Clank! Cuidado Com o Dragão

Olá pessoal, como estão? Espero que estejam todos bem…

Um jogo que não poderíamos deixar de falar é o Clank! Um deck building de aventura. Foi um jogo muito comentado e vendido desde o seu lançamento, tanto no Brasil como no mundo, mas porquê disso tudo?

image

Clank! foi lançado em 2016 pela pela Renegade Game Studio e aqui no Brasil foi trazido pela Conclave em 2018. É um jogo de 2 a 4 jogadores, que leva em torno de 60 minutos.

É um jogo do Paul Dennen onde você tem que construir o seu deck para adquirir recursos e assim, explorar o Covil do Dragão.

O Clank!, diferente de muitos deck building, mistura tanto a questão do aprimoramento do seu deck, quanto um tabuleiro onde você adentra o covil para roubar artefatos e acumular pontos de vitória.

No jogo, todos os jogadores começam com um deck igual, onde você saca 5 cartas e, obrigatoriamente, deve jogar todas as cartas da sua mão na ordem em que preferir. As cartas geralmente contêm:

-Habilidade, que servem para você comprar outras cartas disponíveis

-Espadas, que irão te ajudar a derrotar monstros que surgem na masmorra ou irão te prevenir de danos dos monstros existentes no mapa.

-Botas, que irão te ajudar a se movimentar pelo tabuleiro, alguns locais dificultarão a sua caminhada pelo tabuleiro, fazendo com que você gaste duas botas para se movimentar, forçando o jogador a parar naquela sala durante o turno ou estando trancadas.

Existe uma enorme variedade de cartas com diversos efeitos diferentes como descartar cartas para comprar outras, curar ou até mesmo se teletransportar para outras salas, coletar ouro, adicionar ou retirar cubos de clanks da área de clank.

Mas afinal o que são clanks?

Todos os jogadores recebem cubos de clanks das suas respectivas cores, eles representam o barulho que cada player faz conforme explora o covil e isso chama a atenção do dragão. Toda vez que ele fizer um ataque, todos os cubos contidos na área de clank são colocados na Bolsa do Dragão e sorteados, se sair a cor de algum dos jogadores, o mesmo receberá dano, se sair preto, o Dragão errou o ataque. Pela questão do sorteio dos cubos de clank ser o quesito que faz os jogadores receberem dano ou não, existem poucas cartas com a mecânica de “trash”, que é você poder retirar uma carta do seu baralho para que se possa ter uma possibilidade maior de pegar cartas mais fortes em sua mão.

Um outro lugar existente no jogo é o mercado, lá você pode comprar itens que irão te ajudar em sua estratégia. No mercado, são vendidas chaves mestre que servem para passar pelos lugares trancados facilitando assim a sua fuga e te dando alguns pontos, mochilas que te dão a possibilidade de carregar um artefato a mais que também te dá alguns pontos e coroas que te darão mais pontos de vitória no final do jogo, e existem cartas que são ativadas caso você tenha um coroa.

Os jogadores só podem sair do covil caso tenham coletado ao menos uma relíquia. Eles não podem pegar mais de uma, a não ser que tenham uma mochila, ou abandonar as suas relíquias para pegar outra, daí vem a questão do quanto você é ganancioso, o quanto você vai querer adentrar as profundezas para pegar as relíquias que te darão uma maior quantidade de pontos de vitória e assim, correr o risco de tomar ataques do dragão.

Os jogadores que saem da Masmorra, ganham uma ficha de conhecimento profundo que garante pontos no final da partida. O primeiro jogador a sair ou o primeiro a ser nocauteado pelo dragão, irá para uma trilha de contagem regressiva, onde toda vez que for a vez daquele jogador, ele vai andar na trilha e o dragão vai fazer um ataque onde serão retirados cubos extras ou, no último nível, o dragão vai fazer um ataque fatal que irá matar todos os jogadores dentro da masmorra, esse é mais um fator que faz ser ainda mais arriscado buscar pelas relíquias mais valiosas, então pense bem no que vai fazer.

Clank! é um jogo fácil de ser aprendido e jogado, portanto entra como um ótimo jogo gateway de deck building para apresentar para os amigos. É um jogo muito divertido podendo ser jogado por pessoas de várias idades, a sua rejogabilidade é bem interessante, pois há uma variedade grande de decks que podem ser construídos e diversos caminhos a serem percorridos. Existe um pouco do fator sorte pois há um sorteio dos cubos para os ataques do dragão e em relação às cartas da masmorra que vão aparecendo conforme os jogadores vão comprando. Por todos esses quesitos citados anteriormente, é um excelente jogo para se ter na coleção

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post e continuem mandando críticas e sugestões .

Até mais pessoal, curtam o post, o canal e divulguem para os amigos. Abraços!

1 curtida