Regra cortesão white castle

Estávamos jogando White castle e surgiu uma dúvida.

Posso ter mais de um cortesão do meu clã no mesmo quarto do andar?? O último andar, o quarto do daymo a regra específica que pode ter qualquer quantidade.

Mas por cômodo não diz nada. Por exemplo, ganhei a partida tendo 5 cortesão no mesmo andar, com isso ficou meio roubado a multiplicação do guerreiro.

Mas no manual não aponta um limite mas também não libera.

Inclusive em todas as fotos do jogo no manual, nos exemplos de jogadas, não tem mais de um cortesão de mesma cor no mesmo quarto (exceto o último)

Pode sim, sem problemas.

Acho que quebra um pouco o jogo, 99% das vezes não vai valer a pena subir um cortesão pro 2 ou 3 andar, já que no portão o guerreiro não multiplica ele.

Só iria valer caso já tenha 5 no 1 andar ou não tenha guerreiros

Na verdade acaba valendo a pena no acumulo. Pensando só no multiplicados do guerreiro não valeria a pena subir. Mas subindo, além da multiplicação do guerreiro, vc ganha também mais pontos com cada cortesão.

Depende.

Supondo que tenha 3 guerreiros, 2+1+1, o primeiro andar do cortesão vale 3, então um cortesão no primeiro andar vai valer 7.

Enquanto no portão só vale 1, e no segundo andar vale 6, ou seja, eu peco ponto deixando um cortesão no portão pra subir um outro pro 2 ou 3 andar, só vale a pena se eu já tiver 5 no 1 andar.

E olha que coloquei um cenário com 3 guerreiros, se aumentar isso fica ainda pior

Ah, agora entendi. Vc se refere a escolha entre subir um nível e manter outros cortesãos no portão.

Rapaz, confesso que não entendi a sua linha de raciocínio.

A duvida central é se pode ter mais de um cortesão do mesmo clã na mesma sala de um andar.

por exemplo, no primeiro andar temos 3 salas, posso ter 3 cortesãos vermelhos na Segunda sala? ou apenas um por sala

Não tem limite de cortesãos por sala não. Pode ter os 5 na mesma sala.
Os motivos pra você subir os cortesãos outros andares são:
-6 pontos por cortesão no 2o andar
-10 pontos no terceiro + o bonus de chegada
-as cartas que você ganha e coloca no seu tabuleiro pessoal.

Só vi vantagens :smiley:

existem vantagens sim, mas segue o calculo que eu disse kkkk, quantidade de cortesao sempre supera o nível que ele está.

pra subir um cortesão pro 3 andar voce gasta no mínimo 2 açoes de cortesão, enquanto isso voce poderia ter 2 no primeiro andar pontuando +3 e ganhando o bonus do guerreiro (que nao vale pra cortesao que está no portao)

só faria sentido pensando em pontos brutos, se voce já tivesse 5 no primeiro piso

Considere que você tem 1 guerreiro no campo de treinamento que multiplica por 2.

Situação 1:

  • Pago 2 moedas e coloco 1 nobre no portão.
  • pago 5 madrepérolas e subo o nobre 2 pisos e pego a carta.
  • Numa segunda ação, pago 2 moedas e coloco 1 nobre no portão.
  • Pago 2 madrepérolas e subo o primeiro nobre, que havíamos subido na ação anterior, pro 3o piso.
  • Imediatamente ganho 1 benefício à minha escolha e ativo a minha lanterna, o que me dá recursos.
  • Nessa hipótese, ganho 10 pontos do nobre. E 2 pontos do efeito multiplicador do guerreiro.

Situação 2:

  • Pago 2 moedas e coloco 1 nobre no portão.
  • Pago 2 madrepérolas subo 1 piso e pego a carta.
  • Numa segunda ação, pago 2 moedas e coloco 1 nobre no portão.
  • Pago 2 madrepérolas, subo 1 piso com esse mesmo nobre e pego a carta.
  • Nessa hipótese eu teria 6 pontos dos nobres no primeiro piso e 4 pontos advindo da multiplicação do guerreiro, totalizando 10 pontos.

O que eu acho:

A diferença de pontos é pouca. No segundo caso, fez-se 10 pontos, mas gastou-se 3 madrepérolas a menos, o que permitiria subir um terceiro nobre 1 piso numa ação futura.

Mas no primeiro caso, além de se ter ganhado 2 pontos a mais, os recursos ganhados ao ativar a lanterna e ao alocar o nobre no andar superior podem ter compensado.

