Reavaliar a lógica na aba Reduções

A aba das “reduções” não está funcionando direito, na verdade faz tempo que percebo que essa aba está bem ruim. Acabei de descobrir um jogo que reduziu mais de 50% (que provavelmente reduziu há poucos dias) e o jogo aparece lá na aba de reduções em último mostrando que reduziu menos de 2% (2% provavelmente só nas últimas horas ou no último dia, provavelmente porque alguém reduziu mais de 48% e depois reduziu mais 2%). Só encontrei o jogo em 1º lugar na parte dos mais “populares da semana”, pois, por ter reduzido tanto, muita gente buscou por ele colocando ele em 1º nos mais “populares da semana”, mas desconfio que muita gente, assim como eu, não soube da redução por aqui, pois a aba de reduções não informa.

Bom, pelo menos hoje descobri que se eu quiser ser informado sobre reduções, tenho que buscar pelos “populares da semana”, já é alguma coisa, pois a aba das reduções não funciona direito.

Olá Jeverson, tudo bem?

Primeiro, trouxe sua postagem como uma sugestão própria, em um novo tópico, para poder entrar em mais detalhes.

A lógica para exibição considera apenas os últimos dois dias, ou seja, uma redução é considerada como tal se houve queda no preço neste período, o que realmente não ocorreu mais com o jogo em questão.

Entendo que pode não ser a visão ideal, então gostaria de entender qual seria a sugestão exatamente? Aumentar este período? Ou usar uma lógica diferente para exibição desses preços MUITO diferentes, por exemplo tendo uma seção dedicada apenas a reduções que chegam a um menor preço histórico (ou em um período bem maior)?

3 curtidas

Olá. Obrigado por criar um novo tópico.

Então, acho que precisaria pensar o que fazer, mas sinto que é certo que precisa ser feito algo, pois no caso deste jogo “Blackout: Hong Kong” que reduziu mais de 50% há 3 dias e ainda se mantém com essa redução drástica, precisaria de um destaque diferente das outras reduções. Talvez uma aba/seção que mostre as reduções mais quentes da última semana ou mês (ou de mais de um mês) se uma grande redução se manter. É preciso dar um destaque e manter esse destaque enquanto a redução continuar grande, pelo tempo que ela se manter. Talvez configurar uma aba/seção com reduções de mais de 30% e outra com mais de 50% a partir do seu valor inicial (de lançamento) ou a partir de um preço médio dos últimos 6 meses (ou outro intervalo de período). Percebi, desde a última Black Friday, que há uma tendência para que alguns jogos tenham uma redução de 50% de forma diferente de uma redução drástica de tempos atrás, lembro-me que foi o caso do jogo “Ricardo Coração de Leão” e de “Kick Ass” (acho que teve outros) e esses preços bastante baixos se manteram por muito tempo, mais de 1 mês em muitas lojas (desconfio que foi uma promoção que teve participação da editora que repassou para as lojas), foi uma redução diferente das normais de Black Friday que são isoladas, que reduz e acaba em 2 dias ou menos. Teria que ter algo neste site, especialmente neste site que visa comparar preços, para mostrar justamente os melhores preços do ano, as reduções mais drásticas do ano, enquanto elas se manterem (enquanto houver estoque para vender), não pode passar assim quase batido. Até se houvesse também um pop-up dizendo “Tal jogo reduziu 60%” acho que não seria exagero, mas não necessariamente um pop-up (pois pop-up se perde), mas teria que ser um destaque com esse peso, uma aba/seção que tivesse o maior destaque no site. Redução de mais de 50% faz qualquer um reavaliar a sua decisão de compra sobre qualquer jogo. :smiley:

2 curtidas

Bom dia, talvez nessa época do ano conhecido por grandes descontos, poderia ter uma aba, ou alguma tag, para os jogos que já começaram com descontos relevantes, e que se mantém assim disponíveis até o dia oficial da Black Friday.

Quem acompanha a página diariamente consegue perceber os jogos que entram a cada dois dias, mas quem entrar semanalmente pode acabar perdendo alguma boa promoção.

4 curtidas

Isso aí, não adianta reclamar mas não ajudar com soluções!

