Alguem com uma coleção maior gostaria de me dar algumas dicas?

então, eu estou atualmente começando com esse hobby de jogos de tabuleiro, e to muito perdido, entrei de cabeça nesse nicho e acaba que não sei muito por onde começar a comprar, então queria bastante trocar ideia com alguem que ja tem uma coleção mais vasta para ter noção daonde comprar, quais comprar e por ai vai

Bem-vindo ao hobby :hugs: O que você já jogou e gosta? Isso ajuda pra fazer indicações.

Mas se eu tivesse que dar uma dica pra quem tá começando é que não importa muito qual jogo você compre até que você comece a conhecer seus gostos e de quem joga com você. Só aí que você vai conseguir fazer compras bem acertadas. Eu mesmo já errei muitas vezes achando que ia gostar de algo, e me surpreendi muito com jogos que eu não dava bola.

Então no começo, esteja aberto a tudo, o mais legal é conhecer. Também não tenha dó de vender o que não tá indo pra mesa. É difícil não ter apego no começo, mas depois que vende o primeiro, fica fácil kk

6 curtidas

Apoio o que disse o @pedro_pires17 100%.

Veja os jogos que já jogou e gostou, em quantas pessoas normalmente você/o grupo joga, duração, nível de complexidade etc.

Aqui no comparajogos você pode filtrar por todos esses quesitos e até Mecânicas, achando outros jogos na mesma categoria.

Se tiver alguns que já curte manda o nome aqui e tento dar umas recomendações, abraço e bons jogos!

1 curtida

Bem vindo! Uma dica que eu daria para quem está começando é que ,se for possível, busque luderias na sua cidade para testar jogos antes de comprar ou até mesmo tentar jogar online no board game arena, além de que sempre ajuda dar uma olhada em um gameplay ou review do jogo antes de comprar, existem vários canais do YouTube que podem dar uma boa ideia de como é o jogo e se ele serve para você e seu grupo.
Uma outra dica, cuidado com a loucura de compra desenfreada do início da coleção, sua carteira agradece kkkkk.

4 curtidas

Nossa, muito boa dica obrigado.

eu gostei muito de toda linha pocket da PaperGames, comprei quase todos ja, Mascarades também curti muito, e indo pra jogos de tabuleiro mesmo, catan, istanbul, dixit, Oggin, Ticket To ride e Zombieside foram os que eu joguei mais, e eu acho todos simplesmente sensacionais, conseguiria indicar algum com base nesses ?

Muito obrigado pelas dicas!! a ultima realmente esclarece bastante, minha carteira ja estava quase chorando com tanta opção e com preços tão elevados kkkkkk, não tinha pensado em luderias pela cidade, muito obrigado !!

Oi Vinícius, bem vindo!!! Vc começou bem… Acho que vc precisa ver desses que vc jogou qual a mecânica que mais gostou e qual a que o grupo mais gostou TB… Nosso grupo de jogatinas aqui são os euros, por exemplo, com mecânica de alocação de trabalhador e engine building, fique tranquilo se vc ainda não está acostumado com os termos daqui a pouco estará dando aulas!!! O negócio vicia!!!kkkkk aqui dificilmente entra alguma coisa de dados… eu sempre digo pra quem pergunta que pra começar o ticket to ride e o carcassonne são fantásticos!!! Como disseram outros amigos, só tome cuidado com o gasto desenfreado!!! Abraço!!! Boas jogatinas

2 curtidas

só pra completar tem o boardgamearena pra jogar gratuito muitos jogos la

4 curtidas

Então tem 3 pontos a se levar em consideração ao montar sua coleção

  1. Analisar o seu gosto e do seu grupo de jogatinas.
    Por exemplo aqui o pessoal gosta mais de euros médios e pesado, odeiam cooperativos e party games
    Não adianta muito comprar um monte de jogo de um estilo que o pessoal não vai curtir

  2. tente diversificar sua coleção compre, jogos leves, médios e pesados, compre cooperativos, competitivos etc… Para poucas pessoas e para muitas…
    Assim você vai poder agradar vários grupos diferentes com gostos diferentes
    Tente não focar em uma só coisa, por exemplo eu quando comecei me apaixonei por jogos de alocação de trabalhadores cheguei a um ponto que 2/3 da coleção era alocação e no fim comecei a enjoar da minha mecânica favorita, hoje sempre penso se já tenho algum jogo parecido antes de comprar

