GWT Nova Zelândia - Diferenças em relação a 2ª edição

“Kia ora e boas-vindas ao Great Western Trail Nova Zelândia!”

(Frase retirada do manual do jogo)

Começaremos com uma breve curiosidade. Kia ora é uma gíria neozelandesa que possui diversos significados, como: olá, bom dia, boa sorte ou cuide-se. Os neozelandeses, ou Kiwis, são conhecidos como um povo muito amigável e, se você visitar o país, provavelmente ouvirá um “Kia ora” vindo de um estranho ao caminhar pelas ruas do país. Deixemos as curiosidades para depois, vamos conhecer mais sobre o jogo.

Great Western Trail: Nova Zelândia é uma reimplementação do jogo Great Western Trail: Segunda Edição. Assim como o seu predecessor, GWT Nova Zelândia pode ser jogado por 1-4 jogadores e possui duração de 150 min. As mecânicas são as mesmas e ambos jogos apresentam uma complexidade considerável. A ideia principal desse post é apontar as diferenças/novidades para aqueles que somente conhecem a segunda edição e dar uma sugestão para aqueles que nunca jogaram nenhum Great Western Trail. Se você estiver com preguiça de ler tudo e quiser apenas saber se vale a pena conhecer a nova edição, já te adianto que sim! Caso queira uma explicação mais detalhada das diferenças, contarei logo abaixo.

Qual é o tema? Somos ovinocultores (donos de fazendas de ovelhas) do século XX e devemos fazer com que a fazenda da nossa família continue prosperando. Para prosperar temos que diversificar nossas raças de ovelhas e aumentar o valor da nossa lã. A primeira diferença é nítida, deixamos de cuidar de gado bovino para criar ovelhas.

As cartas de ovelha são parecidas com as cartas de gado da 2ª edição, porém, possuem um novo número que está logo abaixo do número de valor de entrega. Esse novo número é o valor de lã. Vender lã durante o jogo é uma nova forma de conseguir dinheiro (libras). O novo trabalhador, tosquiador, está ligado à venda de lã. Quanto mais tosquiadores tivermos, mais lã conseguiremos vender.

Houve diversas modificações no tabuleiro do jogador, destacarei duas delas. A primeira delas foi a trilha do ouro, que serve para adquirir novas cartas bônus. Há também os armazéns (essas peças de madeira que ilustram uma casinha na base do tabuleiro do jogador) que serão colocados no tabuleiro de rotas marítimas.

O grande chamariz do jogo para mim é o tabuleiro de rotas marítimas. Ele melhora e muito a experiência de realizar as entregas do gado. Estava lendo na internet e concordo que até a paleta de cores do jogo melhorou, as cores estão muito mais vivas. A movimentação do barco está bem dinâmica. Além das entregas convencionais, agora é possível realizar vendas de lã em certos portos. Por conta disso, senti que ficou um pouco mais fácil remover os discos do tabuleiro do jogador. Na foto acima podemos ver várias das novidades: os portos com números 11 e 16 são para vendas de lã; os portos com números 5, 7, 11 e 16 permitem que você coloque um dos seus armazéns (casinhas); as diferentes rotas para navegação.

A trilha do pássaro Kōtare, conhecido no Brasil como martim-pescador sagrado, foi adicionada ao jogo e oferece diversos bônus conforme progredimos nela. Uma curiosidade é que este pássaro é um símbolo de paz e prosperidade em muitas culturas. Além desta trilha, tivemos a adição do mercado de fichas bônus.

Como nem tudo são mil maravilhas, existem alguns pontos de atenção. Vale a pena ressaltar que isso vai muito de gosto pessoal. Existem jogadores que vão odiar e outros que vão amar as seguintes mudanças:

  • Começando pelo setup, o Great Western Trail 2ª edição já possuía um tempo de preparação longo, mas o setup do GWT Nova Zelândia é ainda mais longo;

  • Não começamos com nenhuma carta de objetivo em mãos;

  • Por existirem mais opções, a partida é um pouco mais longa (pouca coisa);

  • Por conta da venda de lã, ficou mais fácil conseguir dinheiro;

  • O tamanho do mapa também aumentou, o que resultou em um jogo que simplesmente devora mesas.

Não joguei o modo solo, portanto, não falarei sobre. Caso você tenha testado, deixe sua opinião nos comentários.

Resumão
As adições e mudanças presentes no GWT NZ trouxeram um frescor à série, ao mesmo tempo que mantém a essência do GWT. Em comparação direta com a 2ª edição, acredito que o GWT Nova Zelândia é a versão mais completa e interessante da série. Ele é fácil de ensinar para quem já jogou qualquer versão de GWT, mas talvez um salto muito grande para quem nunca jogou nenhum jogo da série.


Estou concorrendo ao prêmio Ludopedia na categoria de mídia escrita!!! Se puderem votar, ajudará muito! Por ser um canal pequeno, cada voto fará muita diferença (Votação)

Caso tenha curtido o conteúdo, considere dar um like. No Instagram vocês me encontram como @hermano_brasileiro.bg

2 curtidas

Parabéns pelo tópico! Eu vou continuar aguardando a versão Great Western Trail Abigeato… Hahaha

1 curtida

rapaz, fui até pesquisar o que era isso hahahahaha. Será que tu já tem informações privilegiadas do que saíra em breve? :joy:

É a versão que está faltando hahaha
Vai fazer grande sucesso com os jogadores da fronteira do Brasil com o Uruguai :rofl:

1 curtida