Uma ideia de como “melhorar” seria aumentar o range para 1 semana, e ordenar por maior redução (avaliar se a maior seria em percentual ou em valor mesmo)

Não tem como fazer muita mágica, porém acredito que aumentar um pouco o range e colocar uma ordenação diferente (e não as últimas reduções) talvez possa fazer essas grandes reduções aparecem para mais pessoas

2 curtidas

Concordo com o pessoal acima. Acho que uma ampliação para uma semana, no mínimo e uma aba/tag de Black Friday, que acaba durando, normalmente, um mês.

jogos como Blackout: Hong Kong e Arkham: Final Hour continuam com seus preços reduzidos, mas já não aparecem mais na aba reduções.

Talvez alguma forma de validar que o preço continua reduzido e ai manter e/ou retirar da aba.

Sugerindo na caruda pois não manjo nada de programação mesmo.

Espero que seja o melhor para o site que é excelente.

1 curtida

Percebi mais um problema na atual aba de reduções:

Se um lojista está oferecendo o valor mais barato de um determinado jogo, sendo que este valor mais barato pode não ser promoção alguma (apenas é o valor mais barato entre os existentes) ou, se mesmo já estando em promoção, há vários meses em promoção, mas sem interesse de ninguém, por ser ainda uma promoção modesta, então, um lojista mal intencionado pode fazer duas coisas para conseguir propaganda gratuita aqui no site sem ter baixado o valor do seu jogo:

  • Tirar seu site do ar por 2 dias, o que fará o valor do jogo subir aqui no site para o 2º valor mais barato que estava, então, o lojista coloca seu site novamente no ar sem reduzir o valor do jogo, porém, isso faz que o valor do jogo aqui no site caia (para o valor que já estava 2 dias atrás) indo esse valor para a aba de reduções (sem ter reduzido na verdade). Vi isso acontecer hoje.

  • Aumentar o valor do jogo por 2 dias e depois baixar o valor do jogo para o mesmo valor que estava 2 dias atrás, fazendo aparecer na aba de reduções.

1 curtida

Se não há uma redução não deveria aparecer na aba. Pode exemplificar em qual item viu isso acontecer, por favor?

Quando ao outro caso acredito que apenas aumentando o tempo já resolva, mas se tiver alguma outra sugestão é sempre bem vinda.

1 curtida

Renato, gostaria de aproveitar o tópico para sugerir a exibição do percentual de redução. Assim: ao lado do valor cortado (mais alto) e do mais baixo, aparecer algo como -30%, talvez com alguma cor para destacar. Acho que isso facilitaria demais a visualização do quão “deal” é a redução!

E se não for pedir demais, criar um filtro que ordene os jogos de acordo com o % de redução!

Aproveito para parabenizar esse site incrível, necessário, inigualável!

3 curtidas

Renato, desculpe me intrometer, mas acho que sei o que pode ter acontecido. Notei que algumas lojas saíram do ar no dia do feriado. Dessa forma os jogos desses lojistas saíram da plataforma do comparajogos. Quando os sites voltaram, se esses lojistas tinham jogos com preços menores, eles apareceram como reduções, pois o comparajogos entendeu que eles tinham reduzido, quando não foi exatamente o que aconteceu. Agora, não sei como isso pode ser corrigido, nem se, por um acaso, algum lojista possa ter feito isso de propósito, o que acredito que não foi o caso. Mas enfim, só queria deixar esse registro, que notei que aconteceu, pra esclarecer melhor e talvez ajudar a encontrar possíveis soluções. E também mostrar que não foi um erro do comparajogos.

1 curtida

Aproveitando o tópico, gostaria de sugerir uma discussão sobre uma situação.
Algumas vezes um jogo permanece estável em um mesmo preço por meses, então, por algum motivo, ele tem um aumento significativo por dois dias e depois volta ao preço normal. Essa situação é detectada pelo sistema como uma redução de preço. Ao meu ver não deveria estar em destaque na aba de reduções quando isso acontece.

No momento em que escrevo, o jogo Zona Mágica está nessa situação.

Talvez utilizar um período anterior maior para comparação com o preço atual possa evitar essas situações.

