Dungeon Academy, um tabuleiro de exploração agitada e tátil

Pegar o mapa, preparar o equipamento e avançar em caminhos feitos de dados. Quem nunca fez isso, não é mesmo? Em Dungeon Academy, a dinâmica do jogo é revelar uma masmorra criada com dados personalizados e correr contra o tempo para escolher o melhor caminho. Será que você chega vivo do outro lado?

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 1 a 6
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 20 minutos
Fabricante/Editora: Matagot/Buró Editora

As Regras
Cada jogador tem um pedaço de papel que mostra quatro dungeons, sendo cada masmorra uma grade de 4x4, formada por 16 dados. Os jogadores passarão por cada uma delas, de preferência com vida.

Para isso, é preciso desenhar o caminho percorrido sem repetir os espaços e dentro do tempo cronometrado. Cada jogador tem um personagem que mostra a vida e a magia, necessários para derrotar os monstros, junto com um poder especial. Acumule tesouros e pontos de glória para vencer essa aventura.

A Jogatina
A boa impressão de Dungeon Academy começa na grade onde os 16 dados formam aleatoriamente as masmorras. A dinâmica tátil de jogar os dados no “teto”, colocar o piso, virar a estrutura e revelar a dungeon é muito satisfatória.

O tabuleiro mistura as mecânicas de rolar (e revelar) os dados com escrever em uma folha o caminho a ser percorrido. Tudo deve ser feito em alguns segundos (60s no modo fácil, 45s no médio e 30s no difícil), o que gera uma exploração agitada e favorece erros engraçados durante a jogatina.

É possível baixar um app para cronometrar as rodadas, mas ele não passa de um cronômetro temático. A arte bem produzida e a quantidade de personagens (e seus poderes) favorece a rejogabilidade. Os tesouros recolhidos em cada rodada geram mais aleatoriedade e diversão nas partidas.

Para quem busca tática nesse jogo festivo, é possível atingir pontuação bônus derrotando monstros do mesmo tipo ou tamanho. E, embora tenha uma boa versão solo, Dungeon Academy merece mesa cheia para aproveitar toda a diversão.

+ Pontos positivos
Modo solo funciona bem
Tempo cronometrado agita a partida
Partidas rápidas e divertidas com grupos maiores

- Pontos negativos
Não há muita interação entre os jogadores
App do jogo é apenas um cronômetro temático

Veredito: 7,8/10
Arte: 8
Componentes: 8
Tema: 8
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 8

1 Curtida