Azul, um ótimo abstrato de montar azulejos Azul

Produzir a melhor combinação de azulejos lusitanos escolhendo peças coloridas e lindas. Essa é a missão dos jogadores em Azul, um board game abstrato com um tema muito bem implementado, fácil de jogar e difícil de dominar.

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 30 minutos
Fabricante/Editora: Next Move Games/Galápagos Jogos
Confira a faixa de preço

e4cf4_situdm.jpg

As Regras
No jogo, os jogadores se revezam, comprando tiles coloridos dos fornecedores para seu próprio tabuleiro. Mais tarde na rodada, os jogadores marcam pontos com base em como eles colocaram seus azulejos para decorar o palácio.

Pontos extras são pontuados para padrões específicos e conjuntos completos; os suprimentos desperdiçados danificam a pontuação do jogador. Ganha o jogador com mais pontos no final do jogo.

A Jogatina
Para um jogo abstrato, Azul conseguiu um trabalho impressionante de integração entre a mecânica e o tema do jogo. Quem diria que montar azulejos podia ser tão divertido. As peças são muito bem feitas e dão uma ótima sensação tátil de pegar e montar os quadradinhos no tabuleiro pessoal.

Embora não tenha muita interação com outros jogadores, é possível (e até recomendado) escolher bem as cores para ampliar as combinações próprias ou impedir o combo de outros jogadores. Um movimento errado pode gerar vários azulejos quebrados na rodada. E, com eles, pontos negativos.

É preciso atenção para marcar pontos extras, como colunas completas e ter cinco peças do mesmo tipo. Ao completar uma linha, o jogo entra na última rodada. Então, se planejar e ter alternativas na pontuação é essencial. Azul ganha em rejogabilidade por ter um tabuleiro sem marcações no lado inverso, que desafia a não repetir a mesma peça na mesma linha.

Além de novas e diferenciadas versões, o board game original também gerou a expansão Mosaico de Cristal, que resolve o problema de esbarrar no tabuleiro e tirar as peças do lugar, além de oferecer outras combinações para colocar os azulejos. Se ainda não conhece, esse abstrato de tema inusitado é imperdível.

+ Pontos positivos
Ótimo tema e componentes
Fácil de aprender, difícil de dominar
Possui expansão (que resolve o ponto negativo citado)

- Pontos negativos
É preciso ter cuidado para não esbarrar e tirar as peças do lugar

Veredito: 8,8/10
Arte: 9
Componentes: 9
Tema: 9
Mecânica: 8
Rejogabilidade: 9


O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!