Don't Stop Believin' em Isle of Skye: Journeyman

A expansão que muda muito o jogo (para o bem ou mal)

Após o review do jogo base, seguimos com o conteúdo DEFINITIVO sobre Isle of Skye. Hoje o Jow vai falar da primeira expansão: Journeyman, a qual o nome homenageia uma das maiores bandas dos anos 80.

Mas primeiro…

O Contexto

Acompanhei no BGG o nascimento do hype dessa expansão com os designers aparecendo, mas sem dar grandes detalhes. Era notória a expectativa por algo novo, fresh, inovador, que iria elevar o premiado jogo a um novo patamar (que ninguém imaginava qual seria). Entretanto, logo após o lançamento, veio a recepção mediana.

Confiando cegamente nas novas idéias dos designers, comprei no lançamento sem ler reviews ou manual (bons tempos de Dólar a 3 pilas). Ela chegou, viu mesa uma vez e ficou guardada por 2 anos… mas eu nunca deixei de acreditar!

O que será que o Jow achou? 8 ou 80?

O Bom

  • Mais componentes: e na mesma qualidade. Mais peças de Janelas para setups infinitos, mais tiles de paisagens com novas propostas, moedinhas para suportar as novas formas de ganhar dinheiro e pontos ganhos durante a partida!
  • Trilhas: e quem não gosta de trilhas? O novo tabuleiro do jogador adiciona 3 trilhas de coisas para serem desbloqueadas. Olha a serotonina chegando!
  • Os bônus: as trilhas tem vários tiles de bônus pontuais e fixos que aumentam pontuação ou fornecem mais graninha passivamente.
  • Os superpoderes: e aqui entra um bom tempero nessa salada de tiles. Além dos bônus mencionados, existem 3 superpoderes de nível game-breaker. Não é simples chegar neles, e dependendo do momento podem até ser irrelevantes, mas é fundamental buscar ao menos um deles para sair com vantagem sobre os colegas.
  • Um nova camada: seu Homem-Jornada (um peão) tem que viajar pelas terras do seu clã, e essa parte é um quebra cabeça a parte que te da mais um motivo para planejar a montagem das peças de paisagem.

O Ruim

  • Aumenta o tempo de jogo: a nova fase do Journeyman, mesmo ocorrendo de forma simultânea adiciona um tempinho a mais no jogo. Leva em consideração os bônus que serão liberados e a forma de montar o mapa pode ser um exercício complexo para quem quer fazer A Jogada Perfeita.
  • Mais passos de preparação: novo board para cada jogador, novas peças, sorteio e arrumação de tiles de bônus. Está quase chegando num nível de preparação da Escola Italiana…
  • Espaço na mesa: além do seu reino e biombo, o novo tabuleiro vai apertar ainda mais o espaço na mesa. Aqui em 5p não caberia na mesa de forma satisfatória.

  • Efeito painel-de-avião: O novo tabuleiro dos jogadores tem a iconografia bem aglomerada, misturando ícones já conhecidos do jogo base com algumas coisas novas, e lembretes de ações efeitos por todo lado. O impacto inicial é forte!

O Neutro

  • Adiciona mais peso: o que talvez você esteja procurando. Eu acho legal ter a possibilidade de transformar um jogo 2.5 em um 3.16.
  • Setup Fixo VS Random: os poderes podem ser sorteados todos iguais e na mesma ordem, ou diferentes para cada jogador. Talvez iguais fique mais equilibrado, mas gostei mais de jogar todos diferentes, dando um ar de assimetria inicial.
  • Não vai ter no Brasil: é.
  • Novas Mecânicas: mover em trilhas, desbloquear bônus e poderes, caminhar com o peão no seu reino. Talvez essa mecânicas novas tirem um pouco do charme da simplicidade do jogo base, tirando até o foco da precificação de peças e fazendo ele um pouco mais solitário, focado no tabuleiro novo.

Veredito

Selo Spiel des Djows Duplo ™ de "Expansão que fica muito boa caso você Não deixe de… de acreditar! Segure-se naquela sensaçããão…" e “Melhor pior expansão para um jogo não precisava dela”.

Nota 8, aprendi a gostar do que ela trouxe ao jogo, mas não jogaria sempre com ela. (Sistema de Avaliação Spiel des Djows)

Até a próxima parte, onde vamos falar da expansão Druids.