Sherlock: Mais um Crime a Desvendar

Olá pessoal, como estão? Espero que estejam todos bem.

Hoje, falarei de um jogo fácil, simples e gostoso de jogar. O jogo de hoje é: Sherlock.

image

Sherlock foi lançado em 2013 por várias editoras: Asterion Press, BoardM Factory, Broadway Toys LTD, Granna, Letheia, Magpie (Korean Co) e Morapiaf. Aqui no Brasil, foi lançado em 2018 pela Mandala Jogos.

É um jogo de 2 a 4 jogadores que leva em torno de 15 a 20 minutos.

image

É um jogo do Hope S. Hwang e as mecânicas são: Gestão de Mão e Memória. Os componentes do jogo são apenas 13 cartas e a arte está muito bem feita e chamativa. Nota 10 para o desenho das cartas.

Quem nunca jogou detetive que atire a primeira pedra. No jogo, temos que descobrir o assassino e para isso, os jogadores recebem cartas de acordo com o número de jogadores. Se forem 3 jogadores, cada um recebe 4 cartas e se forem 4 jogadores, recebem 3 cartas cada. Uma carta é virada para baixo para determinar o assassino.

Os jogadores possuem ainda, um bloco onde fazem anotações das pistas para descobrir o culpado. Cada carta possui uma quantidade de símbolos e é através deles que as pistas vão se revelando. Os símbolos são: cachimbo, lâmpada, punho, distintivo, livro, colar, olho e caveira. O bloco de anotações, contém todas as informações das cartas ,nomes dos suspeitos e a quantidade de cada símbolo que o jogo possui.

Na sua vez, cada jogador pode fazer apenas uma ação dentre as três possíveis : Investigar, Acusar ou Interrogar.
Investigar: O jogador pode perguntar quem tem um determinado símbolo. Exemplo: Quem tem livro? Os outros jogadores olham suas cartas e quem tiver livro, levanta a mão sem informar a quantidade de livros que possui.
Acusar: O jogador afirma quem é o assassino e olha a carta que está virada para baixo. Se ele acertar, o jogo acaba e ele vence. Se ele errar, ele sai do jogo mas continua respondendo às perguntas dos demais jogadores.
Interrogar: O jogador escolhe outro jogador e pergunta a quantidade de um símbolo que a pessoa tenha. Exemplo: João, quantos distintivos você tem?

As perguntas são feitas abertamente, então todos os jogadores ficam sabendo as respostas e anotam nos blocos de anotações. É possível jogar em 2 jogadores, mas nunca joguei assim e o jogo funciona melhor em 3 ou 4.
Sherlock é também conhecido como Sherlock 13, talvez pelo número de cartas que o jogo possui.

image

Sherlock serve como jogo de entrada e também para iniciar a jogatina ou ainda se o grupo quiser algo mais leve, uma noite só com Sherlock, não deixa a desejar. É bem divertido, rápido e é bem possível que você queira jogar várias partidas seguidas para ser o melhor detetive. Então, pegue seu chápeu e seu sobretudo e vá atrás do assassino.

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post e continuem mandando críticas e sugestões .

Deixem nos comentários o que estão jogando e quais jogos gostariam de ver aqui nos Posts do Tabulando.

2 curtidas