The Mind - Mudo na Mesa

E aí pessoal como estão? Jogando muito? Espero que sim. Estamos de volta com mais um review aqui pra vocês.

E dessa vez é um jogo daqueles pequenos no tamanho, mas grande na mesa!! Hoje é dia de The Mind…

Ficha Técnica

O jogo foi lançado fora do Brasil em 2018 pela Nurnberger - Spielkarten - Verlag, Arclight, Brain Games, entre outras. Lançado pela Galápagos no Brasil em Setembro de 2019, é um jogo de 2 a 4 jogadores com duração de 15 a 30 minutos.

É um jogo do Wolfgang Warsch e as mecânicas são: Cooperativo e Gestão de Mão.

O jogo contém cartas enumeradas de 1 a 100 e os jogadores começam no nível 1. A quantidade de cartas que cada jogador vai receber é definida pelo nível em que estão. Então por exemplo, se estamos no nível 5, cada jogador recebe 5 cartas.

Qual a grande sacada do jogo? Não pode haver nenhum tipo de comunicação entre os jogadores. Exatamente isso!!! Não pode falar, fazer gestos, mímicas.

image
Imagem retirada do Site BoardGameGeek

Os jogadores tem sempre que jogar a menor carta da mão e não há turnos dos jogadores. Então se eu tenho na mão a carta de número 1 e 1, eu posso jogar a carta 1 e depois a carta 2. A pilha de descarte tem sempre que ser em ordem crescente. Se acontecer de um jogador jogar uma carta maior e outra pessoa tiver uma carta menor na mão, o jogador da carta maior levanta a mão, joga a carta e perde-se uma vida. Se perdermos todas as vidas, perdemos a partida e o jogo acaba.

O jogo é excelente, gera uma tensão na mesa e não é fácil pois você tem que deduzir que a sua carta é a menor do que a dos outros jogadores. Agora imaginem o nível 10, onde cada jogador recebe 10 cartas.

image
Imagem retirada do Site BoardGameGeek

Até que nível vocês já chegaram ou conseguem chegar? Aproveitem que o jogo está num preço muito bom.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e nos vemos no próximo post. Não deixem de se inscreverem no canal, deixar o like e compartilhar com os amigos. Até mais pessoal!!!

Da pra jogar The Mind com o Pega em 6? Com ele já jogamos No Thanks… Pra que comprar três jogos se podemos joga-los em um, né?

Se tem as cartas de 1 a 100 até dá pra improvisar, mas fica sem as cartas de vida, as shurikens e as cartas de nível, estas que são mais difíceis de improvisar, provavelmente teria que imprimir ou algo assim, sendo que as outras dá pra usar qualquer token pra representar.

2 curtidas

Realmente muito bom, e muito difícil, ainda não consegui vencer e já jogamos bastante.

Cara o que não falta no Pega em 6 com expansões são cartas… certamente dá para usar algumas como cartas de nível, de vida e shurikens sem ter que imprimir nada. Dá pra usar até as cartas avulsas que vem nos jogos da Papergames, se você tiver vários jogos deles como eu… ou mesmo fichas coloridas… o importante é constatar que é absolutamente desnecessário comprar No Thanks e The mind, basta só o Pega em 6. E não me venha dizer que isso é pirataria, pois, rigorosamente não é. Nada está sendo reproduzido ou copiado. Não há nada de errado em jogar um jogo original, mas com oura regra. Essa boa nova precisa ser espalhada aos 4 cantos, porque você não vai ouvir isso do seu gerador de conteúdo favorito, vai? Em tempos de tiragens limitadas, hypes e especulações de preço escabrosas (é só acompanhar no comparajogos), TUDO POR NÓS CONSUMIDORES.

1 curtida

Mas eu não falei que não dava de usar, mas as cartas de nível falam o que você recebe (ou não) nesse nível, como que você improvisa isso? Eu acho ótimo usar os componentes pra jogar outro jogo, mas se tiver que improvisar muita coisa as vezes estraga o jogo pra alguns, aí vai de cada um a disposição de se adaptar

1 curtida

Não sei se vem escrito nelas ou se no manual. Basta anotá-las antes.