Dicas de jogos para iniciar a coleção

Olá, pessoal. Estou iniciando recentemente nesse hobbie fantástico, primeiro porque adoro jogos e interações, e também porque preciso diminuir meu tempo de tela, pois como trabalho home office fica cada dia mais cansativo.

Ao longo da vida eu sempre joguei jogos de tabuleiro em algum momento ou outro quando algum amigo levava. Principalmente os mais óbvios como War, Banco imobiliário, etc.

Mas eu e minha namorada decidimos nos aprofundar e criarmos nossa própria coleção, investindo tempo e dinheiro nisso. Portanto, eu gostaria de ajuda pra decidir como montar minha coleção inicialmente. Nós pretendemos levar os jogos para jogar com os amigos, mas a prioridade são jogos para 2 pessoas (seja ele cooperativo ou duelo), pois como moramos juntos vamos passar mais tempo jogando juntos do que nas saídas com amigos (mas não abandono os parties games, ou até mesmo jogos de tabuleiro mais pesados).

Atualmente só possuo os seguintes jogos: The Mind, 7 Wonders Duel, Dobble, Exploding Kittens.

Inicialmente dediquei um tempo de pesquisa e consumi vídeos de criadores de conteúdo no Youtube, o que me fez interessar por um montão de títulos, que vocês podem conferir no seguinte link: aqui.

Fomos em uma livraria aqui da cidade e confesso que alguns jogos nos chamaram atenção e talvez sejam os próximos da fila, mas estamos muito em dúvida, sendo eles: Hamlet, Sky Team, London, Ticket To Ride e Verdant.

Enfim, penso que para entender cada mecânica para testar se eu gosto, seria interessante eu ter um grande jogo de referência de cada mecânica, então também aceitaria alguma dica nesse formato.

Desde já, agradeço. E um feliz ano novo a todos!

4 curtidas

Boa noite, mano. Também comecei há pouco tempo e os jogos que vc resolveu iniciar a coleção foram os mesmos que os meus kk Eu não entendo muito bem do nome das mecânicas que cada jogo possui então vou ficar te devendo. Vou apenas fazer umas recomendações:

Exclusivamente pra dois recomendo Jaipur, sempre tem disputa acirrada contra a minha namorada (não ganhei uma dela até agora).

Um que não vejo o pessoal falando muito mas que é bom demais de 2-6 jogadores, é Love Letter.

Survive The Island é um dos favoritos por aqui.

3 curtidas

Aah que legal! Eu vi que o Love Letter tem uma edição que tinha me chamado atenção que é a do Star Wars, então já coloquei na lista aqui. Irei conferir os demais, obrigado!

1 curtida

Algumas indicações:

Harmonies

Kingdomino Origins

Comic Hunters

Fungi (exclusivo para 2)

Pergola

The White Castle (o mais pesado dessa lista)

Tokyo Highway (se gostar de jogos de destreza)

Assim q lembrar mais alguns, vou mandando aqui.

1 curtida

Harmonies
Kingdomino
Jaipur
Splendor Duel
Sea Salt & Paper
Fantasy Realms

2 curtidas

Minhas recomendações:

Jogos consagrados que rodam bem em 2 e que podem ir até mais jogadores:
Pandemic (cooperativo), ótimo de 2
Carcassone, funciona super bem de 2
Ticket to Ride, que você já está interessado

Esses acima são as aquisições mais seguras pra expandir essa coleção inicial, e cada um tem mecânicas um pouco diferentes.

Jogo que eu gosto muito e todo mundo que não conhecia o hobby gostou de jogar:
Red Dragon Inn (bem legal para quem inicia no hobby, funciona de 2 e fica melhor 3 ou 4)

Jogo exclusivo de 2, caso gostem da pegada do saudoso “Detetive”:
Convidados Indesejados 2

2 curtidas

Excelentes dicas aqui até o momento.

Tenho a mesma situação que a sua, jogo primeiramente com minha esposa e sempre apostamos nos jogos que rodam bem em dois. Eu também dou preferência nos temas que ela gosta mais, apesar dela gostar de umas tranqueiras minhas tb :sweat_smile:

forest-shuffle

parks (qualquer versão)

the-white-castle

earth

everdell

dorfromantik-the-board-game

verdant

azul (qualquer azul)

E um que me surpreendeu que ela curtiu (e gosta muito! Zeramos todas as versões que temos) - zombicide

2 curtidas

Eu entrei a mais ou menos 1 ou 2 anos, admito que parte da minha coleção tem origem do AliExpress/Shopee, mas ja tomou contornos de como eu queria de fato que ela ficasse!

Nessa Black Friday aproveitei bastante os cupons do ML e da Amazon, e comprei alguns dos jogos que botei na minha lista no dia que decidi entrar no hobby!

