Voando Pelos Estados Unidos

E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim.( Acho que não, né!! Por conta da Pandemia). Bom, primeiramente quero desejar a todos um feliz 2021, que possamos voltar a jogar mais presencialmente e que tenha o DOFF esse ano….

Alguns avisos antes do texto de hoje:

1 - Eu pensei muito sobre o canal, reli alguns textos e decidi mudar o formato, para um texto mais enxuto e objetivo(Essa é a ideia) e eu juro e prometo que não falarei das regras, como sempre falo (mas acabo falando de alguma forma).

2 - Ainda estou em busca de parceiros, para me ajudarem no canal e quem sabe levar o Tabulando para a Twitch ou Youtube.

Agora chega de enrolação e vamos falar de um jogo que eu estava ansioso para comprar e jogar e assim eu fiz…

Hoje vamos voar pelos EUA colhendo o Pólen das Flores. Hoje é dia de Mariposas.

Ficha Técnica

Designer: Elizabeth Hargrave
Jogadores: 2 a 5.
Mecânicas: Colecionar Componentes, Movimento em Grades, Movimento Ponto-a-Ponto
Duração: 75 Minutos.
Editora: Galápagos Jogos.

História do jogo: Toda primavera, milhões de borboletas-monarcas deixam o México para se espalhar pelo Leste da América do Norte. Todo outono, milhões voam de volta para o México. Mas nenhuma borboleta vai e volta. Mariposas™ é um jogo de movimentação e coleção que permite que os jogadores participem dessa incrível jornada.

Resumo: Mariposas chegou em 2020 e foi muito esperado, principalmente por ser da mesma autora do Wingspan, jogo que fez e faz muito sucesso.
A Elizabeth Hargrave trabalhou muito bem em Wingspan e assim o fez também em Mariposas. Nosso objetivo em Mariposas, é levar as borboletas em busca das flores pelo mapa dos Estados Unidos para que possam se reproduzir,retornando assim ao México que é onde iniciamos o jogo, porém, nem todas as borboletas retornam pois a cada estação, as borboletas da geração anterior morrem.Também temos que ir em busca de cartas Bônus para fazermos nosso set collection e garantir pontos extras. O jogo dura 3 rodadas e cada rodada é uma estação: Iniciamos na Primavera, depois Verão e finalizamos o jogo no Outono.
O jogo é bem interessante e temos que gerir bem o que vamos fazer, pois em cada estação temos objetivos a serem cumpridos.

image
(Imagem Retirada do Site Board Game Geek)

Arte: Quem já está acostumado com Wingspan, sabe que a arte impressiona e em Mariposas não é diferente. Tabuleiro, Cartas e Componentes chamam a atenção de quem olha e joga o jogo. O tabuleiro desenhado com as flores e cidades dos Estados Unidos é bem bonito.
Só acho que pra quem tem algum grau de Daltonismo, as cores do tabuleiro podem atrapalhar um pouco. Fora isso, a arte é 10.

Rejogabilidade: Sobre a rejogabilidade, classifico como média. Temos os Bônus de Parada, que são sorteados e colocados em cada cidade do Mapa, e podemos coletá-los ao longo do jogo; então a cada jogo teremos uma configuração diferente com esses Bônus. Além desses Bônus, cada estação possui um deck de cartas de objetivo e em cada partida, sorteamos um Objetivo pra cada estação.

Tema: Como já é de costume e vimos isso em Wingspan, Elizabeth trabalha muito bem o tema em seus jogos. Ela realmente coloca a realidade nos seus jogos, ela é estudiosa.
O tema está bastante presente em Mariposas. Levar as borboletas do México para os Estados Unidos na Primavera e Verão e retornar ao México no Outono é colocar no jogo o que realmente acontece e além disso tem o fator da geração anterior morrer quando se finaliza uma estação e a reprodução das borboletas também está presente. Tudo foi muito bem feito e pensado.

image
(Imagem Retirada do Site Board Game Geek)

É isso pessoal, espero que tenham gostado do texto. Curtam, compartilhem e se inscrevam.
Um abraço, se cuidem e até o próximo Post.

1 curtida