito demais! Esse design minimalista e colorido dão um charme ao jogo

Por já ter falado muito, só vou destacar #azul das partidas online e deixo só as hastags de #rallyman-gt #alhambra #as-ruinas-perdidas-de-arnak e #marco-polo-ii-al-servicio-del-kan. Há anos que não jogava Azul e joguei uma partida no BGA. E foi divertido demais jogar com a galera do Sul. Deu vontade de jogar presencialmente de novo.

Ufa! Acabou! Agora sssimbora fechar o ano mês que vem com jogatinas e o meu TOP10.
Valeu para quem acompanha e qualquer coisa comenta aí o que acharam!

4 curtidas