  3. Compre jogos na promoção
    Aceite que você vai comprar jogo ruim e jogo bom que você simplesmente não vai gostar
    Mas como você tá começando por agora as promoções são uma boa oportunidade pra conhecer jogos novo e expandir a coleção, e se não gostou do jogo venda ou troque dificilmente você vai ter prejuízo com jogos comprados em valores promocionais

3 curtidas

E algumas dicas de jogos com base nos que você postou
Catan
Century Golem
Splendor
Dominion
Clank
Century
Orleans
Quartz
King of Tokyo
Bang Dice
Azul (qualquer um deles)

7 wonders (tá em promoção na Amazon)
Carnavalesco (tá em promoção)
Fields of green (tá em promoção )

2 curtidas

Esqueça os jogos bons e principalmente os “baratos” e foque somente nos espetaculares.
Meu principal erro no início da coleção foi comprar um monte de joguinho barato, até 100 reais (alguns jogo até hoje como Fantasy Realms e Love Letter), mas o ponto é que existem dezenas de jogos foooodas e qie voce precisa ter e nao vai ter espaço e dinheiro pra eles se ficar comprando só os de promoção.

Veja o tipo de jogo que te agrada mas principalmente da sua mesa e se você e sua mesa têm maturidade e inteligência.
Se é uma galera mais inteligente, não tenha medo de pegar jogos mais pesados.

Ao mesmo tempo que jogos pesados podem afastar as pessoas do hobby, se vc evitar, o dia que comprar e realmente gostar, vai querer jogar fora metade da sua coleção de jogos leves.

Minha turma aqui é toda de galera acima dos 30, e o primeiro jogo que fez a galera realmente gostar foi Terraforming Mars

Alguns jogos fodas que eu indicaria pra você são:

Terraforming Mars
Wingspan
Viticulture com expansão Tuscany
Azul
Fantasy Realms
Love Letter
Splendor

Pode ir nesses que é sucesso. Os mais pesados ai sao terraforming mars e viticulture mas nenhum bixo de sete cabeças tb.

3 curtidas

Olá, Vinícius! Tudo bem?
Seja muito bem vindo ao hobby e aproveite (com moderação) toda a diversidade de jogos maravilhosos que temos à disposição! Realmente já são muitos os títulos lançados apenas no Brasil. O que torna a brincadeira de explorar esse universo bastante encantadora e também muito desafiadora, dependendo do seu perfil de jogador.
Aqui vão algumas dicas para você, mas que eu gostaria de ter dado ouvidos quando comecei no hobby há anos atrás:

  1. Há muitos títulos, como dito, e muitos jogos são bem parecidos entre si em termos de feeling, ainda que possuam regras diferentes. Você não precisa ter todos os jogos.

  2. Experimente antes de comprar qualquer jogo sempre que possível! Evite comprar jogos para conhecer. Inevitavelmente isso vai acontecer, é claro. E eu mesmo ainda caio nessa até hoje… mas experimentar os jogos antes de comprar vai evitar muitas frustrações e dores de cabeça.

  3. Minha terceira dica está diretamente relacionada com a anterior. Conheça o seu perfil e o perfil das pessoas que jogam com você. Essa sabedoria você só vai adquirir com o tempo mesmo, experimentando diversos títulos. Quanto melhor você conhecer seus próprios gostos, mais acertivas serão as suas compras.

  4. Evite o trem do hype e você vai conseguir economizar consideravelmente, além de filtrar melhor os jogos que realmente serão interessantes para você. Pesquise muito e tenha paciência. Os criadores de conteúdo tendem a valorizar os produtos em lançamento e sempre vão focar apenas nos seus aspectos positivos por motivos óbvios. Mas não é por que o jogo foi bom para alguém que ele será bom pra você. Não caia no conto do vigário do hype!

  5. Uma dica meio polêmica: apenas não importe jogos. É incrível, mas todas as compras de importados que fiz me deram dor de cabeça em algum nível! Seja por conta da demora, da taxação surpresa, das caixas amassadas ou simplesmente por que os jogos não eram tudo aquilo que me falaram! Com tantos lançamentos bacanas no Brasil eu realmente não vejo um bom motivo para investir em algo que não saiu por aqui ainda. A menos que seja um jogo realmente fora do comum, raro, e que você tenha tempo e dinheiro sobrando.

  6. Estabeleça limites para sua coleção. Provavelmente você não vai conseguir jogar tudo que tem ou o quanto gostaria, especialmente se o seu acervo de jogos for enorme. Então não vejo motivos para ter tantos títulos. A não ser que você seja um colecionador. Eu mesmo me impus um limite de 50 jogos, o que já considero muito, e estou satisfeito com isso.

