[Análise] Dungeon Drop

Análise do jogo Dungeon Drop

Título: Dungeon Drop (2020)

Idade Recomendada: 8+

Duração média da partida: 20 min

Número de jogadores: 1 a 4 jogadores

Designer: Scott R. Smith

Artista: Marília Nascimento

Editora: Grok Games

"**“Repleta de tesouros incalculáveis, diz-se que os túneis são habitados por criaturas incomuns, tanto adoráveis quanto terríveis. Mantém a coragem enquanto as próprias paredes se movem à luz das tochas…é hora de cair na masmorra! ”

Dungeon Drop é um incrível jogo lançado em 2020, e publicado no Brasil em 2021, pela editora Grok Games. Criado pelo designer Scott R. Smith e ilustrado pela brasileira Marília Nascimento, Dungeon Drop foi o ganhador do “Game Pieces Only" em 2018 e surpreende pela arte carismática, jogabilidade e diversão.

Com uma pequena mistura de explorar masmorras, personagens no estilo RPG e um pouco de bolinha de gude, Dungeon Drop instiga a curiosidade só de olhar.

Vamos à análise!

Resumo do jogo:

A preparação de Dungeon Drop é bem simples:

1º Cada jogador escolhe (ou sorteia) uma raça+classe

Opções não faltam!

2º Cada jogador ganha (aleatoriamente) sua própria aventura secreta

Missões de todos os tipos!

MONTAR A MASMORRA!

O jogo dura somente TRÊS rodadas e, em sua vez, cada o jogador realiza as seguintes ações (em ordem)

1 - Explorar

Comprar um número de cubos da caixa, sem olhá-los, e derrubá-los dentro da Masmorra

Cubos maiores e mais valiosos/perigosos

Agir (opcional)

Ativar a habilidade da sua Raça ou a habilidade da sua Classe

Pilhar

Formar uma sala imaginária escolhendo 3 cubos cinzas (pilares), e então coletar todos os cubos dentro ou tocando esse espaço. Essa sala é feita com linhas imaginárias, triangulando quaisquer 3 cubos cinzas.

Cada triângulo é considerado uma sala, escolha o que melhor encaixar em sua estratégia!

Onde o jogo fica interessante:

Primeiro e mais importante de tudo: o jogo não tem limites.

Mesa básica de Dungeon Drop

A masmorra é do tamanho da mesa disponível e os jogadores podem construí-la/expandi-la como bem entenderem.

Vou muquiar os cubinhos só pra mim.

As salas formadas podem ser de qualquer tamanho e formato, porém, o jogador deve se atentar a dois pontos importantes:

  • É necessário considerar somente 3 cubos cinzas como pilares desta sala;

  • Uma sala não pode conter outros cubos cinzas dentro dela de forma alguma (você não pode coletar pilares, né?).

Mesmo com a pontuação geral ser semelhante para todos, cada jogador recebe sua própria missão secreta. Esta missão pode alterar totalmente a forma de pontuação de um jogador.

Missões diferentes, pontuações distintas.

Cada jogador possui sua própria combinação de raça+classe, com habilidades bem caóticas e inusitadas!!

Alguns personagens acabam parecendo Minecraft

Como qualquer outra masmorra, Dungeon Drop apresenta diversos monstros! Os quais fazem os jogadores pensarem duas vezes antes de coletar os tesouros de uma determinada sala. Além dos monstros comuns, temos o poderoso dragão, o qual só poderá ser enfrentado caso o jogador possua o escudo mágico!

O jogador não pode morrer coletando itens (por mais tentador que seja)

E o ponto mais importante vem agora: o jogo só é organizado em turnos no modo introdutório. Até aqui, citamos apenas as regras básicas e a forma amigável de jogar.

Agora conheceremos o jogo pra valer.

Basicamente, segue-se as mesmas regras de antes: jogar os cubos, fazer as habilidades, criar a sala imaginária e coletar os tesouros. Porém, no instante que precede a construção da sala, todos os jogadores podem colocar seu meeple aventureiro em algum ponto da masmorra.

Coloque seu meeple em qualquer ponto!

Caso seu aventureiro seja coletado pelo jogador da vez, ele ganha os tesouros, mas você ganha um ponto extra! Vocês acabam de trabalhar em equipe!!

Desta forma, os jogadores devem ficar atentos aos pontos de coleta mais promissores, tentando sempre “ajudar” seus colegas.

Você não faz nada, mas ganha ponto por estar no lugar certo na hora certa.

Descrição física do jogo:

Peso: 0.50kg Dimensões: (20cm x 20cm x20cm)

Uma pequena e quadrada caixa, com uma arte amigável e colorida, com material firme! Tamanho semelhante ao de três jogos pocket juntos.

