Hansa Teutonica - Fúria sobre Cubos


O Contexto

Hansa como será chamado a partir de agora, chegou aos nossos djowvidos (há!) através do SU&SD. Video esse que também o colocou no topo do BGG Hotness por semanas na época.

O primeiro a cair dentro foi o Israel Fonseca que fez toda aquela via sacra dele de estudar tudo sobre o jogo, versões, bugs, ler tópicos de 1994 no bgg etc. Nos ensinou no Tabletop Simulator e foram umas 3 partidas rodando lindamente (o que é raro em jogos no TTS).

Lançado no Brasil pela Galápagos (sem mofo), fiquei de olho até (fingir) achar uma promoção, e aqui tento resumir um pouco do porque esse é um dos jogos mais pedidos e jogados no grupo.

O Colorido Tom Pastel

  • Regras fáceis: 5 ações, todas bem parecidas e que conversam entre si. Um detalhe ou outro aqui e ali que podem ser falados ao longo da partida (os pratos de comida).
  • Poucos elementos: mapa, cubos e pratos de comida. Não tem tanta coisa para te tirar atenção da luta principal do jogo.
  • Qualquer de jogadores: roda liso de 3–5, alguns mapas tem regulagem para quantidade de jogadores, o que garante um ótimo equilíbrio.
  • Turnos rápidos: principalmente no começo do jogo, os turnos são frenéticos e o downtime não existe.
  • Euro em 1 hora: quando estamos sem tempo para outras 2 horas e meia convertendo recursos, Hansa cabe feito uma luva.
  • Profundidade estratégica:

Pode não parecer, mas estrategicamente é um jogo muito rico. Um exemplo das decisões no turno UM:

Hoje desbloquear mais ações… e o que faço com elas? Corro para fazer rotas? Vish, mas preciso desbloquear as chaves para multiplicar a pontuação… mas vou ficar sem estoque de cubos e perdendo uma ação todo turno para buscar mais (CPU ferve). Acho que vou fingir que quero outra coisa para ser chutado… é isso. Vai, próximo jogador!

  • Tático e cheio de opções: cada movimento do amigo muda o que você tem disponível e a que preço (cubos e ações) vai lhe custar. A parte legal é que sempre tem algo importante para fazer: bloquear, chutar, incomodar, atrasar amigos, ou fazer seu jogo andar e gerar ansiedade geral.
  • Fim de jogo na mão dos jogadores: com 3 formas diferentes de terminar o jogo, e a principal envolvendo muitos pontos, é inevitável dizer que esse é um jogo onde não da pra tetudo©. E é justamente esse fim que os jogadores puxam que faz você querer jogar “só mais umazinha”.

O Pastel Tom Pastel

  • Interação A MIL POR HORA: tem quem não goste, mas a genialidade aqui é que tirar um amigo da rota da poder para ele. Uma das estratégias mais legais é bloquear parar ser chutado, e assim ir ganhando presença no board. Ninguém nunca reclamou aqui, mas entendo que existam flocos de neve.
  • Tema: mas qual é o tema mesmo? Ahhh mercadores e negociantes na Alema… já dormi escrevendo essa frase zZzZ. Em momento algum você se sente parte de um consórcio de comerciantes. Aqui o jogo é puramente mecânico com interação sem tema.

O Borrado Tom Pastel

  • Pode se tornar repetitivo: é um jogo onde 90% do tempo o jogador está mexendo em cubinhos. Mecanicamente pode cansar mesmo.
  • Jogadas manjadas ou obrigatórias (mesmo que não seja vencedora): pode ser um problema de meta-jogo ou group-thinking, mas aqui a jogada inicial é ir nas rotas do espaço que da mais ações, e o segundo jogador tem que ir lá dar block, e o terceiro também e fica nesse loop até alguém encontrar coragem ou um furo. Sempre acontece isso, não vejo por que mudar.

Expansões

A Big Box tem diversas expansões que temperam sua partida. Minhas impressões vem no futuro, depois de jogar todas elas. Aguarde sentado, porque o jogo sozinho aqui faz sucesso.

Veredito Tom Pastel

Hansa Tretônica é a pedida para quando temos pouco tempo, ou não cabe explicar algo muito complexo pra gente nova. Um dos favoritos e mais pedidos aqui.

Selo Spiel des Djows™ para "Menor caixa Big Box de euro pastel sem tema, sem mofo, com gangues de cubos comerciantes lutando por pontos".

Nota 10, comentário. (Sistema de Avaliação Spiel des Djows).

J-o-g-a-ç-o! O tal obrigatório na coleção caso você gostei de interação forte e não se importa com visual e componentes simples. Sinta a delícia de tentar melhorar seu jogo ou fazer pontos, ou os dois caso você seja sagaz.


7 curtidas