Só pode haver um em Isle of Skye: Druids

A expansão que não muda quase nada no jogo de forma magistral.

O Contexto

Nota do isR34L: o que raios é aquela cena de amor proibida entre uma jovem e um velho no meio de ovelhas? Klemens Franz é de fato o melhor artista Euro.

Depois da decepção da comunidade com Journeyman, os designers e editora reagiram rápido e anunciaram uma segunda expansão. Foram uns 2 anos de desenvolvimento, com poucas notícias saindo aqui e ali no BGG. Em dado momento ela foi anunciada com mecânicas que fariam uso das estradas sem continuação. Por exemplo, as que terminassem em montanha gerariam carvão. Curiosidade: Na Ludopedia, até outro dia, a descrição era importada do BGG da primeira idéia/rascunho do jogo, curte só:

Essa idéia caiu por terra na fase de desenvolvimento, dando lugar ao que de fato se tornou Druids.

VEM COM O JOW!

O Bom

  • Simplicidade: a expansão te deixa comprar mais tiles, é isso.

  • Poucas alterações: setup base + esteira com novos tiles de compra. Uma nova mini-fase de compras ocorre no final do turno.

  • Poderes: 10 tiles tiles novos concedem leves poderes, mas são poucos tipos e com iconografia que faz bastante sentido. Easy peasy. OBS: se for misturar com a expansão Journeyman , tem que olhar algumas letras miúdas do manual para resolver possíveis interações com os poderes das duas expansões juntos.
  • Maiores territórios: de 12 tiles do jogo base para uns 17 no final da partida. Da pra construir muita interação legal de acordo com as pontuações sorteadas e pergaminhos encaixados. PREPARA O CÉLEBRO!

O Ruim

  • N/A

O Neutro

  • Maior pontuação: 60% dos tiles druidas tem pergaminhos, então a pontuação tende a ficar maior, com mais surpresas de fim de jogo.

  • Concentração de poderes?: devido a natureza da esteira de tiles druidas, um jogador pode conseguir comprar baratinho tiles com poderes, e talvez até acumula-los, concentrando muito Ki Druida que pode disparar o gatilho “mimizento” dos mais ávidos por equilíbrio.

  • Alivia o Peso sobre a precificação: se você jogar no modo ultra-competitivo (que eu não recomendo), deve sofrer uma baita pressão sobre a precificação dos tiles, e Druids alivia isso deixando um novo lugar para compras.
  • Não vai sair no Brasil: não, não vai.

Veredito

A expansão se mistura muito bem ao jogo base, traz rejogabilidade imensa com mais tiles, mais pergaminhos, e insere os pequenos poderes aos jogadores, dando um leve tom de assimetria adquirida. Ele reduz um pouco o peso da precificação, pois existem novas formas de adquirir tiles além de comprar dos amigos, ao mesmo tempo em que desafoga aquele jogador que teve todos os tiles comprados na rodada. Mais tiles para encaixar pode aumentar levemente o peso do jogo, mas para quem já gosta do jogo, é só vantagem adicionar a Druids.

Selo Spiel des Djows™ para “Expansão que, se você tiver que escolher por apenas UMA, vai ser essa UMA”.

Nota 10, não vejo motivos para deixa-la de fora das próximas partidas, mesmo com gente nova na mesa. (Sistema de Avaliação Spiel des Djows)

Review do Jogo Base e expansão Journeyman.