Com design compacto e espaçamento justo, a caixinha em forma de cubo é interessante e temática, contudo, pode ser difícil armazená-la justamente por seu seu formato peculiar e existe o risco de derrubar tudo, caso seja pega somente pela tampa.

A caixa pode deslizar.

Cartas: 40 cartas (90.0 mm X 90.0 mm)

A arte das cartas é criativa e nos remete imediatamente ao mundo dos RPGs.

O grande problema está nas dimensões das cartas. É um sleeve quadrado muito incomum e difícil de encontrar. Com somente 40 cartas ao todo, e pouco embaralhamento, é difícil se considerar a necessidade de sleeves.

Outros itens:

4 Auxílios ao Jogador

4 Marcadores de Ordem de Turno

1 Trilha de Pontuação

4 “Meeples”

4 Marcadores Solo & 4 de Equipe

90 Cubos Padrão & 3 Solo - o ponto mais alto do jogo é, sem dúvida alguma, os cubos coloridinhos

Prós:

  • Um family party game bem divertido e diferente!

  • Possui regras e setup simples (quase inexistente).

  • Dependência de idioma médio. O jogo não tem muita coisa escrita, trabalha basicamente com cores, porém, é necessário que alguém leia / decore o que cada raça/classe faz, além de explicar a missão secreta de cada jogador.

  • Rejogabilidade altíssima, pois depende da combinação de raça+classe, da missão secreta, da quantidade de jogadores, etc.

  • Muito bom para crianças de 10 e, até mesmo, 8 anos. Exercita toda parte de observação, agilidade, planejamento e coordenação.

  • Possui modo solo!

Contras:

  • Consideramos o preço de R$ 90,00 um pouco salgado. O jogo consiste basicamente de cubos e algumas cartas para complementar. É bem provável que muitos irão torcer o nariz e dizer que é mais fácil construir o jogo em casa.

  • Precisa jogar no chão, numa mesa com bloqueios, ou qualquer coisa que impeça de perder os cubos. Eles pulam muito e vão para direções imprevisíveis, o que é bom…e ruim.

  • Atualmente, os monstros disponíveis são: Goblins,Trolls e o Dragão, os equipamentos são apenas o Escudo Mágico e as poções de cura. Poderiam haver mais opções de monstrinhos e equipamentos, permitindo uma leve sensação de “melhorar” o personagem, e até um clima mais aventureiro.

Opinião pessoal:

Dungeon Drop é uma caixinha cheia de surpresas! Nos surpreendeu com as ilustrações, a criatividade de cada raça/classe, nos cubinhos coloridos e brilhantes e na jogabilidade! Ênfase na jogabilidade simples, mas que exige muita coordenação motora, criatividade e uma acuidade visual impecável. Como tivemos muitas divergências quanto às linhas imaginárias, foi necessário a utilização o VAR em nossas partidas:

VAR caseiro

A melhor parte, é que o jogo possui milhares de promos e expansões já lançadas lá fora:

Isso mesmo, expansões!! Mesmo sendo um jogo bem rápido (três rodadas), ficamos com a sensação de que falta algo, que poderia ter um pouco mais de RPG nele. Por exemplo:

  • Possibilidade de comprar itens (armas, armaduras, magias, poções) entre as rodadas, em troca de alguns tesouros coletados. Permitindo assim, derrotar mais monstros, coletar de duas salas simultaneamente, dar mais petelecos nas peças, etc;

  • Missões adicionais;

  • Magias diferenciadas;

  • Novas masmorras.

O que precisamos agora, é que a Grok Games / Mandala Jogos nos tragam as demais expansões, para podermos montar uma seção na prateleira só de Dungeon Drop’s e, quem sabe, arrumarmos a mesa ideal para este tipo de jogo.

Concluindo, Dungeon Drop foi uma verdadeira aventura, cheia de cubinhos e risadas! Principalmente quando o cubinho cai da mesa e todo mundo corre pra encontrar!

Por enquanto é só!

Se gostaram ou viram algum erro, só comentar abaixo!

A Itabuleiros trabalha com locação de jogos, card games e RPG, além da organização e decoração de festas e eventos com jogos de tabuleiros.

Confiram também redes:

Instagram: @ITABULEIROS

Facebook: https://m.facebook.com/itabuleiros/

Site: https://www.itabuleiros.com.br/

2 curtidas

Análise divertida e relevante!
Faz tempo que estou namorando o titulo, mas ainda não deu coragem/promoçãoBoa para o adquirir.
Mas vou o considerar mais dps do post :wink:

Obaaa
Que bom que gostou!

O jogo é bem legal e já estamos na torcida para chegarem as expansões no Brasil

1 curtida

Muito boa a descrição e análise do jogo. Acho que você descreveu a sensação que tive ao jogar. E to louco para as expansões chegarem ao Brasil pra completar a minha coleção.