3 Razões para Jogar - Scarabya

Como é o Scarabya

Em Scarabya, um jogo para 1 a 4 jogadores, cada jogador comanda um grupo de exploradores em busca de misteriosos escaravelhos de ouro. Cada jogador escolhe um kit de peças e tabuleiros representando um ambiente diferente (deserto, floresta, montanhas com neve e fundo do mar). Em cada partida o tabuleiro individual pode ser montado de maneira diferente, mas todos os jogadores devem utilizar a mesma configuração. As peças de todos também são as mesmas, mudando apenas a cor e a arte.

Durante o jogo, um jogador revela uma carta contendo a imagem de uma peça, e todos os jogadores devem encaixar aquela peça em seu tabuleiro. O objetivo é cercar os símbolos de escaravelhos com áreas de no máximo 4 espaços. A pontuação de cada área se dá multiplicando o seu tamanho pelo número de escaravelhos nela. O jogo termina quando a última peça for colocada, e vence quem fez mais pontos.


Na imagem, o desejado cerco de 16 pontos (quatro espaços e quatro escaravelhos). Não é uma montagem, acreditem!

3 razões para jogar

1

Roda muito bem de 1 a 4 jogadores. No famoso estilo “multiplayer solo”, cada jogador participa de forma totalmente independente. Pode ser um ponto negativo para quem curte jogos com mais interação entre os jogadores, mas, mesmo para este perfil de jogador, ele pode agradar pela sua rapidez. No modo solo, o objetivo é cobrir os escaravelhos antes que o deck acabe, e há também um modo alternativo chamado “um para um”, mais competitivo e apenas para dois jogadores, em que os dois jogadores usam um único mapa para disputar os pontos, alternando as jogadas.

2

Super rápido e envolvente. Minhas partidas registraram uma média de 22 minutos. O tempo todo você está quebrando a cabeça tentando achar a melhor posição para a peça e, muitas vezes, especialmente perto do final, olhando as peças restantes para tentar planejar seus posicionamentos. O tempo passa rápido, e o jogo te desafia a cada peça, o que para mim gera uma sensação boa de satisfação mesmo para uma partida curtinha.

3

Mesmas chances para todos. Vence o melhor! O mapa utilizado irá variar a cada partida, mas todos os jogadores montam seu tabuleiro da mesma forma. Além disso, com a mecânica de bingo (Karuba, Avenue), em que todos devem colocar a mesma peça, todos os jogadores têm exatamente as mesmas chances - há um pouquinho de sorte na ordem em que as peças saem, que pode influenciar diferentes planejamentos, mas isso não muda este fato.

Componentes bonitinhos e funcionais; cada peça mostra uma imagem diferente da escavação. Bem legal para um jogo essencialmente abstrato.

Mais sobre o Scarabya

Agora, você me conta: já jogou? Quer conhecer? O que acha dele?

2 curtidas