Wingspan - Lindos Pássaros Para Apreciar

E aí pessoal como estão?? Jogando muito? Espero que sim. Depois de muito tempo sem post, hoje venho falar sobre esse jogão recém-lançado. Wingspan!! Vou tentar falar do jogo pra vocês de uma forma bem resumida.

Ficha Técnica

O jogo foi lançado fora do Brasil neste ano de 2019 pela Stonemaier Games, 999 Games, Ghenos Games, entre outras. Lançado pela Ludofy no Brasil em 2019, é um jogo de 1 a 5 jogadores com duração de 40 a 70 minutos.

É um jogo da Elizabeth Hargrave e as mecânicas são: Rolagem de Dados, Gestão de Mão e Colecionar Componentes.

image
Fotografia: Livre Reprodução

Wingspan chegou neste ano de 2019 com um hype absurdo e não é pra menos. Com um visual e componentes impecáveis, à primeira vista queremos logo sentar na mesa e jogar.

Como funciona o jogo?

Em Wingspan somos observadores de pássaros, ou seja, ornitólogos e temos que atrair os melhores e o maior número de pássaros possíveis.

No início do jogo, cada jogador recebe 5 cartas de pássaros, 2 cartas de objetivos e 1 comida de cada um dos 5 tipos existentes, além dos oito cubos de ações e do seu tabuleiro individual onde o jogador irá fazer as ações do jogo. O jogador deve escolher 1 carta de objetivo e descartar a outra.

O jogador pode ficar com quantas cartas de pássaros quiser, mas pra isso deve descartar uma comida por carta que pretende ficar em sua mão. Então se o jogador ficar com as 5 cartas na mão, deve descartar as 5 comidas recebidas. O jogador escolhe com quantas cartas vai ficar e descarta a respectiva quantidade de comida.

O jogo tem 4 rodadas e é jogado em vários turnos. Os cubos são usados para mostrar qual ação foi feita e ao final de cada turno, o jogador marca sua pontuação usando um cubo. Conforme os turnos vão passando, os jogadores vão ficando com menos ações.


Fotografia: Livre Reprodução

AÇÕES

Há 4 ações possíveis no jogo

1 – Jogar Cartas de Pássaros
2 – Receber comida
3 – Botar Ovos
4 – Comprar Cartas

Para jogar uma carta da mão, o jogador escolhe o espaço disponível mais à esquerda onde está escrito “Jogar Ave” e deve pagar o custo da carta e verificar o habitat em que o pássaro deve ser alocado. Essa é a única ação em que se paga o custo em comida e dependendo do espaço, também se paga em ovos.

Para receber comida, o jogador também coloca o cubo no espaço disponível mais à esquerda onde está escrito “Ganhar Comida”. Se houver dois dados no espaço, o jogador escolhe dois recursos disponíveis no comedouro. Os dados referentes aos recursos escolhidos são retirados do comedouro.

Na ação de botar ovos, o jogador deve posicionar seu cubo no espaço vazio mais à esquerda onde está escrito “Botar Ovos” . O jogador pode colocar a quantidade de ovos descrita no espaço em quaisquer aves que ainda possuam espaço para ovos disponíveis.

A ação de comprar cartas consiste no jogador pegar qualquer uma das cartas abertas ou escolhe a(s) carta(s) do topo do baralho. Nesta ação o jogador também coloca seu cubo no espaço disponível mais à esquerda, onde está escrito “Comprar Cartas de Aves” .

As Cartas

O jogo possui muitas cartas e cada uma delas, possui informações que podem definir sua estratégia no jogo. As cartas mostram a quantidade de pontos de vitória no final do jogo, o nome do pássaro, o tipo de ninho, o habitat em que ele vive, a quantidade de ovos que o ninho suporta e a envergadura do pássaro. Além disso, algumas cartas possuem poderes. As cartas marrons permitem que os jogadores recebam benefícios sempre que são ativadas. As cartas rosas, permitem que o jogador receba o benefício sempre na ação de outro jogador, apenas uma vez por turno e as cartas brancas são ativadas no momento em que são jogadas. Há ainda as cartas que não possuem ação.

Considerações

Na minha opinião, Wingspan é um jogo com um nível médio/alto de estratégia. Você tem que ficar de olho nos objetivos da rodada e nas cartas bônus, além de tentar baixar cartas com a melhor pontuação.

Os componentes estão impecáveis e tudo se encaixa no jogo. A caixa onde são guardadas as cartas serve também para deixar as cartas disponíveis para compra durante o jogo. Os ovos também são bem bonitos e as cores não influenciam no jogo, é mais uma questão estética bem pensada.

O comedouro que é uma casa de pássaro tem a função de uma torre de dados e chama muita atenção na mesa. A arte das cartas está muito bem feita, mas deixo aqui uma ressalva: Os nomes dos pássaros que não foram traduzidos, o que já foi muito comentado e dizem que é por conta do lançamento de futuras expansões.

De uma forma geral o jogo é fácil de aprender a jogar e como falei, tem um certo grau estratégico. Minha nota para o Wingspan é 8,5.

Bom pessoal, esse foi o Wingspan. Espero que tenham gostado e se inscrevam e compartilhem no canal Tabulando. Até o próximo post. Boa semana e boa jogatina pra todos.

4 curtidas

Esse jogo é perfeito! Ansiosa pelas expansões =)

1 curtida