As Viagens do Menino Arthur- Setembro/2022


As Viagens do Menino Arthur- Setembro/2022

Jogatinas

Nas 18 partidas do Mês, meu maior parceiro foi Arthur, O Menino ou O Menino Arthur, ou Artwa. Quem é essa fera? Um jovem na flor da idade que fez viagem de 2 horas para passar 12 horas jogando com idosos, fazendo praticamente um trabalho de caridade. E ele fez isso DUAS vezes em setembro e realizou seu sonho de jogar euros pesadinhos.

Grande garoto, recebe o recém criado Selo Spiel Des Djows de “Maior revelação em grupo de board games do Sul de Santa Catarina até até os 21 anos”.

Root (1x): o que tem se tornado meu jogo favorito teve apenas uma partidinha, a primeira em 4p com A Noiva. Ela falou que o jogo ainda não brilhou.

Malandro dominou como de costume.

Hallertau (1x): a partida foi marca por uma frase do Arthur, ainda no primeiro turno:

Então é isso que é jogar um euro de fazendinha? Que coisa boa!

Condotierre (2x): sonho realizado de jogar esse pequeno jogo “tipo war”. Curti bastante a simplicidade das regras, a interação em forma de baixar cartas e fortalecer seu front, com ótimas oportunidades de reviravoltas com o uso esperto das cartas especiais.

Nota 8: cade a edição BR, Paper Games?

Red Cathedral (2x): estreado com A Noiva, que se empolgou, ao contrário do Djow que só achou okay.

A primeira partida foi no modo básico, e a segunda no avançado. Fico me perguntando para que serviria o básico, já que o avançado é só (levemente) melhor?

Incrível como cabe componentes nessa caixinha, mais jogos deveriam seguir esse padrão. Os componentes são ótimos, até impressionantes em qualidade e iconografia. Nada a reclamar.

Sobre o gameplay, não fiquei impressionado, mas ao menos é rapidão.Alguns momentos renderam combinhos divertidos, mas o resto é meio sem emoção.

A corridinha pelas construções é legalzinha, escolher quando colocar bandeira ou quando construir ou coletar recursos. Disseram que fica BEM melhor em 4 jogadores, mas em 4 tem taaaanto jogo mais legalzinho.

No final achei leve demais para meu gosto, sendo quase um family PLUS, não muito mais que isso.

Está disponível para troca ou venda.

Nota 7: tomou -1 na nota só pelo hype exagerado, pra ficar esperto!

Iki (1x): nosso sábado com temática nipônica começou com esse. Ficamos surpresos com o equilíbrio do jogo, pois cada um fez estratégias diferentes, e o vencedor não parecia obvio até o momento da pontuação final. BOM JOGO. Lanzen vencedor.

Gugong (1x): tenho uma certa tara nesse jogo, talvez porque não consiga entender como joga-lo bem. QUERO MAIS. Outra vitória do Grão Mestre Lanzen.

Railways of Nippon (1x): finalizamos com um clássico dos jogos de trem. Eu e o Marcel fomos patos novamente, com vitória do dono do jogo.

Hansa Teutonica (4x): Hansinha serviu ao seu propósito de ser um jogão que pode ser ensinado para civis. Essa mesa da foto abaixo eram de non-gamers, bebedores de cerveja e roedores de TorcidaⓇ Sabor Pão de Alho. Duas rodadas e já estavam dentro do jogo, bloqueando e xingando de forma doce os amigos. Duas partidas seguidas.

Menino Arthur também esteve em duas outras mesas de Hansa Trêtonica.

Resultado: o jogo muda muuuuito de acordo com quem está na mesa, e a visão que eu tinha de que, quem pega mais ações (quantidade) primeiro vence, foi por água abaixo.

Red7 (1x): caramba, como eu gosto desse jogo! Pior que vejo os defeitos dele, como a possível eliminação do jogador só pelo azar da mão inicial, mas isso também me soa como um convite para ver como vai desenrolar a partida, como cada jogador vai se virar.

Foi uma partidinha só com muuuita cerveja artesanal. No final já nem via mais os números e cores das cartas, mas venci (imagina como estavam os outros lol).

Innovation (1x): aquela uma partida do favorito do casal. Como sempre, uma situação épica e inesperada. Um cabo de guerra fantástico!