Dito isso, alguns dos jogos que tu botou na sua lista de desejo eu ja tenho, e super indico eles pra 2! Minha Lista

Unica coisa que eu senti falta na sua lista (olhando rapidamente) foi DIXIT! não funciona bem pra 2, mas é definitivamente um jogo que da pra chamar sobrinhos, tia, sogra, todo mundo consegue jogar!

2 curtidas

:blue_circle: Splendor Duel

:blue_circle: Azul (o primeiro)

:blue_circle: Harmonies

:blue_circle: Splendor Marvel

:blue_circle: Century : Golem Edition

:blue_circle: Ticket to ride Países Nórdicos

:blue_circle: Potion Explosion

:blue_circle: Cubirds

:blue_circle: Nova Luna

:blue_circle: Lhama (esse a gente jogou tanto por aqui que minha esposa enjoou :joy: :joy: :joy: Mas indico até hj)

Esses são os que mais jogamos aqui da coleção de pouco mais de 60 jogos.

2 curtidas

century-golem-edition é muito bom mesmo, jogão!

3 curtidas

Acabei de ler esse post. Tem algumas indicações interessantes aqui também, um pouco mais pesadas, mas focada em dois jogadores.

1 curtida

Agradeço as dicas de todos. Optei por priorizar os seguintes jogos: Ticket to Ride, Harmonies, Carcassonne. Só não decidi a ordem de compra ainda rsrs

3 curtidas

Sinceramente, entre esses 3, eu acho q a ordem é o menos importante. Posso apostar q vc vai curtir os 3. Ótimas escolhas.

2 curtidas

Tenho uma coleção de jogos flopados. Estes usualmente são mais baratos. Indico Delta, Founders of teotihuacan, Virtu e Angel fury.

São jogos razoavelmente complexos, principalmente o Virtu. Porém são ótimos custo X benefício para se introduzir e se adaptar aos mais “pesados”. Eles costumam dar trabalho mas compensam com a longevidade em relevância na coleção.

3 curtidas

Dorfromantik (cooperativo, polidomino), Rummikub, Sequence, Patchwork ( puzzle/tetris, exclusivo para dois), Wingspan (engine building e é lindo, alta jogabilidade, meu favorito), Kingdomino ( polidomino), Azul (abstrato), Takenoko, Project L (puzzle), Cascadia (polidomino), algum Ticket to Ride (clássico e bem legal).

4 curtidas

Muito obrigado! Adorei que você descreveu a mecânica de cada jogo.

1 curtida

Acho que o mais importante é pesquisar, ver reviews e gameplays de estilos diferentes. Só assim pra descobrir as mecânicas preferidas. Importante também é jogar várias vezes o mesmo jogo, pois a experiência vai se modificando com o passar do tempo…pelo menos eu sinto isso aqui em casa. Estou no hobby faz um pouco mais de 1 ano e já tenho mais de 20 jogos…meus primeiros jogos foram Azul mini e Ticket to Ride. Harmonies na minha opinião é ótimo pra 2 jogadores. Verdant, Marajoara e Convidados indesejados 2 são ótimas opções também…mas tudo depende do gosto e da experiência de cada um…

2 curtidas

Algumas indicações que na minha opinião são boas pedidas:

  • Wingspan
  • Jaipur
  • Dorf Romantik
  • Patchwork
  • Algum carteado: Sea Salt & Paper e Schotten Totten (exclusivo 2 jogadores) são ótimos
  • Algum Ticket to ride
  • Algum com sistema pandemic
4 curtidas

Minha recomendação com experiência de algumas dezenas de jogos em casa eh entender q boardgame eh como música.

Mesmo que eu goste de beatles muito, as vezes quero ouvir um red hot ou um Frank zappa.

Então:

  1. compre jogos leves e simples no inicio
  2. Compre jogos que servem para 2 players tambem (receber visitas eh legal)
  3. Jogue bastante 2-3 jogos leves
  4. E invista em algum médio como great western ou terraforming mars ou lá granja ou trigris euphhrates.
  5. Invista em Usados. Se vc não gostar , revenda-o. investiu uns 15 pilas por partida. Ótimo investimento em diversão!
  6. Não caia em papo de influencers. (Salvo se seu gosto eh da maioria !! Senão eu jamais ouviria Frank zappa e estaria ouvindo pagode e ou sertanejo)
  7. Após experimentar uns 5 jogos comprando e vendendo, fale com chatgpt ou fóruns e informe do que funcionou para sua mesa e como complementar (ficar somente em beatles, Stones e who pode ser boring)
  8. Por fim: “jogo bom é o que vê mesa!!: não se importe se todos gostam de um jogo e vcs não muito. (Sempre achei o ticket to ride meio Empurra peças, apesar de ser um block buster)
  9. Sempre tenha jogos de entrada para apresentar para visitas noobies :slight_smile:
4 curtidas

Eu deixaria o Carcassone em 3o na compra.

3 curtidas