Misty, um card game de desenhos na janela

Pegar desenhos de uma janela embaçada e montar uma ilustração. Com tema inusitado, arte delicada e partidas rápidas, Misty é uma boa pedida de card game para brincar entre jogatinas de board games mais complexos:

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 6+
Duração da partida: 20 minutos
Fabricante/Editora: Helvetiq/PaperGames

As Regras
Em Misty, cada jogador deve montar uma janela com 12 cartas. Primeiro, os jogadores escolhem uma carta da mão e então passam as cartas restantes para o vizinho. Quando todas as cartas tiverem sido jogadas, algumas delas serão movidas e cobrirão outras.

As que forem tampadas serão eliminadas do jogo. Para vencer, é preciso planejar e otimizar sua janela para marcar o máximo de pontos. O primeiro jogador a vencer duas rodadas será declarado o vencedor da partida.

A Jogatina
O tema de Misty é meio estranho no começo, mas ambientações inusitadas sempre adicionam uma camada de curiosidade. A verdade é que a arte carismática do jogo é uma (boa) desculpa para justificar o que, na essência, é um belo card game abstrato. Misty divide-se em duas mecânicas para funcionar.

A primeira parte é um draft de cartas (escolha uma carta e passe o restante para o adversário ao lado). Ao descer a peça escolhida, é preciso colocá-la em um grid imaginário de 4x3 (ou 3x4), sempre prestando atenção em como as movimentações dessas cartas ocorrerão na próxima etapa.

Após a criação do “vitral”, cada jogador movimenta as cartas de acordo com os sentidos da seta. A ordem deste movimento é decidida por cada jogador, para maximizar os pontos possíveis. Cada carta sobreposta fica “embaçada” e sai da mesa. O que sobrar vale ponto. Algumas combinações dão mais de um ponto por carta, mas são limitadas.

Misty funciona bem demais entre partidas de jogos mais complexos. É uma opção leve, rápida, com arte delicada e de placar apertado. A PaperGames lançou no Brasil duas cartas extras de movimentação diagonal. Vale a pena correr atrás delas para ampliar a rejogabilidade e curtir mais táticas de pontuação.


O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se na newsletter, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

3 curtidas