  7. Se gosta de estar sempre conhecendo títulos novos, uma boa alternativa pode ser vender os seus jogos, trocar ou comprar usados. Considere até mesmo emprestar e pegar emprestado os jogos, se isso não for um problema para você e se tiver amigos zelosos, que também curtem o hobby. Recicle a sua coleção, aprenda a se desapegar caso seu objetivo seja esse!..

  8. …Ou então ao invés disso, foque em jogar mais vezes os jogos que já tem! Eu estou nessa onda agora. Já joguei tanta coisa, quase 400 títulos diferentes, que dificilmente algo novo me empolga de verdade ou chega a me surpreender. Assim eu prefiro jogar com a minha família aqueles títulos dos quais já gostamos muito ao invés de investir em jogos novos.

  9. Participe de eventos para conhecer pessoas novas e fazer amigos. Pode ser clichê o que vou falar, mas a verdade é que o mais legal desse hobby realmente são as pessoas! Sim, sempre tem gente chata, como em qualquer lugar. Mas os jogos são ferramentas de socialização. Estar com a turma certa transforma a experiência de qualquer jogo em algo muito melhor.

  10. Foque em jogar. Não precisa ter mil acessórios, nem uma mesa profissional… muitas vezes até mesmo os sleeves são totalmente dispensáveis. Você não precisa ser bom, não precisa dominar um jogo. Você não tem que ser o melhor em jogo algum, nem precisa se tornar um campeão mundial. Tirar fotos de jogos é legal, mas não tão legal quanto jogar. Anotar dados e analisar estáticas é interessante, mas não é tão legal quanto jogar. Assistir a vídeos de criadores de conteúdo pode ser interessante, mas não é tanto quanto jogar. Mesmo conversar sobre os jogos não é tão divertido quanto jogar. Por isso apenas… jogue.

E por último segue a dica de alguns jogos que eu curto muito e que na minha opinião merecem ser conhecidos por todo mundo que faz parte desse universo:

salada-de-pontos
the-red-cathedral
wingspan
cryptid
kariba
yangtze
welcome-to-seu-lar-perfeito
set
hive
luna-nos-dominios-da-sacerdotisa-da-lua
splendor
azul-pavilhao-de-verao
capital-lux

4 curtidas

Primeira dica: não compre um jogo novo sem ter jogado o último que vc comprou.
Segunda: assistir diversos vídeos sobre o jogo para ver se encaixa no seu perfil e de sua mesa.
Terceira: comece com jogos mais leves para conhecer as mecânicas.
Quarta: não cair no colecionismo sem limites.
Quinta: nunca comprar um jogo se vc tem outras prioridades mais importantes em sua casa.
Sexta: não ficar muito empolgado com um jogo. Se não der para comprar, aguarde, pois um próximo, melhor ainda, será lançado.
Sétima: nunca confie demasiadamente em um criador de conteúdo. O gosto dele pode ser muito diferente do seu.

1 curtida

Bem-vindo ao hobby. Também estou há pouco tempo (desde 2021). Concordo com todas as dicas que deram aqui. A maioria dos jogos que comprei e me interesso foram baseados em gameplays de produtores de conteúdo. Mas, cuidado: nem todos são legais. Veja o seu gosto e das pessoas com quem joga. Não perca tempo com vídeos Unboxing e de opiniões. Cada um tem seu gosto em relação a jogos de tabuleiro. No meu gosto, vou dar algumas dicas de jogos que adoro jogar e meu grupo também:

  • Rummikub (fez eu retornar ao hobby)
  • Kingdomino
  • Sequence
  • Takenoko
  • 7 Wonders Duel
  • Foto Perfeita
  • Wingspan
  • Jaipur, Patchwork e Azul (jogava muito no Boardgame Arena - BGA)
  • World Wonders

Onde comprar: ver promoções por aqui mesmo. Entrar todo dia e ficar de olho.

2 curtidas

Salve! De tudo que foi dito eu só acrescento uma dica: não compre por impulso.
A dica dada por @hgodoy1961 , de não comprar um novo jogo sem antes jogar o último adquirido é muito boa.

A dica é: não tenha uma coleção grande, compre aos poucos. No YouTube tem muitos vídeos sobre jogos pra começar a coleção, veja os que tem mais o seu estilo,mas não saia comprando tudo