Marcel Polo (1x): Agora na segunda visita do Menino Arthur, fomos nos deleitar com a coleção de euros do Marcel.

O Jow continua invencível nesse, e gostando mais dele a cada partida.

Nota 9 (era 8): redondinho e apertado (!)

Orleans (1x): depois foi a vez de relembrar esse queridinho que não jogava havia uns 3–4 anos.

Vitória do dono do jogo, Menino Arthur, no desempate com Nael.

Jogo delicia, onde a cada rodada você se arrepende do que fez na anterior, e terminar o jogo se arrependendo de tudo e prometendo fazer diferente na próxima partida.

Ganges (1x): MAIS EURO COM DADINHOS, mais vitória do Jow. Sai fritando na trilha de dinheiro, comprando todos os comércios de salame (ou tecido).

Nota do isR34L: A inclusão do Arthur no mínimo elevou a beleza física média do grupo. Ainda bem que fui bem substituído. #ciúmes #elesim

Destaques

Lançamentos

Fica a recomendação aqui do grupo para esse lançamento da Conclave.

Jogo bonito, parece pesadão. Se não tivesse o Root na minha vida, estaria agora lutando nesse mapa da Itália.


6 curtidas

Grande relato, hein? Que mês! Queria ter um desses qualquer hora dessa.

Me chamou atenção a classificação de “um jogão que pode ser ensinado para civis” do #hansa-teutonica. A pergunta que não quer calar se torna: seria #root um desses?

Como grande fã, eu gostaria de ouvir um sim, mas espero um não.

1 curtida

Fala Fabio? Obrigado por acompanhar o relato!

Rapaz, infelizmente acho que o Hansa cai melhor pro não-gamer. MAS, já li muuuito relato no bgg de pai jogando com os filhos de 8-9 anos de idade. Acho que numa mesa toda de novatos o Hansa roda (aqui rodou em 2 oportunidades), mas o Root numa mesa dessas vai demorar para engrenar.

Ainda sobre Root, acho que hoje é meu favoritinho. Estou planejando colocar ele em mesas de casais, agora que a esposa sabe jogar, só preciso ensinar 2 outras pessoas. Boa sorte pra mim kkkk

Root é favorito por aqui também. Inquestionável, aliás. Só tem dois jogos 10/10 no meu BGG, e um deles eu quase baixei pra 9.9 quando avaliei o Root. Hahahah

Cerca de um mês atrás rolou uma dobradinha de Root numa sexta e sábado por aqui. Na sexta ensinei pra 3 novatos de uma vez (e pilotei os Marqueses Mecânicos só pra dar aquela participada); no sábado 2 deles voltaram e 1 outro novato veio pra aprender. Foi cansativo, e cada partida demorou uma eternidade, mas todo mundo parece ter curtido bastante! (O que não voltou no sábado foi porque não pôde, senão teria voltado.)

Que jogo!

Agora tô doido pra estrear os Hirelings, que ainda não viram mesa desde que a expansão nova chegou por aqui.

1 curtida

Cara que legal o relato ! Eu tô louco pela expansões chegarem aqui pela meeple, principalmente pelas novas faccoes

Ah, eu não consegui nem cogitar esperar pelo lançamento brasileiro :stuck_out_tongue:

Essa #root-the-marauder-expansion eu acho que vai se consolidar como a melhor expansão da história do jogo.

As duas facções são bem interessantes. Os Keepers in Iron são provavelmente a facção com maior profundidade estratégica no jogo (joguei duas vezes com eles e ainda tô 100% o cachorro do meme ancião), enquanto os ratos do Lord of the Hundreds são bem acessíveis pra quem os controla, mas oferecem um puzzle doidaço pra quem está enfrentando.

Mas o melhor é que pela primeira vez uma expansão do Root veio com duas facções de alto “reach”; ou seja, que são substitutos viáveis para os Marqueses e Rapinas em partidas com menos de quatro jogadores.

Junta isso com a introdução dos Hirelings, que são um tempero ainda mais delícia pra essas partidas com menos do que quatro, e temos uma expansão completamente dedicada a resolver o problema mais comum do jogo, que é não conseguir brilhar a não ser que a mesa esteja cheia. 10/10

1 curtida