Bunny Kingdom, um tabuleiro para coelhos dominarem

Dominar territórios, expandir a produção de recursos, construir castelos e usar pergaminhos para controlar o mapa. Essa é a dinâmica de Bunny Kingdom, um jogo de tabuleiro lindo e desafiador trazido novamente para o Brasil pela Buró Editora:

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 12+
Duração da partida: 60 minutos
Fabricante/Editora: IELLO/Buró Editora
Confira a faixa de preço

As Regras
Selecione cartas e escolha as mais adequadas para posicionar suas criações de coelhos nos 100 quadrados do tabuleiro, fornecer recursos para suas colônias, construir novas cidades para aumentar sua influência e planejar sua estratégia para marcar no final do jogo.

Depois de cada turno, seus grupos de feudos/territórios contíguos lhe concedem pontos dependendo das cidades e dos diferentes recursos que eles incluem. O jogo termina após a quarta rodada e o jogador com mais pontos ganha o jogo.

A Jogatina
Da primeira impressão ao abrir a caixa até a contagem da pontuação final, Bunny Kingdom surpreende (positivamente). As peças bem produzidas, as abundantes cartas, os fofos coelhinhos, tudo contribui para fazer a jogatina ser divertida. As regras de fácil entendimento misturam draft de cartas e controle de área.

Entre os tipos de cartas estão as de território, que indicam onde colocar um coelhinho; as de construção, que permitem criar edificações ou recursos em áreas dominadas; provisões, que entregam duas cartas extras; e pergaminhos, com modificadores na pontuação ao fim do jogo.

Tudo isso no esquema de pegar duas cartas, usar e repassar o restante para o adversário. Então, é possível mitigar a sorte ao saber quais cartas estão na rodada, torcer para a estratégia dar certo e atrapalhar os outros jogadores pegando o que eles gostariam. Uma das surpresas foi o modo de dois jogadores, onde há descarte permanente de cartas e uma disputa acirrada.

As construções multiplicam o valor de um feudo (conjunto contíguo de coelhos) pela quantidade de recursos diferentes que eles produzem. A cada rodada, mais pontos podem ser obtidos com a melhoria e expansão dos feudos. As táticas para ganhar não tem receita pronta, cada partida é diferente. E essa flexibilidade permite muitas partidas de Bunny Kingdom, algo que o jogo merece.

https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/34e4c_2j5ro7.jpg

+ Pontos positivos
Belíssima arte e componentes
Ótima dinâmica para mitigar a sorte com as cartas
Desafiador e disputado entre dois jogadores

- Pontos negativos
É preciso cuidado para as torres dos castelos não quebrarem

Veredito: 8,4/10
Arte: 9
Componentes: 9
Tema: 8
Mecânica: 8
Rejogabilidade: 8


O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se na newsletter, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!