2 curtidas

Vi isso no jogo Planet. Há quase 1 mês, o valor de 160 se tornou o menor preço deste jogo (depois que foi vendido um mais barato que existia), então, a loja saiu do ar e assim ficou por 2 dias, então, quando a loja voltou com o mesmo preço de 160 reais, o site entendeu que isso era uma redução.

A aba Reduções agora exibe os produtos que sofreram uma redução em relação a última semana, vou deixar assim por enquanto para avaliar melhor.

1 curtida

Será que está aparecendo todos os produtos agora? Vi um produto que teve redução, mas não apareceu na aba. Acho que está limitado à 70 produtos.

Ainda acho que precisaria ter uma aba para grandes reduções históricas (tendo por base o preço atual comparado com o menor valor registrado no lançamento), independente de quando se deu a redução se há 2 dia ou há 2 meses ou mais, mas considerando apenas grandes reduções, maiores que de 50%. Pois, por exemplo, o jogo Blackout: Hong Kong já saiu da aba de reduções, mas continua com uma redução enorme: foi lançado por R$ 341 e há mais de uma semana está por R$ 95.

Sim, está limitado a 70 produtos mas ordenado pela maior diferença, então só deveria estar nestes últimos itens os produtos com menor redução. Em que item você notou isso?

Infelizmente essa lógica de comparar com o menor preço de lançamento não funciona com a base atual, porque diversos itens têm como primeiro valor um valor de pré-venda ou de importado, então precisaria ter o valor de Preço Sugerido de Venda de cada edição lançada, algo que não vai ser viável gerenciar.

Dito isso, acredito que a mesma lógica atual sirva para períodos maiores, então posso criar uma visão adicional com as Reduções em relação ao menor preço de 6 meses ou de 1 ano atrás, por exemplo, e ofertas como o B:HK apareceriam.

1 curtida

Não me lembro agora em qual item eu vi a redução, mas parece que a aba de reduções está ordenado pela maior diferença em REAIS, é isso? Não pela maior diferença PERCENTUAL? Se assim for, existe um outro problema: a redução de 30 reais num jogo de 200 reais ou mais não será muito significativa, pode nem aparecer na aba, mas a redução de 30 reais num jogo de 60 reais é bastante significativa para não aparecer lá. Acho que foi um caso assim que eu vi e fiquei surpreso por não está na aba de reduções, ou talvez tenha sido algum bug ocasional, eu precisaria lembrar do jogo para verificar o que foi, fica pra próxima…

Sim, acho que em relação ao preço de 6 meses atrás seria uma boa. Como nada reduz tanto depois de 6 meses do lançamento, os preços de pré-venda (ou de outra forma de venda anterior ao lançamento) naturalmente não entrariam no comparativo de grandes reduções. Ao que me parece, isso resolve tudo, juntamente com a aba semanal de reduções.

O Problema para essa métrica seriam dos Lojistas que colocam preços de locação de jogos.
Aparece no site como preços de venda…
Ai quebra a estatística, tiveram jogos postados com o valor de R$ 3 em uma loja , entrava no site e o produto estava indisponível ou com o valor corrigido.

Olá Diogo,

Os preços de locação não entram como preços de vendas, quando estes itens entram erroneamente basta nos informar que desvinculamos, o que automaticamente corrige o histórico de preços. Se houver algum neste momento basta informar para realizarmos a exclusão.

Quando há preços claramente incorretos também sempre corrigimos manualmente no histórico de preços, realmente estes da semana passada não haviam sido ajustados ainda mas foram excluídos do histórico agora há pouco.

1 curtida

Não sei COMO fazer, mas o ideal é que o ComparaJogos fosse para os boardgames o que o gg.deals é para os jogos de PC, em termos de possibilidades de pesquisa.

1 curtida

Descobri, acho que o problema foi que a ordenação que você colocou está pela diferença de valor em relação ao último valor registrado e não pela diferença percentual. Então, se o valor de um cardgame de 20 reais cai para 10 reais (50% de redução) pode ser que nem apareça na lista ou apareça lá embaixo junto com reduções insignificantes de 2% de jogos de maior valor. Com certeza a diferença percentual faz muito mais sentido.