Ganhar pontos e recursos numa única ação, em The White Castle, faz toda a diferença, considerando que é um jogo apertado, no qual você jogará apenas 9 turnos ao longo de toda a partida (12 com a expansão e os dados verdes).

Mas acho que esse cálculo é muito situacional. A depender do estado geral da partida, qualquer uma das opções pode ser melhor que a outra.

Depende do quão bem você montou a sua lanterna; dos recursos que consegue ter à sua disposição; dos dados que têm à sua disposição; e além de tudo, a conta poderia mudar se eu tivesse mais guerreiros nos acampamentos, potencializando o efeito multiplicador.

Vão haver situações em que posicionar um jardineiro te dará numa só tacada 7 pontos, mais o efeito da carta. E isso tornará a ação do jardineiro melhor naquele contexto da partida.

Se você coloca a Casa de Chá, da Expansão Matcha, na jogada, a coisa muda de figura. Porque além do efeito multiplicador do acampamento, você terá o efeito multiplicador dos pisos do salão do chá. E ali um piso multiplica por guerreiros; um por jardineiros; e um por nobres. Você certamente escolherá o piso que for mais vantajoso dado o estado geral da partida e a maneira como você está posicionado nos diversos setores da Corte do Daimyo.

E é exatamente por isso q gosto tanto desse jogo.

Pois é, rs, não consigo concordar com você :slight_smile: Pra mim, só vale o seu calculo numa determinada situação onde você, por qualquer motivo, está priorizando os guerreiros e não consegue madrepérola suficiente pra subir um cortesão quando o coloca no castelo para subir um andar, aí sim os cortesãos não precisam subir muito pra economizar MP. Mas o jogo é muito dinâmico, não acho que dá pra dizer com certeza que uma estratégia, ou oportunidade de pontuação seja melhor que outra.

Como o @Raphael_Chafer disse, vai depender do jogo, da situação atual do tabuleiro, recursos iniciais, etc. Só acho que, dada uma situação onde dois jogadores tem a mesma oportunidade de colocar guerreiros no campo de x2 e ambos os jogadores colocam os cortesãos no castelo, quem subir mais vai ganhar mais pontos, vira um cálculo de pontos brutos. O Raphael deu um excelente exemplo mas eu gostaria de elaborar mais:

Eu decido colocar 1 cortesão no castelo, gasto 7 MP, duas ações do Cortesão (uma eu entro no castelo e subo 1 andar e com a segunda ação eu subo 2 andares). Esse cortesão me deu 10 pontos ao custo de 2 ações, 7 MP e 4 moedas.

Você decide colocar 3 cortesãos, gastando 3 ações, 6 MP e 6 moedas. para pontuar 9 pontos.

Dependendo do número de guerreiros no campos vai fazer diferença sim no seu cálculo. Se eu tiver 1 guerreiro no campo de x2 (vou gastar 5F) os pontos favorecem para ter mais cortesãos, (12p -1C no 3o andar x 15p 3C no 1o andar)

Mas o recurso principal desse jogo são as ações. Se tivermos gastos o mesmo número de ações o cenário muda.

Então, com uma ação a mais pra mim (igualando ao número de ações sua) eu posso colocar mais um cortesão no castelo e subir um andar, adicionando 5 pontos (3 da sala + 2 do guerreiro), ficando 17x15. Se fui eficiente com minha coleta de recursos (pode ter vindo do bonus da sala do último andar do castelo) eu poderia ter subido esse mesmo cortesão 2 andares, somando 8 pontos (6 da sala + 2 do guerreiro) ficando 20x15 pelo mesmo número de ações.

Pra mim, o jogo é sobre fazer mais com menos ações e gerar oportunidades de gerar recurso “passivamente” (sem o uso de uma ação, usando bonus, lanterna e etc.) Conseguiu fazer isso, ganhou a partida.

E como disse o @Danilo_Vaccari é exatamente por isso que gosto tanto desse jogo :slight_smile:

Acho que eu jogava errado então.

Achava que em uma ação de cortesão eu poderia colocar um cortesão no portão e gastar 2 ou 5 madrepérola para subir UM cortesão, nesse cenário para subir um cortesão para o 2 ou 3 andar eu necessariamente teria que deixar um no portão ( que não conta no multiplicador do guerreiro)

Ah! Sim. Você não é obrigado a colocar um cortesão no Castelo ao fazer a ação do cortesão. Você pode apenas mover um se preferir.

O que não pode é dividir a ação de movimento, com uma ação gastar 2 MP pra mover um, mais 2 ou 5 MP pra mover outro, etc.

