O Pequeno Príncipe - Construindo Planetas

E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim. A partir desse post, teremos um modelo de publicação diferente e espero que gostem. Antes do Post, gostaria de ressaltar algumas coisas : Temos um novo formato de publicação onde o intuito não é falar de regras e sim analisar e opinar sobre o jogo. Hoje falaremos um pouco sobre o jogo O Pequeno Príncipe.

Tema

O jogo, como o próprio nome diz é baseado no filme e na obra de Antoine de Saint Exupéry. O jogo tem tudo o que é mostrado no filme e ilustrado no livro, até mesmo a rosa que o pequeno príncipe cultiva.

Ficha Técnica

Lançado fora do Brasil em 2013, pelas editoras Asmodee, Asterion Press, Broadway Toys LTD, Gém Klub Kft, entre outras e aqui no Brasil em 2018 pela Meeple BR, dos designers Antoine Bauza e Bruno Cathala. É um jogo de 2 a 5 jogadores, para 8 anos ou mais com duração de 25 minutos e as mecânicas são: Colecionar Componentes e Selecionar Cartas (No caso do jogo, Selecionar Tiles). Na Ludopedia ocupa a posição de número 517 com uma nota média de 7.9. Na boardgamegeek ocupa a posição 937. É considerado um jogo familiar de expansão territorial baseado em Romance. O peso do jogo é de 1.60. O Jogo não tem nenhuma dependência de idioma e não necessita de sleeves.

image

Objetivos Gerais

No Pequeno Príncipe cada jogador tem o objetivo principal de formar seu planeta. Através de um inteligente posicionamento de tiles, o jogador deve otimizar ao máximo seu planeta a lhe render pontos de vitória ao final da partida, inserindo nele animais como a cobra, elefante, ovelhas e raposas, além de postes de luz, rosas, caixas e sóis. Cada personagem escolhido para fazer parte de seu planeta lhe proporcionará diferentes formas de adquirir importantes pontos de vitória. Cada ponto é vital.

Vencendo o Jogo

Vence no Pequeno Príncipe, aquele que no final de 16 turnos tiver o maior número de pontos de vitória, caso em que seu planeta estará totalmente formado. Os diversos personagens presentes no jogo serão fundamentais para este fim. Vale ressaltar que no final da partida o jogador que tiver o maior número de vulcões em seu planeta perderá 1 ponto de vitória para cada vulcão presente.

Considerações Finais

O jogo, pelo nome, pode soar um tanto quanto dedicado ao público infantil mas está bem longe disso. Ele tem um certo grau estratégico que talvez os pequenos não identifiquem, pois o grande barato pra eles é construir o planeta. Além disso, tem o famoso block presente e um jogador mais hard, com certeza vence fácil o jogo e isso talvez possa frustrar de início, os jogadores casuais. Mas nada disso, tira a diversão e interação que o jogo proporciona na mesa. Um jogo fácil, rápido e simples, porém bem divertido e qualquer pessoa pode jogar, desde os jogadores mais casuais até os mais experientes no hobby.

Avaliação Geral - Sistema C.O.R.D.A.S

Curva de Aprendizagem: 3,0

Originalidade: 6,0

Rejogabilidade: 5,0

Dificuldade: 3,0

Arte: 7,5

Sorte: 6,0

O jogo é muito fácil de aprender, ensinar e jogar. Talvez com os pequenos seja necessário mais explicações, mas é bem simples o aprendizado. A grande sacada do jogo, talvez, seja o fato do jogador poder escolher quem pegará os tiles, não há uma ordem de primeiro e segundo jogador por exemplo e se não fosse isso, seria apenas mais um jogo de colocação de tiles. A rejogabilidade é média/baixa, o que melhora um pouco é que tiles são retirados de acordo com o número de jogadores. Como já disse, a dificuldade é bem baixa nada de complexo e se pega o jeito do jogo facilmente. A Arte do jogo é bem bacana e bem fiel ao livro e as ilustrações chamam atenção na mesa. Até a rosa que o pequeno príncipe cultiva no filme está presente no jogo. A Sorte também é média/baixa e fica por conta das compras dos tiles e da ação do jogador da vez escolher o próximo jogador.

Pessoal Não deixem de compartilhar, criticar e sugerir. Até o próximo post pessoal !!! Desejamos a todos uma boa semana com muita jogatina.