FOOD CHAIN MAGNATE - Eta jogo feio

Canal Eurolícia, clique aqui para rever o que já foi publicado.

Como fiquei sabendo do jogo:

Food Chain Magnate é do tipo daqueles jogos tipo B, que você só vai se dar conta se aparecer num top 50, ou algum amigo comentar, o que no meu caso foi a segunda opção. Tanto é que ele foi entrar no top 50, em 46º lugar do BGG em agosto de 2016 (o jogo é de 2015) e desde abril de 2017 está entre 25 e 29º lugar.

Esse meu amigo, um heavy euro gamer, comentou desse jogo que ele já havia jogado há alguns anos, e era de um amigo de outro amigo, do amigo do amigo… Enfim, fui atrás para ver o que que era isso e lá vamos nós para o BGG.

Olhei para a foto da caixa (não chama NADA a atenção), comecei a ler pensei, tá ok, vou montar uma lanchonete num bairro disputado por outros pra vender hambúrguer, pizza e bebidas, é isso mesmo? MAIS OU MENOS.
image
WTF?

O jogo consiste em algumas rodadas iniciais bem simples, basicamente CONTRATANDO funcionários, porque é a única ação disponível para se montar a estrutura da sua empresa, pensando em um organograma funcional para cada rodada, e que deva gerar receita para você. Então o que você deve fazer é contratar funcionários / coletar bebidas (com os funcionários) / fazer hambúrguer e pizza (com os funcionários), e tentar vender esses produtos para as casas presentes no tabuleiro.

Existem 8 funcionários disponíveis para contratação inicial (que estão na coluna mais a esquerda na figura a seguir), cada um deles, traz consigo algo distinto que pode fazer com que se complete um milestone que te ajudará durante a partida. Alguns deles, podem ser treinados e modificarem a sua estratégia. Acompanhe a naba…


Cada funcionário que possui uma setinha saindo dele, pode receber um treinamento e melhorar sua habilidade. Todos que possuem dinheirinho no canto inferior direito, recebem pagamento (que deve ser pago ao banco). Caso não consiga pagar seus funcionários, eles voltam para o pool de funcionários a serem contratados.

O jogo acontece ao longo de várias rodadas, determinadas pela grana existente no BANCO (50 doleta X número de jogadores). Se o banco “quebrar” a primeira vez, você abre as cartas escolhidas inicialmente por cada um dos jogadores, que no começo da partida puderam escolher UMA das cartas entre 100 – 200 e 300 doleta (e que estão fechadas para todos) soma toda a grana dessas cartas, enche o banco com esse dinheiro e vai para o segundo turno do jogo. Quando o BANCO quebrar pela segunda vez, o jogo acaba.

Pontos positivos:

Alta variabilidade EM TUDO. Explico. O tabuleiro é modular, sem orientação correta e deve ser embaralhado, rotacionado e revelado da maneira que for, o que pode gerar algumas “ilhas” de casas e rotas, ou concentrar casas e itens para um lado do tabuleiro fazendo com que os jogadores se esganem entre si para conseguir afetar o mercado solicitado.

Várias estratégias nas contratações dos funcionários, dedadas no olho dos coleguinhas (travadas).

Otimizações e milestones turbinam sua empresa, e esses milestones podem ser adquiridos por todos caso consigam executá-los na mesma rodada.

Pontos negativos:

ARTE. Tirando os meeples de comidinha, e a arte cinquentista do jogo (que poderia ser MUITO MELHOR EXPLORADA), pelamordedeus que jogo feio. Tem 3 tipos de pessoas que gostam. Os que realmente gostam, os que não querem falar que gastaram uma fortuna para ter um jogo tão feio, e os que mentem (MWAAHAUAHUAUHAUHAUH).

AP. Dependendo da mesa, pode gerar alto AP por conta dos vários caminhos que deve tomar planejando à frente o que pretende fazer.

CARÍSSIMO. O preço dele hoje, é maior que o preço de um Gloomhaven. 100 Dólares pra cima. A produtora não faz muitas cópias, portanto quando sai, ele é caro MESMO.

DEVORA SUA MESA. Minha mesa tem 1,50mX1,50m. Olha como ficou. Óbvio que a galera inventou um monte de coisa para ajudar a diminuir esse espaço, que inclusive estão disponíveis para download no BGG, organizador de cartas, marcadores de milestones, ao todo são 222 cartas de funcionários e 84 cartas de milestones (que não precisam ser utilizadas por conta desses arquivos que a galera fez).
image
Dava para otimizar, mas queríamos jogar a primeira partida.

Considerações finais:

É um jogo pesado. E UM JOGAÇO sem sombra de dúvida. Tem gente que não gosta por achar que existe muita burocracia para conseguir vender 2 burger. Mas é a abstração do jogo e o controle de mercado que para mim fizeram esse jogaço dar uma bitoca no meu coração.

Prepare-se para umas 4h na primeira partida (explicações e torcendo pra que não tenham escolhido as cartas de reserve de 300 do banco), sugiro inclusive deixar as de 300 fora do jogo, pra fazer um jogo de learning session mesmo, pra pegar a mecânica.

Magoei os seus sentimentos? Deixe seu comentário aqui…

3 Curtidas