Mecânicas

E aí pessoal como estão? Espero que estejam bem e jogando bastante…

Hoje falaremos sobre um assunto muito importante, não só na hora da escolha do jogo mas pelo fato de como o jogo se desenvolve no decorrer da partida. Hoje é dia de falarmos de: Mecânicas.

O que são? Quais são?

Mecânica nada mais é do que, o ato de fazer algo no jogo, na sua rodada, na sua vez de jogar ou popularmente conhecido no mundo dos boardgames, no seu turno. O que você precisa fazer para jogar: Rolar um dado? Colocar um Tile? Alocar um trabalhador? Comprar uma carta? Construir um baralho? É a ação de jogar que faz o jogo se desenvolver , isso é mecânica. Mas quais mecânicas existem?
Existem inúmeras mecânicas, mas como não podemos falar de todas, vamos citar aqui algumas e explicar como elas funcionam.

Rolagem de Dados : Quem nunca jogou banco imobiliário que atire a primeira pedra. É o simples fato de você jogar o dado e seguir o resultado, fazer a ação do dado na hora ( Andar pelo tabuleiro, mover algum componente, ganhar movimentos, etc… ), ou seja, é pura sorte…

Alocação de Trabalhador: Consiste no jogador alocar algo, pagar um custo, e ganhar algo em troca. Pode alocar um dado, um meeple, etc… e o jogador ganha algo em troca disso. Pode ganhar recursos, pontos extras, cartas, etc… É simples : Alocou, pagou, ganhou…

Deck Building: Deck Building ou Construção de baralho, nada mais é do que você começar com cartas básicas, ou geralmente chamadas de cartas iniciais, ( Geralmente todos no jogo começam com essas cartas, para ninguém levar vantagem no início), e ao longo do jogo,de acordo com suas ações, você vai comprando cartas mais fortes e construindo seu deck.

O que mais chama atenção quando se fala em mecânica, é que os jogos nunca apresentam apenas 1 única mecânica, um jogo geralmente sempre se desenvolve através de 2 ou mais mecânicas. Mas isso não é uma regra.

Pessoal ficamos por aqui, espero que tenham gostado do post de hoje. Agradecemos demais a quem tem nos dado dicas , lido os posts e podem ter certeza: Nós lemos todos os comentários !!! Pedimos que não deixem de compartilhar o canal no Compara Jogos. Deixem nos comentários o que gostariam de ver aqui no Tabulando, qual tema e deixem suas críticas, seus elogios. Até o próximo post pessoal!!! Obrigado!!!

2 curtidas

Não necessariamente a alocação de trabalhadores envolve um custo a ser pago… Existe outras formas de utilizar dados nos jogos, roll & move é apenas uma delas (seleção de dados, draft de dados, alocação de dados…) e dizer que jogos NUNCA apresentam uma mecânica só é bem errado… Ludo é só rolar e mover, por exemplo…

1 curtida