Mas você pode usar a mesma ação para colocar um cortesão nos portões e gastar MP para movimentar um cortesão (qualquer) em qualquer lugar do Castelo.

Vamos pegar o cenário de fim de jogo.

Cenário 1 (fim de jogo)

2 cortesãos no 3° piso (12 mp)

3 cortesãos no portão

3 guerreiros (2+1+1)

23 pontos do cortesão + 8 multiplicação do guerreiro.

Cenário 2 (fim de jogo)

5 cortesãos no 1° piso (10 mp)

3 guerreiros (2+1+1)

15 pontos do cortesão + 20

Ou seja, gastei menos MP pra subir os 5 para o 1° andar e ganhei uma quantidade considerável de pontos a mais. (E não considerei o uso de 5 no para subir direto para o 2° andar)

Se mudarmos o cenário dos guerreiros a diferença fica ainda maior.

Mas entendo que existem variáveis, porém na minha opinião na maioria dos casos essa estratégia compensa mais, além de que, subindo cortesãos para o primeiro andar você fortalece mais a sua lanterna. Pega mais cartas.

O meu pontos é que a quantidade de cortesãos no castelo geralmente vai compensar mais que subir ele, pois temos que deixar um no portão.

Isso sim!

Achei que tinha falado de gastar 7 no na mesma ação para subir dois cortesãos diferentes

Não, isso não pode mesmo. Desculpe se pareceu que sugeri isso, vou rever meu comentário. :wink:

E eu volto ao meu ponto. Acho que The White Castle é um jogo muito situacional. O aspecto tático aqui é muito presente, porque o jogo é muito dinâmico e as próprias ações do tabuleiro vão mudando ao longo da partida, na medida em que os jogadores pegam as cartas para as suas lanternas.

Com isso, acho que o TWC é um jogo que te obriga a reagir às circunstâncias de curto prazo, gerenciando escassez de recursos e ações para fazer a alocação mais eficiente possível.

Note que no meu post eu não disse que o Cenário 1 (subir com 1 nobre até o piso 3) é necessariamente melhor que o Cenário 2 (apenas colocar 2 nobres no piso 1). Como coloquei ali: “A depender do estado geral da partida, qualquer uma das opções pode ser melhor que a outra.”

Além disso, vamos colocar em perspectiva a escassez de ações. Como eu disse, numa partida normal, você terá 9 turnos para jogar.

No seu exemplo, você precisaria de 5 ações para colocar os 5 nobres no piso 1, pagando moedas e madrepérolas necessárias; e 3 ações para posicionar os guerreiros nos respectivos acampamentos, pagando o ferro necessário. Só aqui nós já temos 8 ações.

É claro que nesse jogo as ações combam e você, com frequência, consegue fazer mais de uma ação por turno. Ainda assim, não é algo simples.

Eu não discordo totalmente dessa sua leitura.

Eu concordo contigo, de saída, que buscar combinar guerreiros e nobres, tendo em vista o fator multiplicador, é estratégico pra esse jogo.

E eu também entendo que vai haver situações em que não subir tanto no castelo poderá ser mais interessante do que subir.

Mas acho que isso é situacional. Depende de muita coisa.

De qualquer forma, mano… como você está com esse feeling, eu dou toda força pra que você teste essa estratégia nas suas próximas partidas. E depois, se se animar, conte pra gente como foi a experiência. :slight_smile:

______

Na minha última partida, consegui colocar todos (ou quase todos, não me lembro bem) os nobres dentro do castelo. E usei tanto o fator multiplicador dos guerreiros quando o das gueixas, na Casa do Chá (da expansão), pra multiplicar esses mesmos nobres pra fazer pontos. Fiz a minha melhor pontuação no jogo até aqui. Foram 97 pontos.*

__________________
*Lembrando que, com a expansão, você ganha 3 turnos a mais ao longo da partida. Com isso, as pontuações tendem a ser mais altas do que apenas considerando o jogo base.

Nunca joguei a expansão, mas todo mundo fala que melhora Demais o jogo.

O meu ponto é mais que ficamos com a dúvida mesmo, pois na regra não fala que pode e nem que não pode kkk, além disso em todas as ilustrações não aparecem mais de um cortesão na mesma sala.

concordo com você que o jogo é situacional demais, nessa partida ocorreu que o guerreiro dava uma ação de cortesão, e aí ajudava a combar.

sempre colocava jardineiro ou guerreiro para poder colocar cortesão.