Feijões em Brazil: Lancashire - Janeiro/2022

Feijões em Brazil: Lancashire — Janeiro/2022

Um começo de ano sólido, que seja um aperitivo do que está por vir nos próximos meses.

Jogatinas

Brazil Imperial (2x): tivemos a primeira e segunda partida do Nael. Também rolou uma transferência de COVID involuntária, mas estamos todos bem! Rolou aquela guerra fria, bloqueio com unidades militares e pontuação bem apertada.

Nota 8: jogo sólido

Nota do isR34L: 6. Tive 1 só partida em 3, senti o Scythe melhorado, mas ainda Scythe. Acho que minha cópia vai embora, e vou aprender a gostar o dos amigos.

Carcassonne (4x): A Noiva diz que foram CINCO partidas seguidas, mas só registrei 4, o que não muda o fato de ter sido uma NOITADA Carcassonne a 3. Cópia antiga, não tão bonita quanto a edição de 20 anos, mas efetiva na diversão. As partidas foram bem competitivas e bem marcadas, coisa que só acontece com 2 e 3 jogadores, mais que isso é melhor ir de outro joguinho.

Nota 8: Reaprendendo a apreciar esse joguinho clássico.

Nota do isR34L: 8. Recentemente reduzi de 9 para 8, pois já não to fazendo tanta propaganda, mas acho um clássico de respeito e jogo fácil. Mas é um jogo para 2 e 3 players de fato, nada mais.

Trajan (1x): uma partidinha com A Noiva, e ela adorou. Eu estou insistindo em botar esse na mesa pois estou na dúvida se vale a pena mantê-lo. Sei lá.

Nota 8 (era 9): acho que não estou numa época boa para gostar de euros. Nenhum deles me da borboletas na barriga.

Cartógrafos (1x): primeiro jogo da visita do Israel Fonseca e A Ana. Cópia emprestada sei-lá-de-quem. Excelente jogo dessa pegada de desenhar. Gostei do fato de você poder se programar para as formas geométricas que virão, claro, contando ainda com muuuuita sorte. A interação de passar a folhinha pro amigo é melhor na prática que na teoria. Gostei!

Nota 7: um dos melhores do gênero de rabiscar

Nota do isR34L: 7. Achei sólido, senti que tinha bastante “sustância”, para um jogo de rabiscar (#preconceito).

Welcome to (1x): após Cartógrafos, quis mostra para A Ana mais um jogo desse tipo. Esse eu não sei, parece que quanto mais jogo, menos quero jogar, mas quando jogo realmente curto a pegada de ir ficando com as escolhas cada vez mais apertadas. Acho que só cansei de sempre que jogar, explicar as regras.

Nota 7: redondo (ou rotundo?)

Nota do isR34L: 7. Na mesma faixa do Cartógrafos e talvez por ter jogado menos, talvez até me encante um pouco mais.

Bohnanza (1x): finalmente consegui jogar uma partida completa desse jogo que deve estar aqui faz 3 anos. Foi a surpresa do mês, sem dúvidas. Depois que pegamos fluxo, ficou bem rápido rodar os turnos e divertidíssimo negociar. Gente ficando puta, gente oferecendo o que não tinha, gente chorando de rir.

Nota 8: Jogão, mas é só uma partida por vez, nada de jogar a tarde toda.

Nota do isR34L: 6. Aquele que no momento certo vem brilhando (como foi o caso dessa partida). Porém sei que não é um jogo para eu ter na minha coleção, já que iria com outros fillers mais “garantidos”.

Brass: Lancashire (1x): estreia dos trenzinhos doa Ludeka. Esse jogo é sempre um deleite, e acho que os jogos econômicos acabam fechando comigo mais do que os euros de conversão de recurso. Tive uma partida com bom início, mas peguei muitos empréstimos e não consegui fazer eles renderem. Nota: não subestimar o poder do carvão nível II.

Nota 10: o jogo é duro!

Nota do isR34L: 10. Euro raiz, sem essa de ser solitário. Se eu puder parasitar cada rota, vou parasitar.

Great Wall of China (1x): Felipe mostrando seus jogos niponicos para A Ana e Israel. Esse Dr. Knizia é genial, cheio de detalhes que depois apareceram em outros jogos dele como Loot e Samurai.

Nota 7: Regras simples, boas escolhas, pontuação inteligente!

Nota do isR34L: 8. Gosto bastante, se sair uma versão 2.0 bonitosa (e não que a original seja feia), vai estar no meu radar certamente.

Hanabi (1x): Israel Fonseca tava eufórico com esse jogo porque descobriu que da pra deixar as cartas descartadas reveladas na mesa, jogando no modo “profissional” diz ele. Realmente, incrementou mais a estratégia para um jogo mais competitivo. Gostei e melhorou bastante a partida. Mas é UMA partida por jogatina.

Nota 8 (era 7): tensão, risadas e falta de memória.

Nota do isR34L: 8. Não é um THE CREW, mas é um jogão. Acho que joguei umas 3 partidas seguidas.

A Tripulação (18x): tudo isso de partida para passar 3 fases (12–13–14). A zona morta (madrugada) é muito complicada em 5 jogadores.

Nota 9: mas é nota 10 com a turma certa.

Nota do isR34L: 10. Talvez o jogo que eu tenha mais jogado em 2021, e continuo jogando. Jogo tanto, que ta quase ficando ruim. Já comprei a sequência: valeu PATANGA.

Agricola (1x): depois de meses parado, muito bom ver esse clássicão na mesa. Como já comentei, euros não estão me atraindo tanto, mas esse me deu aquela satisfação ao terminar a partida. Muito bom ver a construção da sua fazenda, ver as carta baixadas rendendo, sair do loop da fome e investir em outras áreas.foi muito bom, apesar do AP e demora no draft.

Nota 9: melhor jogo de fazendinha

Race for the Galaxy (1x): partida 1x1 com o Michelzinho, me aproveitei do fato dele não lembrar como jogar e ganhei dele pela primeira vez. Vitória é vitória!

Nota 9: #JogueMaisRace

Pot de Vin (2x): uma partida 3p para passar as regras e depois uma em 4p, DE DUPLAS. Meninos X Meninas, e levamos um sacode delas. O jogo em duplas ficou muuuuito bom e é um tipo de experiência que tive pouquíssimas vezes. Gostei demais!

Nota 8 (era 7): #JogueMaisEmDuplas

Nota do isR34L: 7. O playground perfeito para aprender a contar cartas (como podem ver, eu e o Djow ainda não conseguimos).

Destaques

Novo gabarito (vulgo top 100) do Fel Barros terminou de sair no Covil. Vários jogos inesperados e muita coragem de sair do lugar comum.

Maratonei tudo que precisava das lives do Bravo e o Apaixonado. Adoro uma acidez.

Lançamentos

  • Praga não sei o que: tá ai um euro que me traz uma certa empolgação em provar. Parece cheio de possibilidades de combo, melhoria das ações. Mas ta cariiiinho e tem uma poluição visual inicial grande.

  • Pax Pamir 2nd edição: jogaaaaaço, diferente de tudo que você já jogou. (Nota do isR34L: 10. Só compre.)

  • World of Warcraft: Wrath of the Lich King: apesar de não jogar um Pandemic há eras, sou interessado em ver até onde o “sistema” pode ser moldado em novos temas.

  • Nossa newsletter

  • Blog independente no Medium

  • Blog no BoardGameGeek

  • Instagram

  • Canal da Ludopedia

2 curtidas